+55 41 3026.2610

Notícias Central Press

José Pio Martins se torna cidadão honorário de Curitiba

Postado no dia: 20 de junho de 2016
José Pio Martins se torna cidadão honorário de Curitiba
  1. (Crédito: Chico Camargo/CMC)
  2. (Crédito: Chico Camargo/CMC)
  3. (Crédito: Chico Camargo/CMC)

Em sessão solene na última semana a Câmara de Curitiba entregou o título de cidadão honorário ao professor, economista, escritor e reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins. A honraria, proposta pelo vereador Sabino Picolo (DEM), foi aprovada pelo Legislativo em abril deste ano e concedida através da lei municipal 14.832/2016.

Na tribuna, Sabino Picolo falou da sua satisfação em conceder o título a Pio Martins, “um filho do Paraná, pé vermelho”, disse o vereador. “Com essa homenagem, desejo de coração que o professor José Pio Martins possa aqui representar os inúmeros educadores e empreendedores da educação que tanto têm feito pela nossa cidade […] A cidade agradece por tudo que você fez pela educação de nossa gente e gostaria de dizer que esta homenagem foi conquistada por seu próprio mérito, com muito trabalho e dedicação”, salientou Picolo.

“Ele veio do interior do Paraná, de Centenário do Sul, de uma família humilde, e teve oito irmãos. Os pais eram agricultores, então ele veio de baixo e, com seu trabalho e competência, chegou ao posto de comando de uma das maiores instituições de ensino do Brasil”, relatou Sabino Picolo. O título de cidadania honorária foi entregue pelo vereador e pelo prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet.

Em discurso bem-humorado, Pio Martins agradeceu a honraria recebida na Câmara Municipal. “Quem recebe um título desse precisa ter uma vida que justifique essa homenagem. Os atos meus, que forem voluntários, sobretudo éticos, não serão desonrados, isso eu prometo”. Ele também falou que encara seu trabalho como “grande diversão”. “Tenho que agradecer o apoio que sempre tive da família. Nunca tive dificuldade em sair para estudar e para trabalhar porque fui apoiado em casa”, disse.

Comentarista de economia da rádio CBN Curitiba, também possui 500 artigos sobre economia e finanças publicados em jornais e revistas. Autor dos livros Educação Financeira ao Alcance de Todos (2004) e Seu Futuro (2011), ambos da Editora Fundamento, se prepara para o lançamento do terceiro livro. Foi ainda vice-presidente de Finanças do Banco do Estado do Paraná S/A, diretor-presidente da Banestado Crédito Imobiliário e da Banestado Reflorestadora, diretor de operações da Banestado Leasing S/A e diretor-geral da Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná.

A sessão solene foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, Ailton Araújo (PSC). Também estiveram presentes na solenidade os vereadores Julieta Reis (DEM) e Paulo Salamuni (PV), o sócio-fundador e diretor do Grupo Positivo, Renato Ribas, o vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, José Eduardo de Moraes Sarmento, o presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná, Jacir Venturi, e o diretor da Universidade Positivo, Rogério Mainardes.

Legenda:

Foto 1: José Pio Martins recebeu o título de cidadão honorário de Curitiba.

Foto 2: A solenidade foi conduzida pelo presidente do Legislativo, Ailton Araújo.

Foto 3: O vereador  Sabino Picolo e a vereadora Julieta Reis ao lado do sócio-fundador do Grupo Positivo, Renato Ribas Vaz com o economista e reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins, o presidente do Legislativo, Ailton Araújo e o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet.

 

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 54 cursos de Graduação (30 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 24 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês – Catarina Labouré, este último dedicado ao curso de Enfermagem. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. Segundo as avaliações do Ministério da Educação, é considerada uma das melhores universidades privadas do Brasil.

Todas as notícias