Livro retrata relações ecológicas por meio de observações de um jardim tropical

[flgallery id=1935 /]

Produzido com apoio da Fundação Grupo Boticário, obra reúne 41 crônicas que explicam, de maneira leve, as relações da natureza

Duas vezes por ano, no início do outono e da primavera, ocorre no mundo um fenômeno da natureza conhecido como equinócio, quando o dia e a noite têm a mesma duração. Quando o relógio da natureza marca o equinócio da primavera, todos os dias que seguirão terão um minuto a mais de sol do que o anterior. Inicia-se então, o ciclo de reprodução para muitos animais, assim como o crescimento das plantas, que alimentam os herbívoros e, por sua vez, servem de alimento para seus predadores.
Esses e diversos outros acontecimentos científicos são explicados em forma de crônicas na obra “O Equinócio dos Sabiás: Aventura científica no seu jardim tropical”. “Durante a produção das crônicas, procurei mostrar que existe uma comunidade ecológica extremamente complexa no quintal da casa do leitor, e que ele, o leitor, pode contemplar e entender a interação dos seres vivos que ali habitam, mesmo que seu quintal seja apenas um vaso encostado num canto qualquer da casa”, explica o autor da obra, Marcos Rodrigues.
O livro, produzido com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a Editora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é organizado em 41 crônicas que podem ser lidas separadamente e que, juntas, percorrem 12 meses, tratando de maneira simples as relações ecológicas entre as espécies de animais e plantas que ocorrem num jardim tropical qualquer.
Para o autor, a divulgação científica para o público geral é rara no Brasil e é preciso que os conhecimentos sobre a natureza cheguem a um número cada vez maior de pessoas . “O país precisa se desenvolver em todos os campos da vida, e não há desenvolvimento sem livros. Um país se faz com homens, mulheres e livros, já disse Monteiro Lobato. O Brasil ainda se encontra muito atrasado neste aspecto porque lemos pouco. No caso dos cientistas, precisamos devotar um tempo a passar nossas descobertas para a população de uma maneira mais interessante, menos técnica. Precisamos falar um pouco mais com o público leigo, que não tem uma noção clara que suas vidas estão permeadas e dependentes totalmente da ciência. Espero que meu livro chegue a essas pessoas”, ressalta.
 
Sobre a Fundação Grupo Boticário
A Fundação Grupo Boticário é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. A Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil, totalizando mais de 1.500 iniciativas apoiadas financeiramente. Protege 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, por meio da criação e manutenção de duas reservas naturais. Atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas, além de contribuir para que a natureza sirva de inspiração ou seja parte da solução para diversos problemas da sociedade. Também promove ações de mobilização, sensibilização e comunicação inovadoras, que aproximam a natureza do cotidiano das pessoas.

Share:

Latest posts

Carnaval no Shopping Plaza Campos Gerais terá oficinas infantis gratuitas para o feriado em Ponta Grossa.
Carnaval no Shopping Plaza Campos Gerais terá oficinas infantis gratuitas
LC - 1004
Sicredi destina R$ 39 bilhões aos produtores rurais no primeiro semestre do Plano Safra 25/26
Carnavale-Vinicius-Grosbelli-800x600
Muito além do samba: Curitiba aposta em ecletismo e organização para atrair foliões em 2026

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Carnaval no Shopping Plaza Campos Gerais terá oficinas infantis gratuitas para o feriado em Ponta Grossa.
Carnaval no Shopping Plaza Campos Gerais terá oficinas infantis gratuitas
Programação especial acontece de 14 a 17 de fevereiro e inclui atividades criativas, como confecção de...
Saiba mais >
LC - 1004
Sicredi destina R$ 39 bilhões aos produtores rurais no primeiro semestre do Plano Safra 25/26
Instituição financeira cooperativa aumenta em 11% a distribuição de recursos, com destaque para a participação...
Saiba mais >
Carnavale-Vinicius-Grosbelli-800x600
Muito além do samba: Curitiba aposta em ecletismo e organização para atrair foliões em 2026
Com programação diversificada, que vai do samba ao rock, Curitiba se torna novo destino para os foliões...
Saiba mais >
Valmet traz soluções tecnológicas que visam reduzir o impacto ambiental das operações, aliando sustentabilidade e alto rendimento Divulgação Valmet
ExpoAcotepac 2026: Valmet apresenta eficiência operacional e novas soluções para o mercado latino-americano
Multinacional finlandesa traz soluções tecnológicas que visam reduzir o impacto ambiental das operações,...
Saiba mais >