Jogos e brincadeiras são essenciais durante férias escolares

Cartilha gratuita com atividades recreativas que ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade é lançada pelo Instituto Futebol de Rua

Após meses estudando história, português e matemática dentro de casa, as crianças e adolescentes devem aproveitar as férias escolares variando o local das brincadeiras entre a sala de estar, quarto e quintal. Mesmo com o isolamento social e o lazer restrito ao ambiente doméstico, ainda é possível promover a diversão dos pequenos. Atividades recreativas, como jogos de tabuleiro ou até mesmo uma sessão de cinema em casa, podem ajudar crianças e adolescentes a diminuir o nível de estresse e ansiedade causados pela intensa rotina de estudos à distância. 

A psicóloga Denise Sozzi explica que a alta demanda de atividades, somada ao novo formato de aulas, exigiu um controle emocional maior por parte das crianças e jovens ao longo dos últimos meses – o que pode desencadear um aumento do estresse. “Temos notado que os jovens têm dificuldade de manter a rotina de antes da pandemia. As atividades feitas em casa, com todos da família dividindo os mesmos ambientes e, às vezes, os mesmos computadores, a ansiedade pode aumentar, gerando desgaste físico e, principalmente, emocional. Por isso, é necessário mais organização e atenção da família”, diz a psicóloga.

Ainda não se sabe como será o ano letivo de 2021, mas para começar os estudos com a mente focada e descansada, é essencial aproveitar o período de férias e se recuperar do ano anterior. Para o coordenador pedagógico do Instituto Futebol de Rua, Eber Dartora, a inclusão de atividades dinâmicas e lúdicas na rotina ajuda as crianças a descansarem a mente e ainda contribui para o aprendizado. “Temos orientado as famílias a tomarem medidas simples, mas muito eficazes nesse momento, como jamais esquecer de brincar e se divertir. São essas atitudes que contribuem significativamente no processo de aprendizado e na garantia da saúde emocional das crianças e adolescentes”, explica. 

O apoio e interação da família se torna ainda mais necessário neste período de isolamento. Propor atividades em conjunto, como levar os pequenos para a cozinha e assar um bolo, montar a piscina e aproveitar o calor do verão ou até mesmo confeccionar um jogo com os materiais recicláveis são formas de aproveitar as férias em casa e diminuir o estresse. 

Pensando nisso, o Instituto Futebol de Rua, que atende jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil, preparou uma cartilha com diversas atividades para serem realizadas em casa durante o isolamento social, aliando habilidades educativas à descontração. Futebol de pedrinhas, amarelinha maluca e pebolim na caixa estão entre as opções de jogos e brinquedos que podem ser confeccionados com materiais recicláveis e na companhia dos familiares.

Para a assistente social Karine Lima, “a cartilha oferece possibilidades de interação entre a família de forma leve e possível em isolamento social. São materiais simples e de fácil acesso, que podem gerar momentos de diversão e relaxamento”.  

Alguns conceitos importantes para a formação humana, como cultura da paz, cuidados de trânsito, educação financeira, combate ao racismo e reforço de valores como honestidade e amor próprio também são trabalhados pela cartilha por meio de atividades pedagógicas. 

O material completo com as atividades e brincadeiras para estimular a criatividade e diversão das crianças durante as férias em casa está disponível no site https://www.futebolderua.org/cartilha-de-atividades.

Sobre o Instituto Futebol de Rua

Criado em 2006, o Instituto Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos que utiliza o esporte, a educação e a cultura como ferramentas para o desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Presente em 12 estados, 22 cidades e com mais de dois mil beneficiários, o Instituto conta com metodologia exclusiva que alia aulas de formação humana ao futebol de rua. 

Share:

Latest posts

mice
MICE promove primeiro encontro para setor de Turismo de Negócios
Comum entre crianças e adolescentes, desalinhamento dental causa dificuldades na mastigação e fala, distúrbios no sono e pode ocasionar perda de dentes Créditos: Envato
Mais de 35% dos adolescentes brasileiros possuem condição de saúde bucal que pode afetar a qualidade de vida; saiba qual
Créditos Divulgação / Grupo Marista
Mulheres que apoiam mulheres: programas de mentoria ajudam profissionais a avançarem no mercado de trabalho

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

mice
MICE promove primeiro encontro para setor de Turismo de Negócios
Evento vai reunir profissionais do setor no dia 22 de julho, às 19h, na Fazenda Churrascada Ampliar...
Saiba mais >
Comum entre crianças e adolescentes, desalinhamento dental causa dificuldades na mastigação e fala, distúrbios no sono e pode ocasionar perda de dentes Créditos: Envato
Mais de 35% dos adolescentes brasileiros possuem condição de saúde bucal que pode afetar a qualidade de vida; saiba qual
Impactos, além da estética, incluem função mastigatória e saúde das articulações A má oclusão, conhecida...
Saiba mais >
Créditos Divulgação / Grupo Marista
Mulheres que apoiam mulheres: programas de mentoria ajudam profissionais a avançarem no mercado de trabalho
Autoconhecimento e direcionamento de carreira são apostas a partir do compartilhamento de vivênciasA...
Saiba mais >
man-hands-on-the-steering-wheel-2023-11-27-05-06-20-utc (1)
Mês de Férias: dicas para evitar erros na hora de alugar um carro
Especialista orienta sobre o que checar ao sair da locadora e traz dicas para economizar na escolha do...
Saiba mais >