Junho Vermelho: apenas 1,89% da população paranaense é doadora de sangue

O mês de junho marca o início do Junho Vermelho, uma campanha de conscientização para fortalecer a doação de sangue. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SESA), apenas 1,89% da população do Paraná é doadora de sangue. No ano passado, em Curitiba, mais de 44 mil pessoas doaram sangue. Em 2021, foram 43 mil. Apesar de registrar pequeno crescimento, os números não são suficientes. No ano passado, a rede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) atendeu diariamente cerca de 678 pessoas em suas 22 unidades no estado. Na capital, esse número foi de 138 atendimentos diários. 

Os tipos sanguíneos O negativo e A negativo são os mais necessitados nos bancos de sangue. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) mantém um estoque com validade de cinco dias para as plaquetas, que podem ser usadas para pacientes com sangramentos ativos ou até mesmo para um procedimento invasivo. Pacientes em tratamento de câncer e transplantes também podem necessitar de plaquetas.

A cardiologista e professora do curso de Medicina da Universidade Positivo (UP), Chiu Braga, reforça que a doação de sangue é de extrema importância, principalmente dentro das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). “Pacientes em estado crítico nessas unidades podem estar sofrendo de anemia, por exemplo, e necessitam de doações com urgência. Se houver anemia ou sangramento nesses pacientes, temos que ter sangue disponível para salvar suas vidas. Uma única doação de sangue pode salvar aproximadamente quatro pessoas, então, um simples ato pode mudar a vida de vários pacientes”, ressalta.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) orienta que as doações devem ser realizadas mediante agendamento, a fim de evitar aglomerações e permitir que os estoques possam ser reabastecidos conforme a necessidade. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos completos, pesar mais de 50 kg, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação), além de apresentar um documento oficial com foto (são aceitos carteira de identidade, carteira do conselho profissional,  carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação). Doadores menores de idade precisam de autorização e acompanhamento do responsável legal. Os homens podem doar sangue a cada dois meses, até quatro vezes ao ano, enquanto as mulheres a cada três meses, em uma média de três doações por ano. 

O Hemepar é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos em todas as regiões do Paraná. Como uma entidade sem fins lucrativos, atende à demanda de fornecimento de sangue e hemocomponentes do estado graças às doações voluntárias.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR), e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

Share:

Latest posts

3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Hard Rock Café Curitiba
Hard Rock Cafe Curitiba: programação pós-carnaval conta com atrações de blues, pop rock e soul

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >
Hard Rock Café Curitiba
Hard Rock Cafe Curitiba: programação pós-carnaval conta com atrações de blues, pop rock e soul
Confira programação completa do final do mês no restaurante Durante a segunda quinzena de fevereiro,...
Saiba mais >
Biopark
Biopark ultrapassa R$ 3 milhões em negócios durante Show Rural
Comercialização de terrenos, apresentação de queijos finos e batalha de robôs foram alguns dos atrativos...
Saiba mais >