Instalação artística conscientiza veranistas sobre descarte adequado do lixo

Ação do Woop Sicredi, conta 100% digital da instituição, promove a cooperação para conservação da natureza

[flgallery id=2037 /]

Um peixe gigante com três metros de comprimento e dois metros de altura. Pode parecer história de pescador, mas o animal encontrado na praia Mansa, em Caiobá (PR), é feito de metal e chama atenção para um tema atual e relevante de conservação marinha: o correto descarte de resíduos na praia.
Localizada na Arena Mundo Ric Woop Sicredi, desde o dia 25 de janeiro, a instalação Fun Fish – Consciência Marinha funciona como local para descarte de resíduos metálicos e plásticos. O material vai preenchendo o interior da instalação ao mesmo tempo que conscientiza sobre as consequências do lixo nos oceanos.
“A ideia central partiu do slogan da nossa conta digital, a Woop Sicredi que é ‘A conta digital do bem’. Imaginamos como estimular os veranistas a promover uma ação concreta visando o benefício da sociedade. Queremos mostrar que o lixo jogado em local inadequado interfere na vida marinha. Ao mesmo tempo, ao colocar essa grande instalação na praia, estamos despertando o sentimento de cooperação nos veranistas. Eles podem identificar que com uma atitude simples é possível melhorar o seu entorno” comenta o gerente de marketing da Central Sicredi PR/SP/RJ, Rogério Leal.
A instituição financeira cooperativa participa de ações em estruturas montadas em praias do litoral paranaense com espaços que levam o nome Woop Sicredi – conta digital da instituição. “Baseada em um modelo de negócio diferente, o cooperativismo, a conta é moderna e traz benefícios tanto para o associado quanto para a comunidade. Por isso nada mais apropriado do que fazer uma ação que beneficiassem o meio ambiente e todo nós que somos frequentadores das praias”, analisa.
O descarte incorreto do lixo impacta diretamente a vida marinha. De acordo com o estudo Universidade de Queensland, na Austrália, cerca de 100 mil animais morrem todos os anos em decorrência da contaminação nos oceanos, principalmente por plásticos. O volume de lixo descartado de maneira irregular no litoral brasileiro também impressiona: cerca de 190 mil toneladas de materiais plásticos são lançados ao mar, na costa brasileira, de acordo com dados do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP). Somente no Paraná, 760 toneladas de lixo foram recolhidas nas areias do litoral, no verão de 2018, segundo dados do governo do estado.
A instalação ficará na praia de Caiobá (PR) até o dia 10 de fevereiro. A coleta do resíduo acumulado no peixe gigante é realizada diariamente pela equipe de apoio da ação. Entidades de coletores locais dão apoio ao descarte, auxiliando iniciativas que geram renda.  Para o presidente da cooperativa Sicredi Integração PR/SC, Luiz Roberto Baggio, a parceria garante benefícios ao meio ambiente e incentiva o reaproveitamento de materiais. “O Sicredi está presente no litoral do Paraná com agências em Paranaguá e Matinhos. Focamos nossas ações no desenvolvimento das regiões onde atuamos, estimulando o crescimento sustentável”, finaliza.
 
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br)
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Share:

Latest posts

Jogador (2)
Com nova fórmula, Campeonato Paranaense 2026 terá patrocínio do Sicredi
CASA-LITERARIA-PAROLIN-2
Comunidade em Curitiba ganha espaço de leitura para crianças
Captura-de-tela-2025-12-22-171810
Papelaria afetiva é tendência para 2026

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Jogador (2)
Com nova fórmula, Campeonato Paranaense 2026 terá patrocínio do Sicredi
Competição vai reunir os principais clubes de futebol do estado O Sicredi – instituição financeira...
Saiba mais >
CASA-LITERARIA-PAROLIN-2
Comunidade em Curitiba ganha espaço de leitura para crianças
A comunidade do Parolin, em Curitiba, passou a contar com um novo espaço dedicado à leitura, resultado...
Saiba mais >
Captura-de-tela-2025-12-22-171810
Papelaria afetiva é tendência para 2026
Conexão emocional, autoexpressão e experiências offline colocam a papelaria no centro do cotidiano de...
Saiba mais >
RJS-NH-crillon-169
Quatro passos para garantir a hospedagem perfeita
Evite ciladas e maximize sua experiência com escolhas conscientes Na hora de planejar uma viagem, seja...
Saiba mais >