Maestro venezuelano assume orquestra infantil em Curitiba

A Orquestra Infanto Juvenil Alegro (OIA), do Paraná, acaba de anunciar seu novo maestro. Roberto Ramos, nascido em Caracas, na Venezuela (VE), começou a tocar percussão e a cantar no coro da escola aos cinco anos, sem nenhuma pretensão. Na época, a família morava nos Estados Unidos. Formado pela Universidade Experimental Nacional das Artes (UNEARTE) e mestre pela Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN), o maestro está no Brasil desde 2018. “Quando eu tinha 12 anos voltamos para Venezuela, onde iniciei minha trajetória musical, por meio de um projeto social conhecido como El Sistema. Ali, comecei a tocar em orquestras, festivais, ensambles, solista entre outras atividades”, lembra o maestro.

A OIA é uma organização musical que tem como objetivo ensinar crianças e jovens entre 8 e 17 anos que moram em Curitiba e nas cidades vizinhas com uma educação musical de qualidade, e que leva em conta os desafios regionais existentes na educação de músicos e musicistas – um assunto muito importante devido à ausência de orquestras nesta faixa etária, segundo o fundador do projeto, Edward Matkin.

A Associação Musical Alegro, mantenedora da OIA, é um modelo atípico dentro dos chamados “projetos sociais”, visto que ela apoia diferentes núcleos de ensino de música existentes em Curitiba e Região Metropolitana por meio de diversas ações, aumentando o potencial musical desses núcleos e os inserindo dentro do contexto orquestral, seja na Orquestra Infanto Juvenil Alegro (OIA) ou na Orquestra Jovem Alegro (OJA), formada atualmente por bolsistas de todo o país.

“Estou muito feliz em fazer parte de um projeto pioneiro na capital. Esta é a primeira Orquestra Infantil completa do país, com instrumentos de cordas, sopros e percussão. Para as crianças e adolescentes, isso é fantástico, pois se tem observado que as crianças e jovens investem boa parte de seu tempo em celulares, tablets, vídeo games, entre outros componentes eletrônicos – o que não considero que seja negativo, visto que essas atividades fazem parte de nossa sociedade contemporânea -, porém, quando observamos que eles passam tempo demais conectados, devemos estar alertas e procurar alternativas para investir o tempo em atividades como a música”, ressalta o maestro.

Para participar do processo de seleção, que é gratuito, a criança deve estar estudando algum instrumento musical, gravar um vídeo tocando, preencher o formulário de inscrição e aguardar os resultados. O edital será lançado no início de março. Os ensaios serão aos sábados, das 9h às 12h, na sede da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na Cidade Industrial de Curitiba. O transporte de ida e volta  de vários locais da capital não terá custo nenhum para o estudante. Os alunos que iniciarem o projeto já têm data para três apresentações sob a supervisão dos professores: Karina Romanó (cordas); Fabricio Ribeiro (madeiras); Roberto Ramos (metais e maestro) e Camila Cardoso (percussão).

Por meio do incentivo cultural da UP Experience, ao longo de 2022, todos os concertos da Associação Musical Alegro serão realizados no Teatro Positivo. A parceria é uma maneira de trazer para o maior teatro do Paraná uma iniciativa que dá a crianças e adolescentes a oportunidade de aprender música, ao mesmo tempo que oportuniza à sociedade apreciar concertos de altíssima qualidade.

SERVIÇO

Concertos 2022 Associação Musical Alegro

27 de junho – Grande Auditório Positivo

14 de novembro – OJA + OIA – Grande Auditório Positivo

14 de dezembro – Grande Auditório Positivo

Endereço Teatro Positivo – campus Ecoville (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300)

Informações: www.alegromusic.org/ e @teatropositivo

Instagram: @alegromusica ou Facebook: Associação Musical Alegro.

 Associação Musical Alegro

 Divulgação

Share:

Latest posts

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Palladium Curitiba promove diversas atrações musicais ao longo do dia Para comemorar o Dia Mundial...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Projeto reúne coordenadores para melhorar a qualidade educacional No litoral paranaense, a Educação...
Saiba mais >
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde
Conjunto de talheres faz parte da campanha colecionável O Palladium Curitiba celebra a chegada do inverno...
Saiba mais >
4031C-20240608-0228-2 - 1-
Zona leste de Londrina ganha novo empreendimento residencial
Sunny Downtown, da Construtora Yticon, conta com duas torres e fica ao lado do Boulevard Shopping A...
Saiba mais >