Jovens deixam as redes sociais: escolha reflete nos estudos

Com todas as notícias e respostas ao alcance de um clique, a tecnologia começou a deixar de ser a solução para se tornar o empecilho na rotina dos jovens. De acordo com pesquisas realizadas pelas empresas Brandwatch, Campaign US, Fast Company, KOMO News, Origin, RSPH, SELF e reunidas pela Infobase Interativa, 64% dos jovens estão dando uma pausa nas redes sociais. O principal motivo para a decisão é o tempo gasto online.
Ellen Giovana Rocha Santos, de 20 anos, estudante do Curso Positivo, em Curitiba (PR), é uma das que optou por deixar as redes sociais de lado. “Umas das maiores distrações que eu tinha eram o Instagram e o Facebook. Acabava ficando online por algumas horas, incluindo em momentos inapropriados, como na aula e horas de estudo”, explica a aluna.
O psicólogo e orientador educacional do Curso Positivo, Ivo Carraro, explica que além do tempo gasto, as redes sociais podem influenciar nas emoções dos alunos. “Os jovens contemporâneos não têm este comparativo entre o que é real e o que é virtual e, assim, os afetos humanos poderão ser desenvolvidos dentro deste campo. Os sintomas emergentes em termos emocionais são a ansiedade, irritabilidade, solidão e depressão”, explica. Para Ellen, essa foi uma das percepções quando tomou a decisão. “Vi como as redes sociais me mantinham conectada com um mundo e com pessoas que não pertenciam mais ao meu presente. Agora, quando saio com amigos ou familiares, é muito mais intensa a sensação de saudade, além de ter muito assunto pra pôr em dia”, conta.
Na pesquisa, 72% dos alunos entrevistados acreditam que as redes sociais influenciam na concentração das pessoas. Para Adilson Longen, doutor em Educação e professor do Curso Positivo, essa sensação é gerada pela atenção que é voltada para o aparelho eletrônico. “Quando o aluno mergulha no mundo digital, o mundo ao redor desaparece. O resultado disso é que encontramos pelas ruas pessoas que passam lado a lado, que se esbarram, mas que não trocam olhares”, conta. Para Ellen, isso foi evidente. “Quando eu preciso estudar, estudo. Além disso, a diferença de resultado nos simulados é bem clara, pois fiquei em 8° lugar no primeiro simulado” conta a aluna, que pretende entrar na graduação de Medicina. “Me sinto mais focada e sobra mais tempo pra descansar”, completa.
E para quem também pensa em deixar as redes sociais, Carraro deixa uma dica. “Deixar as redes sociais é se ver excluído do mundo digital. É perder o sentimento de pertencimento. A atitude pessoal é desenvolver a autodisciplina para limitar o tempo e os horários destinados para as redes sociais”, finaliza.
 
Sobre o Curso Positivo
Fundado em 1972, o Curso Positivo nasceu de um sonho de um grupo de jovens professores, apaixonados pela profissão, que se uniram por um ideal: criar um curso pré-vestibular diferente, que acompanhasse os estudantes até os dias que antecediam o vestibular – algo pioneiro no Brasil, no início da década de 70. Desde então, o Curso Positivo se estabeleceu como uma instituição de destaque, registrando, historicamente, o maior índice de aprovação nos vestibulares mais concorridos das mais importantes faculdades e universidades do Paraná, bem como excelentes resultados nos exames das principais instituições de Ensino Superior do Brasil. O Curso Positivo conta com quatro sedes em Curitiba (PR), uma em Joinville (SC) e uma em Ponta Grossa (PR) e dispõe de uma equipe de professores com grande experiência, material didático de alta qualidade para a melhor preparação e um inovador sistema de aulas dinâmicas totalmente focado na aprovação dos vestibulandos. O Curso Positivo utiliza o Sistema Positivo de Ensino.

Share:

Latest posts

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
22.° edição do evento reúne fãs do modelo em Curitiba Realizado na concessionária Ford Slaviero, uma...
Saiba mais >
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
CIEE/PR oferece 22 opções presenciais em Curitiba para pessoas a partir de 14 anos; formação em Libras...
Saiba mais >
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano
Lançamento de alto padrão da A.Yoshii traz espaços de lazer diferenciados e localização privilegiada...
Saiba mais >
FOTO-HARROCK-JE-2 (1)
Hard Rock Cafe Curitiba anuncia novidades no cardápio de almoço
Lunch menu tem novos preços e opções para quem busca pratos executivos com um toque de Rock’n Roll Conhecido...
Saiba mais >