Inglês é incluído na avaliação do PISA

A inclusão da língua no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes é mais um sinal da relevância que o idioma ganha a cada dia, em todo o mundo

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) vai incluir, a partir de 2025, as competências em línguas estrangeiras como um componente opcional de avaliação de sistemas educacionais no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (em Inglês, Programme for International Student Assessment – PISA). A medida tem como objetivo permitir uma comparação dos níveis de Inglês em escolas de todo o mundo. 

Atualmente, a avaliação internacional, realizada de três em três anos, mede o nível educacional de jovens de 15 anos por meio de provas de Leitura, Matemática e Ciências. O exame foi concebido para fornecer dados que ajudem os países a melhorar as políticas educacionais internas e os resultados escolares de suas crianças e jovens. “Ao incluir no relatório a avaliação de Língua Inglesa, a OCDE visa permitir aos países o acompanhamento do progresso e a identificação das melhores práticas do ensino e aprendizagem do Inglês”, afirma Luiz Fernando Schibelbain, gerente executivo de conteúdo no PES English.

Em todo o mundo, cerca de 600 mil alunos de mais de 70 países são selecionados de forma aleatória para participar de cada edição do PISA, o que torna a avaliação a mais abrangente e objetiva em termos educacionais. “Avaliar a Língua Inglesa possibilitará uma compreensão sem precedentes da eficácia do ensino e aprendizagem de línguas em todo o planeta. Assim, uma fotografia mundial e por regiões nos trará insumos práticos da proficiência leitora e interpretativa dos estudantes, apontando para a valorização dos alunos que interagem com o inglês de forma mais aprofundada, sendo mais uma métrica de que a valorização dos currículos escolares que enfatizam o Inglês traz mais benefícios aos alunos, inclusive na expansão cognitiva para além da língua”, enfatiza Schibelbain.

As provas serão desenvolvidas por Cambridge Assessment English, departamento sem fins lucrativos da Universidade de Cambridge, como parte de um acordo com a OCDE. Neste primeiro momento, o relatório incluirá a Língua Inglesa, podendo outras línguas serem incluídas no futuro.

Share:

Latest posts

O-Menino-e-o-Mundo
14 filmes e animações para estimular o senso crítico em crianças e adolescentes
OUTBACK - -Tamanho-Web - -fotos-marceloeliasfoto-8591
Outback doa R$ 20 mil em gift card para Associação Lar Moisés 
21
Shopping Plaza Campos Gerais recebe quiosque Bella Figurinha e projeta aumento de até 30% no fluxo de visitantes

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

O-Menino-e-o-Mundo
14 filmes e animações para estimular o senso crítico em crianças e adolescentes
Com cinema brasileiro em destaque no cenário internacional, especialistas apontam obras que ajudam crianças...
Saiba mais >
OUTBACK - -Tamanho-Web - -fotos-marceloeliasfoto-8591
Outback doa R$ 20 mil em gift card para Associação Lar Moisés 
Ação social marca a inauguração da quarta unidade da rede em Curitiba, localizada no Shopping Palladium A...
Saiba mais >
21
Shopping Plaza Campos Gerais recebe quiosque Bella Figurinha e projeta aumento de até 30% no fluxo de visitantes
Espaço dedicado ao álbum e às figurinhas da Copa já está em funcionamento no Piso L2 e conta com área...
Saiba mais >
Ação engloba mais de 15 marcas do grupo Créditos: Grupo Servopa
Grupo Servopa promove "Feirão de Verdade é Aqui" com condições especiais e sorteio de Harley-Davidson
Evento acontece nos dias 22 e 23 de maio, reunindo mais de 15 marcas e expectativa de aumento de 40%...
Saiba mais >