Iniciativa brasileira integra patrimônio mundial da Educação para Paz

O projeto “Dado da União pela Paz” recebeu a certificação do Living Peace International e passou a integrar o patrimônio mundial da Educação para a Paz. A iniciativa desenvolvida pelo Sicredi tem como objetivo transmitir de maneira lúdica valores que integram o Programa A União Faz a Vida (PUFV), principal iniciativa de responsabilidade social da instituição financeira cooperativa que atua na educação integral de crianças e adolescentes, ajudando a despertar a essência da cooperação e contribuindo para formar uma sociedade mais colaborativa, ética e empreendedora.

Com o reconhecimento, a iniciativa integrará o e-book  do Living Peace, mundialmente conhecido pela promoção da Educação pela Paz, e servirá de inspiração para outros países que queiram reproduzir o projeto. 

No Brasil, o “Dado da União pela Paz” é aplicado em nove escolas do município de Santa Cruz de Monte Castelo, interior do Paraná. O projeto teve início por iniciativa da assessora pedagógica do PUFV da Sicredi Rio Paraná PR/SP, Angelita Ana Saraiva Rafeh. Em 2013, a educadora participou do Congresso Internacional de Educação para a Paz, na Itália, e conheceu a proposta do “Dado da Paz” e, juntamente com a cooperativa, criou uma nova versão. “Em cada face do dado tem um valor do Programa a União Faz a Vida como diálogo, cooperação, justiça, diversidade, empreendedorismo e solidariedade. Essa seria uma maneira de levar os conceitos da metodologia para a vivência dos alunos de uma forma lúdica”, explica a assessora. 

Inicialmente, os dados foram produzidos em um tamanho pequeno e distribuídos para os professores do município para que o material fosse usado como instrumento pedagógico. Os educadores jogavam o dado e a face que aparecia teria que ser vivenciada em sala de aula ou em família. “A prática começou a dar tão certo que recebemos muitos retornos de pais de alunos comentando que os filhos estavam mais colaborativos em casa, auxiliando em tarefas como arrumar a cama, enxugar a louça, a guardar os brinquedos”, comenta Angelita.

Com o impacto positivo observado, o projeto avançou ainda mais. Foram desenvolvidos dados gigantes e instalados em instituições de ensino do município. “Eu sou uma ‘acreditadora’ do programa que, por meio de uma brincadeira com o dado, faz com que os alunos vivenciem as mensagens do PUFV. Uma ação que está gerando diálogo, atitude e mudanças na prática. E que agora recebe o reconhecimento e visibilidade mundial por esse impacto positivo”, comemora a assessora. 

Para o presidente da Sicredi Rio Paraná PR/SP, Jorge Bezerra Guedes, o apoio da cooperativa ao projeto desde o início fortalece a missão do cooperativismo de crédito em atuar para promoção do desenvolvimento econômico e social das comunidades. “Acreditamos que o projeto leva as mensagens do cooperativismo para alunos e professores e também para as pessoas em geral. A promoção de valores como diversidade, empreendedorismo e solidariedade reforçam o propósito do Sicredi de construir juntos uma sociedade mais próspera”, finaliza. 

Sobre o Sicredi 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube |Instagram

Share:

Latest posts

21
Shopping Plaza Campos Gerais recebe quiosque Bella Figurinha e projeta aumento de até 30% no fluxo de visitantes
Hard Rock Café Curitiba
Space Session traz astronauta da NASA e grandes nomes da inovação ao Hard Rock Cafe Curitiba
Foto-Fondue-Imprensa (1)
Outback traz de volta seu Fondue por tempo limitado e convida clientes a compartilharem momentos

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

21
Shopping Plaza Campos Gerais recebe quiosque Bella Figurinha e projeta aumento de até 30% no fluxo de visitantes
Espaço dedicado ao álbum e às figurinhas da Copa já está em funcionamento no Piso L2 e conta com área...
Saiba mais >
Hard Rock Café Curitiba
Space Session traz astronauta da NASA e grandes nomes da inovação ao Hard Rock Cafe Curitiba
Evento imersivo sobre exploração espacial acontece no dia 25 de maio e reúne ciência, liderança, tecnologia...
Saiba mais >
Foto-Fondue-Imprensa (1)
Outback traz de volta seu Fondue por tempo limitado e convida clientes a compartilharem momentos
Ícone que ficou três anos fora do cardápio retorna entre 11 de maio e 14 de junho para reunir pessoas...
Saiba mais >
nt-sinimbu-020 (1)
Sicredi reforça importância da educação financeira na 13ª Semana ENEF
Instituição financeira cooperativa promove ações em todo o Brasil entre os dias 18 e 24 de maio, com...
Saiba mais >