Inspirados pela força da natureza, jovens e mulheres do Sicredi refletem sobre liderança em Foz do Iguaçu (PR)

Super Summit Sicredi usa força dos elementos naturais para celebrar jornada de equidade e inclusão nas Instituições Financeiras Cooperativas, com presença de delegações de cerca de 15 países e lideranças do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU)

Com mais de mil quilômetros de extensão, o Rio Iguaçu cruza o estado do Paraná de leste a oeste, onde estão as Cataratas do Iguaçu. A força desse rio tão importante para o estado – e que em seu curso se transforma em uma das Sete Maravilhas da Natureza – é a inspiração para o Super Summit Sicredi. O encontro promovido pela Central Sicredi PR/SP/RJ acontecerá nos dias 17 e 18 de abril em Foz do Iguaçu (PR) e vai reunir cerca de 1,2 mil jovens e mulheres líderes nas Instituições Financeiras Cooperativas dos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. A iniciativa é voltada aos integrantes dos Comitês Jovem e Mulher, movimentos que têm contribuído para o fortalecimento de uma governança mais diversa, especialmente com a presença de lideranças femininas e das novas gerações.

Com 24% de participação feminina, os Conselhos das Cooperativas Sicredi com atuação nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro registraram um salto na representatividade nos últimos  anos. Até 2018, a presença feminina nos Conselhos era de 6%. O avanço da inclusão e da diversidade registrado pelo Sicredi está conectado ao início do movimento dos Comitês nas Cooperativas, em 2017, e reflete um alinhamento da instituição financeira cooperativa com o Pacto Global da ONU – que propõe que as mulheres ocupem 30% dos cargos de liderança até 2030. A governança nas Cooperativas também tem ficado mais plural com a crescente participação dos jovens que já são mais de 14% entre os Coordenadores de Núcleo das Cooperativas nos três estados.

“Todo esse movimento é como a força de um rio que, após a sua nascente, vai contornando os desafios em seu curso, ganhando maior potência com os afluentes até desaguar no mar em uma foz. É dessa maneira que entendemos o desenvolvimento do nosso movimento de pluralidade e inclusão que nasceu pequeno, mas com um objetivo bem sólido e que foi crescendo e se desenvolvendo com o apoio de cada uma das Cooperativas, chegando a um estágio no qual já temos lideranças consolidadas e outras em processo de fortalecimento num ciclo sempre crescente. Um movimento que tem a força das águas e que não para”, celebra o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.

Programação conecta liderança com a força da natureza

Com referência à grande foz do rio Iguaçu e à força das águas, o palco principal do Super Summit Sicredi terá, logo na abertura, a presença de lideranças como a chair do WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito), Diana Dykstra, e a CEO da entidade e também da Fundação  WOCCU, Elissa McCarter LaBorde. O presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ e conselheiro do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, Manfred Dasenbrock, e o presidente da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, Aldo Dagostim, também participam da solenidade.

Ainda no primeiro dia de evento, a palestra de encerramento no palco principal será com o especialista em inovação Arthur Igreja. No dia 18 de abril, sobe ao mesmo palco o empreendedor social Daniel Paixão, que, pelo projeto Fruto de Favela, representou a juventude brasileira na ONU. Já a empreendedora Sandra Chemin encerra as palestras do palco principal no segundo dia de evento.

Espaços temáticos inspiram lideranças sustentáveis e plurais

Além do ambiente central do evento, o Super Summit convidará os participantes a uma experiência imersiva pelas forças da natureza, inspirando um movimento de liderança baseado na diversidade e na sustentabilidade. Serão quatro áreas temáticas. O Espaço Energia, dedicado ao empreendedorismo jovem e feminino e que terá como convidados profissionais como a co-fundadora e diretora-executiva da Aliança Empreendedora, Lina Useche, e o co-fundador da Escola de Criatividade, Jean Sigel.

O Espaço Vida vai concentrar discussões sobre o cuidado com o meio ambiente e terá a participação da idealizadora da plataforma de educação ambiental Menos 1 Lixo e defensora da ONU Meio Ambiente pela campanha Mares Limpos, Fê Cortez. Já o Espaço Diversidade fará referência à variedade de espécies e à exuberância da Mata Atlântica, e terá como tema a inclusão, diversidade e equidade. E, para fomentar a discussão sobre etarismo e gênero no espaço, os participantes poderão assistir à palestra da comunicadora e escritora, Cris Pàz.

No Espaço Caminhos, o tema principal será a governança simbolizada pela força das águas que cria seu próprio curso. Os momentos de conversas com as lideranças terá a participação da diretora do Programa Global Women’s Leadership Network (GWLN), do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, Eleni Giakoumopoulos, e do diretor-executivo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Maroan Tohmé. Também somam ao espaço de reflexão e conhecimento o diretor do Programa de jovens (WYCUP) do WOCCU, Thomas Belekevich, a embaixadora do Rede Global de Mulheres Líderes (GWLN) no Brasil, Gisele Gomes, e a secretária executiva da Central Sicredi PR/SP/RJ, Suzane Almeida.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.400 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.

Site do Sicredi: www.sicredi.com.br

Redes Sociais: Facebook |Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

Legenda: O Summit Mulher, desenvolvido pelo Sicredi ao longo dos anos, tem reforçado a promoção de lideranças femininas
Créditos: Guilherme Pupo

Share:

Latest posts

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Mesmo com muita garra e persistência, apoio de empresas é fator determinante para diversos atletas brasileiros É...
Saiba mais >
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
Além dos shows e peças teatrais, Teatro recebe espetáculos do tradicional Festival de Curitiba espetáculos...
Saiba mais >
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >