Instituto das Cidades Inteligentes completa 20 anos focado na inovação

[flgallery id=1573 /]

Fundado em 1998, ICI é referência no desenvolvimento de soluções para tornar as cidades mais inteligentes

A gestão pública conta cada vez mais com a tecnologia para administrar dados e atender ao cidadão de maneira rápida e eficiente. O Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), que completa 20 anos em 1.º de junho, apoia prefeituras em necessidades do setor público, sendo responsável por grande parte das soluções desenvolvidas para o município de Curitiba (PR) – que é considerado uma das smart cities do Brasil.
Segundo o diretor-presidente do ICI, Fabrício Zanini, os grandes diferenciais do ICI são o know-how em gestão pública e o fato de investir seus resultados econômicos em pesquisas para o desenvolvimento de novos projetos. “Estamos classificados como uma organização social sem fins lucrativos, ou seja, nossa atuação é alinhada à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico”, destaca Zanini.
Essa forma de trabalho, que foca no desenvolvimento de soluções completas de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), já rendeu alguns reconhecimentos para o Instituto em sua trajetória. Nos últimos anos, o ICI recebeu o Prêmio Paranaense da Qualidade em Gestão (PPrQG) e o Prêmio Prof. Dr. Imre Simon, da Assespro, referente à iniciativa para a construção de cidades digitais. “Nosso trabalho tem sido reconhecido desde o início. Por exemplo, em 2002, a Prefeitura Municipal de Curitiba recebeu o Prêmio IBest – Top 10 Melhores Websites, uma grande conquista para nós e para a cidade, que estava ofertando serviços já com foco na acessibilidade para o usuário”, relembra o diretor-presidente.
Responsável por soluções inovadoras, como o Nota Curitibana, o aplicativo Saúde Já e o aplicativo Central 156, desenvolvidos para a prefeitura da capital paranaense nos últimos meses, o ICI atribui o reconhecimento a um aprimoramento contínuo de seus processos internos de gestão de negócios e de pessoal. O diretor técnico Fernando Matesco destaca que, desde 2014, a organização mantém a certificação NBR ISO9001. “Também possuímos o MPS.BR Serviços e o MPS.BR Software, além do credenciamento junto ao Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações”, adiciona.
Novos produtos e novas metas
Sobre o direcionamento para os próximos anos, Matesco comenta que o ICI vai continuar investindo no desenvolvimento de novas soluções, procurando ofertar meios de aproximar ainda mais o cidadão à gestão pública. Recentemente, o Instituto lançou uma solução de Atendimento ao Cidadão completa, que inclui versões para smartphones. Outra solução recente e que deve ajudar em um dos problemas mais sensíveis é a solução de Gestão Educacional, que possibilita aos pais acompanharem de perto o desempenho escolar dos filhos. “Integrar os participantes do processo escolar é importante, já que permite uma atuação conjunta para melhorar o rendimento, e, consequentemente, o aprendizado”, relata Matesco.
Para celebrar esse marco importante de sua história, o ICI focou no reconhecimento de quem faz tudo ser possível: os colaboradores. Com uma celebração interna para homenagear os 20 funcionários mais antigos e ações complementares nas mídias sociais, o Instituto entende que a valorização, o ambiente de trabalho saudável e a constante capacitação são essenciais para a organização. O presidente conclui: “Toda empresa que almeja a perenidade deve investir em uma administração sustentável, e isso tem como base pessoas comprometidas e engajadas. Entretanto, isso só é possível se houver reconhecimento e incentivo.”
Sobre o ICI
O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas para a gestão pública. Mais informações: www.ici.curitiba.org.br.

Share:

Latest posts

Close up of pills lying on the table near cup of tea
Bipolaridade atinge mais de 140 milhões de pessoas no mundo
Young woman making blood donation in hospital
Junho Vermelho: 8 mitos e verdades sobre doação de sangue
Marchesini
Bariátrica x canetas emagrecedoras: estamos diante de uma batalha?

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Close up of pills lying on the table near cup of tea
Bipolaridade atinge mais de 140 milhões de pessoas no mundo
Transtorno costuma surgir antes dos 30 anos e tratamento inclui medicamentos e terapias Alterações...
Saiba mais >
Young woman making blood donation in hospital
Junho Vermelho: 8 mitos e verdades sobre doação de sangue
Especialista esclarece dúvidas mais comuns no Dia Mundial do Doador de Sangue A doação de sangue é...
Saiba mais >
Marchesini
Bariátrica x canetas emagrecedoras: estamos diante de uma batalha?
Caetano Marchesini* O laboratório dinamarquês Novo Nordisk apresentou ao mundo, em 2010, a liraglutida,...
Saiba mais >
Créditos: divulgação
Tricampeão brasileiro, atleta paranaense busca apoio para representar o Brasil
Com uma trajetória marcada por superação, o paratleta Raphael dos Santos, de 38 anos, acaba de conquistar...
Saiba mais >