Livro ensina crianças a brincar como nossos avós

[flgallery id=22 /]
As brincadeiras que precedem a era tecnológica e embalaram gerações por anos compõem o livro “Lendas, Mitos e Cantigas do Folclore brasileiro”, que acaba de ser lançado por meio da Lei de Incentivo municipal da Fundação Cultural de Curitiba, com incentivo do Grupo Positivo. O material traz também versões cantadas e narradas das brincadeiras em um CD, e orienta os leitores sobre a origem e sentindo das narrativas, além de apresentar o passo a passo de como é possível brincar com elas.
“As brincadeiras de roda, parlendas, mitos e cantigas são um importante aspecto da nossa cultura e estão em sua grande maioria preservados na nossa tradição oral. Registrá-los por meio de livro é uma ferramenta para imaterializá-las”, explica a produtora cultural responsável pela publicação, Beth Capponi. Este é o terceiro livro da produtora dedicado ao folclore infantil brasileiro e entregue gratuitamente aos alunos da rede pública de ensino.
“A intenção é estimular que estas lendas, mitos e cantigas estejam presentes no processo pedagógico infantil, dando apoio para que os professores repliquem o conhecimento tradicional e estimulem o universo lúdico entre os alunos”, reforça Beth. Os exemplares podem ser encontrados também em bibliotecas municipais e Faróis do Saber.
Pesquisa e composição
O livro “Lendas, Mitos e Cantigas do Folclore brasileiro” apresenta as seguintes narrativas do folclore tradicional infantil brasileiro: Acalanto, Adivinhas, Jogos Populares, Lendas e Mitos, Mnemônias, Parlendas e Trava-línguas.
As ilustrações são da artista visual Yvy Capponi. A sonorização é composta por um coletivo de artistas: Michele Mara, Leo Fressato, João Triska, Iria Braga e Raíssa Fayet.  A produção musical e arranjos foram assinados por Alberto Rodrigues, do Blindagem. O ator Carlos Villas Boas faz narrativas dos grandes textos. A versão do e-book é composta por Abel Vargas, artista visual de efeitos que atualmente vive em Vancouver no Canadá trabalhando para grandes estúdios de cinema e TV. A curadoria da pesquisa é desenvolvida pelo pedagogo Gehad Hajar.
Como brincar as brincadeiras?
Um ponto importante no livro “Lendas, Mitos e Cantigas do Folclore brasileiro” são as orientações que indicam a maneira de transformar os versos, música e histórias em brincadeiras. Estas orientações também fazer parte na tradição do folclore.
 
Sobre o Positivo – O Positivo nasceu em 1972, a partir da ideia um grupo de professores visionários que criaram um curso pré-vestibular inovador. Hoje, a marca Positivo consolidou sua liderança em todas as áreas em que atua Ensino, Soluções Educacionais, Cultura, Tecnologia e Gráfica, graças à qualidade de seus serviços e produtos. Na área de Ensino, o Grupo atua desde a Educação Infantil até o Ensino Superior – Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Cursos Superiores de Tecnologia), Especialização, Mestrado e Doutorado. Mais de 1 milhão de alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão. Escolas de mais de 40 países utilizam soluções desenvolvidas pela divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática. A maior fabricante brasileira de computadores possui plantas em Curitiba (PR), Manaus (AM) e na Argentina. A Posigraf, uma das maiores gráficas da América Latina, tem filiais e representações em todo o Brasil, Mercosul e Estados Unidos. Na área cultural, os espaços destinados aos eventos e exposições passaram a contar com o Expo Renault Barigui, em 2012, e a administrar o espaço de feiras e eventos do Shopping Estação, em 2015.  No ano em que completou 40 anos, o Grupo Positivo também lançou o Instituto Positivo, para centralizar e potencializar as ações de responsabilidade social e investimento social privado das suas empresas e unidades educacionais.

Share:

Latest posts

Divulgação
Seniortec 2026 abre inscrições gratuitas para todo o Brasil e debate como IA acelera decisões, produtos e resultados
OTB-Campanha-Boards-Outback-Grupos-Reunidos-10.08.2026
Outback reúne grupos famosos que marcaram gerações para mostrar que eles merecem um reencontro
82-GT-PADRE-ANCHIETA-EMBASAMENTO-HR01
Estudo aponta o melhor bairro para caminhar em Curitiba; conceito "Cidade de 15 Minutos" impulsiona novos empreendimentos

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação
Seniortec 2026 abre inscrições gratuitas para todo o Brasil e debate como IA acelera decisões, produtos e resultados
Evento da Senior reúne especialistas do Mercado Livre, AWS, Oracle, Alura e Hering e terá transmissão...
Saiba mais >
OTB-Campanha-Boards-Outback-Grupos-Reunidos-10.08.2026
Outback reúne grupos famosos que marcaram gerações para mostrar que eles merecem um reencontro
Com criação da agência DAVID e realizada em parceria com a Mynd, campanha promove o retorno das Boards...
Saiba mais >
82-GT-PADRE-ANCHIETA-EMBASAMENTO-HR01
Estudo aponta o melhor bairro para caminhar em Curitiba; conceito "Cidade de 15 Minutos" impulsiona novos empreendimentos
A busca por qualidade de vida e otimização do tempo redefiniu a forma de viver nas grandes metrópoles....
Saiba mais >
WhatsApp-Image-2026-08-19-at-13.37.26-1
City Center Outlet Premium sedia etapa do circuito internacional juvenil de padel neste fim de semana
Torneio FIP Promises, 4ª Etapa do Campeonato Paranaense e Paraná Open de Padel vão reunir 211 duplas...
Saiba mais >