Londrina investe em tecnologia para se firmar como cidade inteligente

ICI passa a oferecer serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação para o município

[flgallery id=2271 /]

Dados do IBGE mostram que Londrina é a quarta cidade paranaense que mais cresceu nos últimos anos. Figurando no ranking das 25 cidades mais inteligentes do Brasil, segundo o Connected Smart Cities 2018, o município foi o primeiro do País a implementar uma avenida inteligente, que conta com luminárias de LED, câmeras de alta definição e uma série de sensores que medem desde a quantidade de vagas de estacionamento disponíveis nas vias até níveis de ocupação das lixeiras.
O investimento em tecnologia e em novas soluções de gestão continuam fazendo parte da estratégia da cidade: recentemente, a Procuradoria Geral do Município de Londrina (PGML) e o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) firmaram contrato para o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação, as chamadas TIC, na administração pública. O diretor-presidente do ICI, Fabrício Zanini, conta que ações como esta demonstram a preocupação do município em melhorar e facilitar a gestão pública. “Por meio de uma análise, é possível mapear os pontos de melhoria da governança para tornar os processos administrativos municipais mais ágeis e permitir melhor prestação de serviços aos cidadãos”, comenta Zanini.
A solução implantada é a de gestão de processos judiciais, que permite organizar e tornar eletrônicas todas as tramitações da PGML, de forma integrada com o sistema PROJUDI – programa mantido pelo Conselho Federal de Justiça. Com a solução, será possível oferecer aos procuradores maior transparência e eficiência na execução das atividades, além de permitir mais flexibilidade e facilidade no acesso às informações e processos judiciais.
Para o Procurador Geral do Município de Londrina, João Luiz Martins Esteves, a parceria com o ICI representa uma otimização dos recursos humanos. “Percebemos que muitas tarefas rotineiras feitas na Procuradoria ocupam muito tempo, e tendo em vista a tecnologia da informação já disponível, elas poderia facilmente ser reduzida e otimizadas”. Segundo ele, a ideia é dar mais qualidade ao serviço prestado no município.
A solução estabelece maior controle e monitoramento de ações da PGML, possibilitando um melhor planejamento e gestão das demandas dos processos judiciais. “O desenvolvimento de um novo conceito de gestão de processos eletrônicos é a premissa da solução implantada pelo ICI. Trabalhamos fortemente na transformação das cidades para torná-las mais inteligentes, integradas e inovadoras”, finaliza o diretor-presidente.
 
Sobre o ICI
O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas de TIC para a gestão pública. Mais informações: www.ici.curitiba.org.br.

Share:

Latest posts

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
22.° edição do evento reúne fãs do modelo em Curitiba Realizado na concessionária Ford Slaviero, uma...
Saiba mais >
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
CIEE/PR oferece 22 opções presenciais em Curitiba para pessoas a partir de 14 anos; formação em Libras...
Saiba mais >
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano
Lançamento de alto padrão da A.Yoshii traz espaços de lazer diferenciados e localização privilegiada...
Saiba mais >
FOTO-HARROCK-JE-2 (1)
Hard Rock Cafe Curitiba anuncia novidades no cardápio de almoço
Lunch menu tem novos preços e opções para quem busca pratos executivos com um toque de Rock’n Roll Conhecido...
Saiba mais >