Liderança na pandemia: os gestores também precisam de direcionamentos

[flgallery id=3339 /]

*Ozires Oliveira

O grau de incerteza que estamos vivenciando atualmente pode ser considerado o principal desafio dos gestores no ambiente corporativo. Naturalmente, os nossos colaboradores buscam, em essência, fazer parte de uma equipe colaborativa e que, sobretudo, seja conduzida pelos princípios da liderança ética e inspiradora.

Porém, é importante evidenciar que mesmo as lideranças enfrentam sérias dificuldades do ponto de vista prático, pois, muitas vezes, não são capacitados para a gestão remota. A responsabilidade pelas entregas, o esforço para manter a comunicação, o autogerenciamento, os dilemas pessoais e a preocupação com os membros da equipe podem, em alguns casos, representar obstáculos que o impedem de avaliar o cenário empresarial de maneira adequada.

Neste sentido, torna-se cada vez mais evidente que não priorizar a gestão de pessoas pode de alguma forma aprofundar a crise de liderança que algumas corporações enfrentam. Tendo em conta que a construção de modelos de avaliação e feedback ocorrem ao longo do tempo, em situações de crise podemos colher bons frutos e encontrar mais rapidamente um ponto de equilíbrio no desempenho do grupo.

Na contramão deste mesmo raciocínio, aqueles que não tiveram foco no estabelecimento de uma relação de confiança e troca mútua certamente terão maiores dificuldades de se adaptar e responder corretamente aos anseios da equipe e da alta direção. É fato que os desafios são imperativos e que as incertezas permeiam todos os âmbitos da nossa vida, no entanto, é extremamente relevante exercitar habilidades como a paciência, resiliência, flexibilidade e capacidade de rápida adaptação.

Empresas têm objetivos organizacionais distintos, desta forma não podemos cair no engano de supor que as mesmas ações e condutas são de eficácia universal. Muitas vezes, encontramos diferentes realidades em setores de uma mesma empresa, o que reforça a necessidade de avaliação caso a caso.

Um dos grandes medidores de desempenho e também termômetro de uma empresa é o feedback, processo em que gestores e colaboradores se reúnem para, juntos, entenderem o cenário da instituição e buscarem soluções para questões individuais e coletivas. Porém, muitos gestores têm enfrentado dificuldades para estabelecer o processo de feedback durante o distanciamento social. Para isso, algumas dicas úteis na estruturação e condução do diálogo são:

1)  Estabeleça uma agenda de feedback com base em prioridades;

2)  Procure avaliar bem o melhor horário para estabelecer conexão com o colaborador. O trabalho remoto impôs desafios que muitas vezes alteram a rotina das pessoas. Seja generoso e flexível no agendamento;

3) Considere a possibilidade de falhas técnicas, encare isso de maneira natural. Caso não tenha um plano B, sempre é possível reagendar;

4) A dica de ouro é, antes de mais nada, procurar descontrair e entender como o seu colaborador está se sentindo, como está a sua motivação;

5) A preocupação genuína com a saúde do colaborador e da empresa certamente é marca dos líderes inovadores, portanto, seja você mesmo. Mobilize os seus conhecimentos, pratique a escuta ativa e estabeleça conexão com o seu interlocutor;

6) O principal objetivo do feedback é contribuir para a melhoria do desempenho e crescimento pessoal e corporativo. Dissemine esta cultura e aos poucos o “dar e receber feedback” se tornará um processo prazeroso, ainda que seja na telinha do computador.

*Ozires Pereira de Oliveira é gerente de Serviços no Instituto das Cidades Inteligentes

Share:

Latest posts

Crédito: divulgação
Toners viram bancos: iniciativa da Posigraf ganha prêmio por inovação gráfica
Crédito: divulgação
Gráfica paranaense conquista quatro prêmios por excelência gráfica e responsabilidade ambiental
Instituto Positivo
Vale do Itajaí recebe dirigentes do Litoral do Paraná para troca de experiências em educação pública

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Crédito: divulgação
Toners viram bancos: iniciativa da Posigraf ganha prêmio por inovação gráfica
A Posigraf foi reconhecida pela excelência de suas práticas e projetos ambientais ao conquistar quatro...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Gráfica paranaense conquista quatro prêmios por excelência gráfica e responsabilidade ambiental
A Posigraf foi reconhecida pela excelência de suas práticas e projetos ambientais ao conquistar quatro...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Vale do Itajaí recebe dirigentes do Litoral do Paraná para troca de experiências em educação pública
Santa Catarina foi destino da Expedição de Aprendizagem Participativa que reuniu, entre os dias 1º e...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Expedição leva representantes da educação do Litoral do Paraná ao Vale do Itajaí
Entre os dias 1º e 4 de julho, 15 representantes das Secretarias de Educação do Litoral do Paraná participaram...
Saiba mais >