Inspirados pela força da natureza, jovens e mulheres do Sicredi refletem sobre liderança em Foz do Iguaçu (PR)

Super Summit Sicredi usa força dos elementos naturais para celebrar jornada de equidade e inclusão nas Instituições Financeiras Cooperativas, com presença de delegações de cerca de 15 países e lideranças do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU)

Com mais de mil quilômetros de extensão, o Rio Iguaçu cruza o estado do Paraná de leste a oeste, onde estão as Cataratas do Iguaçu. A força desse rio tão importante para o estado – e que em seu curso se transforma em uma das Sete Maravilhas da Natureza – é a inspiração para o Super Summit Sicredi. O encontro promovido pela Central Sicredi PR/SP/RJ acontecerá nos dias 17 e 18 de abril em Foz do Iguaçu (PR) e vai reunir cerca de 1,2 mil jovens e mulheres líderes nas Instituições Financeiras Cooperativas dos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. A iniciativa é voltada aos integrantes dos Comitês Jovem e Mulher, movimentos que têm contribuído para o fortalecimento de uma governança mais diversa, especialmente com a presença de lideranças femininas e das novas gerações.

Com 24% de participação feminina, os Conselhos das Cooperativas Sicredi com atuação nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro registraram um salto na representatividade nos últimos  anos. Até 2018, a presença feminina nos Conselhos era de 6%. O avanço da inclusão e da diversidade registrado pelo Sicredi está conectado ao início do movimento dos Comitês nas Cooperativas, em 2017, e reflete um alinhamento da instituição financeira cooperativa com o Pacto Global da ONU – que propõe que as mulheres ocupem 30% dos cargos de liderança até 2030. A governança nas Cooperativas também tem ficado mais plural com a crescente participação dos jovens que já são mais de 14% entre os Coordenadores de Núcleo das Cooperativas nos três estados.

“Todo esse movimento é como a força de um rio que, após a sua nascente, vai contornando os desafios em seu curso, ganhando maior potência com os afluentes até desaguar no mar em uma foz. É dessa maneira que entendemos o desenvolvimento do nosso movimento de pluralidade e inclusão que nasceu pequeno, mas com um objetivo bem sólido e que foi crescendo e se desenvolvendo com o apoio de cada uma das Cooperativas, chegando a um estágio no qual já temos lideranças consolidadas e outras em processo de fortalecimento num ciclo sempre crescente. Um movimento que tem a força das águas e que não para”, celebra o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.

Programação conecta liderança com a força da natureza

Com referência à grande foz do rio Iguaçu e à força das águas, o palco principal do Super Summit Sicredi terá, logo na abertura, a presença de lideranças como a chair do WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito), Diana Dykstra, e a CEO da entidade e também da Fundação  WOCCU, Elissa McCarter LaBorde. O presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ e conselheiro do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, Manfred Dasenbrock, e o presidente da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, Aldo Dagostim, também participam da solenidade.

Ainda no primeiro dia de evento, a palestra de encerramento no palco principal será com o especialista em inovação Arthur Igreja. No dia 18 de abril, sobe ao mesmo palco o empreendedor social Daniel Paixão, que, pelo projeto Fruto de Favela, representou a juventude brasileira na ONU. Já a empreendedora Sandra Chemin encerra as palestras do palco principal no segundo dia de evento.

Espaços temáticos inspiram lideranças sustentáveis e plurais

Além do ambiente central do evento, o Super Summit convidará os participantes a uma experiência imersiva pelas forças da natureza, inspirando um movimento de liderança baseado na diversidade e na sustentabilidade. Serão quatro áreas temáticas. O Espaço Energia, dedicado ao empreendedorismo jovem e feminino e que terá como convidados profissionais como a co-fundadora e diretora-executiva da Aliança Empreendedora, Lina Useche, e o co-fundador da Escola de Criatividade, Jean Sigel.

O Espaço Vida vai concentrar discussões sobre o cuidado com o meio ambiente e terá a participação da idealizadora da plataforma de educação ambiental Menos 1 Lixo e defensora da ONU Meio Ambiente pela campanha Mares Limpos, Fê Cortez. Já o Espaço Diversidade fará referência à variedade de espécies e à exuberância da Mata Atlântica, e terá como tema a inclusão, diversidade e equidade. E, para fomentar a discussão sobre etarismo e gênero no espaço, os participantes poderão assistir à palestra da comunicadora e escritora, Cris Pàz.

No Espaço Caminhos, o tema principal será a governança simbolizada pela força das águas que cria seu próprio curso. Os momentos de conversas com as lideranças terá a participação da diretora do Programa Global Women’s Leadership Network (GWLN), do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, Eleni Giakoumopoulos, e do diretor-executivo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Maroan Tohmé. Também somam ao espaço de reflexão e conhecimento o diretor do Programa de jovens (WYCUP) do WOCCU, Thomas Belekevich, a embaixadora do Rede Global de Mulheres Líderes (GWLN) no Brasil, Gisele Gomes, e a secretária executiva da Central Sicredi PR/SP/RJ, Suzane Almeida.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.400 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.

Site do Sicredi: www.sicredi.com.br

Redes Sociais: Facebook |Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

Legenda: O Summit Mulher, desenvolvido pelo Sicredi ao longo dos anos, tem reforçado a promoção de lideranças femininas
Créditos: Guilherme Pupo

Share:

Latest posts

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Palladium Curitiba promove diversas atrações musicais ao longo do dia Para comemorar o Dia Mundial...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Projeto reúne coordenadores para melhorar a qualidade educacional No litoral paranaense, a Educação...
Saiba mais >
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde
Conjunto de talheres faz parte da campanha colecionável O Palladium Curitiba celebra a chegada do inverno...
Saiba mais >
4031C-20240608-0228-2 - 1-
Zona leste de Londrina ganha novo empreendimento residencial
Sunny Downtown, da Construtora Yticon, conta com duas torres e fica ao lado do Boulevard Shopping A...
Saiba mais >