Inspirados por Da Vinci, professores refletem sobre desafios da educação

Sicredi traz para Curitiba exposição sobre o artista italiano durante encontro de formação continuada para profissionais que atuam no Programa A União Faz a Vida

[flgallery id=2626 /]

Artista, matemático, cientista, inventor e arquiteto, Leonardo Da Vinci aperfeiçoava suas habilidades a partir da curiosidade em busca por conhecimento. Legado que será referência no Summit Educação – Programa A União Faz a Vida, encontro promovido pela Central Sicredi PR/SP/RJ, na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), nos dias 29 e 30 de outubro e que vai reunir cerca de 600 educadores do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. A iniciativa é voltada aos profissionais que participam do Programa, principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi. “Por meio de uma metodologia ativa ajudamos a despertar o interesse das crianças com as expedições investigativas que permitem o estudo fora da sala de aula. Essa concepção de aprendizagem se aproxima muito das características do artista italiano”, analisa o presidente nacional do Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.

O encontro irá promover discussões importantes sobre os desafios da educação no país, e trará uma reflexão sobre um momento relevante para o Programa A União Faz a Vida (PUFV), visto que serão apresentados os resultados atingidos em 2019 pelos projetos desenvolvidos nas escolas. No ano passado, somente a Central Sicredi PR/SP/RJ teve mais de 2,8 mil projetos realizados nas diversas instituições de ensino parceiras. Desde que foi implantado, o PUFV já beneficiou 285 mil crianças e adolescentes, de mais de 1,9 mil escolas em 369 cidades de sete estados, contando com o trabalho de quase 25 mil educadores.

“Quando se trabalha com educação é importante propiciar esses momentos de troca, como o Summit Educação. Eles se refletem na formação continuada dos professores e educadores. As discussões sobre os projetos, metodologia, criatividade e inovação são importantes para que possamos realizar ações cada vez mais significativas nas comunidades”, afirma Dasenbrock.

Exposição Da Vinci

Além da reflexão sobre as perspectivas da educação e a formação continuada de professores, o evento também traz para Curitiba a exposição Leonardo Da Vinci – 500 Anos de Legado. Na mostra, exclusiva para os participantes do Summit, estarão expostas 50 peças entre pinturas e códigos, máquinas e desenhos. As réplicas interativas do que foi produzido por Da Vinci ajudam a demonstrar como o artista explorou diversas áreas do conhecimento servindo de inspiração até os dias atuais. “A exposição é um presente para os participantes que poderão observar na prática a importância da inquietude no processo de aprendizagem. Com Da Vinci queremos inspirar ainda mais os professores que participam do Programa A União Faz a Vida”, explica o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ. 

Programação

O jornalista Marcos Piangers, especialista em novas tecnologias, criatividade e inovação – além de autor do livro O Papai é Pop, tornando-se uma das referências sobre paternidade no país – será o responsável pela abertura, na noite do dia 29.

No dia 30, será realizada uma dinâmica com a Escola de Criatividade, empresa que oferece cursos, palestras e oficinas com foco em resgatar a capacidade de criação e inovação de cada pessoa. A companhia também assumirá as atividades no encerramento do evento. A programação contempla ainda um debate entre Jean Sigel, da Escola de Criatividade, e a pedagoga, psicopedagoga, especialista e mestre em Educação, Laura Monte Serrat Barbosa.

O vice-presidente de Educação da Pearson Brasil, Juliano Costa, vai abordar temas como as transformações sociais e tecnológicas, e a necessidade de os profissionais e os estudantes se adaptarem a um novo modelo que exige a capacidade de lidar com a volatilidade e a incerteza. Outro tema de destaque será o debate com o educador Miguel Thompson sobre a Base Nacional Comum Curricular.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.700 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube

Share:

Latest posts

volta2
Projeto da rede pública de Mariópolis vence concurso nacional de Educação
Aposentada Anete Langaro retomou atividades dias após realizar artroplastia total de joelho Créditos: Arquivo pessoal
Técnicas avançadas favorecem cirurgias menos invasivas em idosos
Tatielle Alyne, atleta de futebol feminino de 19 anos, tem difícil missão de lidar com uma lesão enquanto corre atrás de seus sonhos no esporte Créditos: Arquivo pessoal
Mulheres enfrentam maior risco de lesões em joelhos na prática de esporte

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

volta2
Projeto da rede pública de Mariópolis vence concurso nacional de Educação
Trabalho sobre diferentes culturas foi feito com turma da Educação Infantil O projeto “Vamos dar a...
Saiba mais >
Aposentada Anete Langaro retomou atividades dias após realizar artroplastia total de joelho Créditos: Arquivo pessoal
Técnicas avançadas favorecem cirurgias menos invasivas em idosos
Hospitais registram crescimento superior a 40% em procedimentos para pacientes acima de 70 anos; avanços...
Saiba mais >
Tatielle Alyne, atleta de futebol feminino de 19 anos, tem difícil missão de lidar com uma lesão enquanto corre atrás de seus sonhos no esporte Créditos: Arquivo pessoal
Mulheres enfrentam maior risco de lesões em joelhos na prática de esporte
Estudos indicam que chance é até oito vezes maior entre as jogadoras e o futebol é campeão nesse tipo...
Saiba mais >
Espaços para prática da fé em hospitais são demonstração de respeito às necessidades de pacientes e familiares Créditos: Divulgação
Espaços para prática da fé e espiritualidade são aliados no tratamento e internações médicas
Acolhimento se estende a pacientes, familiares e profissionais da saúde, com iniciativas perto de centros...
Saiba mais >