Notícias Central Press

Jovens de cooperativas de crédito de diversas partes do mundo estão reunidos em Curitiba

Postado no dia: 21 de maio de 2019
Jovens de cooperativas de crédito de diversas partes do mundo estão reunidos em Curitiba

Representantes de dez países participam do 2º Summit dos Comitês Jovem, na sede da Central Sicredi PR/SP/RJ

  1. Estrangeiros puderam conhecer a história do Sicredi Crédito: Divulgação

As instituições financeiras cooperativas estão se fortalecendo cada vez mais ao redor do mundo e o Brasil é um dos países mais representativos nesse movimento, que tem como valores principais a inclusão social e a gestão democrática. Maior sistema de cooperativas de crédito do País, o Sicredi realiza nesta semana (21 e 22 de maio), em Curitiba, o 2º Summit dos Comitês Jovem, reunindo lideranças do Brasil e de outros nove países.

Participam do evento representantes de Angola, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Síria e Vaticano, além de jovens que integram cooperativas de crédito brasileiras. Antes mesmo do encontro ter início os estrangeiros puderam conhecer as belezas de Curitiba, como o Jardim Botânico, a Opera de Arame e o Museu Oscar Niemeyer, além do icônico restaurante Madalosso.

No fim do dia visitaram uma agência do Sicredi, que é a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil. À noite, alguns integrantes da comitiva jantaram no restaurante da chef Manu Buffara, que vai abrir o Ella em Nova Iorque em breve.

 

O evento

O 2º Summit dos Comitês Jovem é uma realização da Central Sicredi PR/SP/RJ e conta com a participação de diversos profissionais internacionais para discutir temas relacionados ao cooperativismo, à coletividade e à diversidade, com a proposta de integrar centenas de jovens que compõem os comitês organizados pelas cooperativas do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, visando formar novas lideranças.

A edição conta com a participação do presidente do WOCCU – World Council of Credit Unions (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito), Steve Stapp, que fala sobre os projetos de inclusão e diversidade das cooperativas em nível global, do diretor operacional do WOCCU, Paul Treinen, e de Gisele Gomes, que atua na formação de jovens e de mulheres líderes junto ao WOCCU.

Outra atração do evento é Niki Sharma, advogada e diretora da Vancity Credit Union, cooperativa de crédito baseada na cidade de Vancouver, no Canadá, que aborda a necessidade de ampliar a visão de diversidade nas cooperativas. Por fim, o Summitt ainda conta com a participação do argentino Enrique Palmeyro, psicopedagogo e professor de teologia, que é diretor global da “Scholas Occurrentes dei Vaticano”, projeto de autoria do Papa Francisco que realça a importância de uma visão integrada de esporte e arte na educação.

Para o segundo dia (22) estão programadas discussões temáticas dentro do painel “15×15”, que contará com a participação de jovens destaques em assuntos relacionados à liderança e diversidade. Para fechar, Lucas Foster, fundador do ProjectHub, partilhará sua experiência com empreendedorismo e liderança criativa.

 

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.700 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

 

Todas as notícias