Inovação e tecnologia como apostas para proteção ambiental

[flgallery id=1665 /]

Soluções inovadoras buscam espaço no trabalho de conservação de espécies e provam que podem ser grandes aliadas da natureza

Inovação e tecnologia não são mais estratégias e ferramentas adotadas apenas em ambientes empresariais e acadêmicos. Inúmeras soluções inteligentes vêm ganhando espaço nas mais diversas áreas de atuação, e o meio ambiente tem sido uma delas. Há algum tempo, os pesquisadores se perguntam: por que não usar todo o conhecimento adquirido e as possibilidades tecnológicas existentes para criar soluções que promovam a conservação da natureza?
Com esse intuito, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza incluiu nos seus editais de apoio – abertos para inscrições até 31 de agosto – uma nova linha temática “Soluções para a Conservação da Natureza”. A novidade contempla a aplicação ou desenvolvimento de soluções inovadoras e ferramentas tecnológicas em benefício da conservação da natureza, a exemplo de novas formas de monitoramento da biodiversidade e desenvolvimento de dispositivos que contribuam para a conservação de espécies e ecossistemas.
“O uso de tecnologias e de ferramentas inovadoras para solucionar problemas e desafios de nossa sociedade não é novidade. No entanto, acreditamos que há um grande potencial para a aplicação de soluções inovadoras em ações de conservação da natureza. Dessa forma, percebemos que abrir um espaço específico para isso no nosso edital seria mais uma forma de promover e incentivar o uso desses novos métodos em benefício da natureza”, analisa a diretora executiva da Fundação, Malu Nunes.
Motivos para se orgulhar
Existem diversas inovações que podem favorecer a convivência dos seres humanos com o planeta, além de promover de forma sustentável a conservação de espécies. Dessa forma,  universidades brasileiras e instituições têm se destacado por suas práticas e contribuído com soluções que trabalham pela redução do impacto ambiental.
Desde 1991 a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza apoia projetos pelo Brasil e, nesses 27 anos, alguns deles se destacaram por suas ações inovadoras. Entre eles está o “Dronequi”, uma tecnologia que tem ajudado no monitoramento de macacos em Minas Gerais e que consiste na utilização de um drone com câmera termal, adotado em benefício da conservação dos muriquis-do-norte (Brachyteles hypoxanthus). Apoiada pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, a  iniciativa utiliza o aparelho desenvolvido pela Storm Security para monitorar a população desses primatas ameaçados de extinção.
O sistema é extremamente inovador e, de acordo com Fabiano Melo – professor da Universidade Federal de Viçosa, membro do MIB (Muriqui Instituto de Biodiversidade) e da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza – o drone chega como uma revolução para o monitoramento das espécies nas matas. “Nosso método anterior era entrar na mata e contar os macacos individualmente. Agora temos duas câmeras de alta resolução de imagem e sensibilidade ao calor que nos auxiliam na localização e contagem dos animais”, explica Fabiano.
Em um contexto semelhante, o projeto “Desenvolvimento e difusão de tecnologia inovadora aplicada ao monitoramento satelital e conservação dos peixes-bois marinhos (Trichechus manatus) no Brasil”, realizado no litoral do Nordeste pela Fundação Mamíferos Aquáticos, também com apoio da Fundação Grupo Boticário, tem o objetivo de monitorar esses animais para, a partir dessa observação, elaborar novas iniciativas para conservação da espécie. Neste caso, o monitoramento é realizado por meio de uma parceria com uma empresa brasileira de tecnologia, a Nortronic, que desenvolve todo o aparato utilizado para controlar os animais via satélite. “Inicialmente essa tecnologia foi criada especificamente para a espécie e, futuramente, poderá ser aplicada em outras atividades ambientais semelhantes”, destaca João Carlos Gomes Borges, veterinário e responsável pelo projeto realizado pela.
Inscrições para novos projetos
As inscrições para a segunda chamada de 2018 dos tradicionais editais de apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza estão abertas e podem ser realizadas até 31 de agosto, por meio do site da instituição. São três categorias de apoio: o Edital de Apoio a Projetos, que nesse semestre será destinado a ações no ambiente costeiro-marinho; Edital Biodiversidade Paraná, restrito ao território estadual paranaense; e o Apoio a Programas, de temática livre e aberta a todo o Brasil.  Após optar por um edital, o proponente escolhe uma linha temática para inscrever seu projeto, são elas: Unidades de Conservação de Proteção Integral e RPPNs, Espécies Ameaçadas, Ambientes Marinhos e Soluções para a Conservação.
Podem se inscrever instituições sem fins lucrativos, como fundações ligadas a universidades e organizações não governamentais (ONGs). Para o Edital Biodiversidade do Paraná, instituições privadas e públicas também podem se candidatar, por meio do site da Fundação Araucária (http://www.fappr.pr.gov.br/), parceria da Fundação Grupo Boticário neste edital.
Dúvidas podem ser encaminhadas por e-mail para edital@fundacaogrupoboticario.org.br.
Sobre a Fundação Grupo Boticário
A Fundação Grupo Boticário é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. A Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil, totalizando mais de 1.500 iniciativas apoiadas financeiramente. Protege 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, por meio da criação e manutenção de duas reservas naturais. Atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas, além de contribuir para que a natureza sirva de inspiração ou seja parte da solução para diversos problemas da sociedade. Também promove ações de mobilização, sensibilização e comunicação inovadoras, que aproximam a natureza do cotidiano das pessoas.

Share:

Latest posts

Diretora do Grupo Marista foi reconhecida como melhor Executiva de Comunicação do Sul do Brasil Créditos: Divulgação/Grupo Marista
Carmem Murara, diretora do Grupo Marista, é eleita melhor Executiva de Comunicação do Sul do Brasil
Envato
Divórcios, inventários e partilha de bens envolvendo menores de idade poderão ser feitos em cartório
Divulgação NH Curitiba The Five
Crescimento do turismo paranaense impulsionou aumento de 9% na receita do NH Hotel no primeiro semestre de 2024

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Diretora do Grupo Marista foi reconhecida como melhor Executiva de Comunicação do Sul do Brasil Créditos: Divulgação/Grupo Marista
Carmem Murara, diretora do Grupo Marista, é eleita melhor Executiva de Comunicação do Sul do Brasil
Reconhecimento foi concedido pelo Top Mega Brasil 2024 durante cerimônia em São Paulo Na noite do...
Saiba mais >
Envato
Divórcios, inventários e partilha de bens envolvendo menores de idade poderão ser feitos em cartório
Uma nova medida aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no último dia 20 permite que inventários,...
Saiba mais >
Divulgação NH Curitiba The Five
Crescimento do turismo paranaense impulsionou aumento de 9% na receita do NH Hotel no primeiro semestre de 2024
Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE revelam que a atividade turística acumulou alta de...
Saiba mais >
Créditos: Divulgação/Grupo Marista
ARTIGO - Tributação versus solidariedade
*Por Carmem Murara A discussão sobre o Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/24, inserido no contexto...
Saiba mais >