Maior congresso de comunicação da América Latina acontece em Curitiba

Entre os dias 3 e 9 de setembro, acontece a 40ª edição do maior congresso de pesquisa da área de comunicação do Brasil. O evento será na Universidade Positivo, em Curitiba, e contará com pesquisadores renomados nacional e internacionalmente.
Raúl Fuentes, jornalista, pesquisador e especialista em Teoria Sociocultural da Comunicação, da Universidad ITESO de México, será o nome principal da cerimônia de abertura. O envolvimento de pesquisadores de outros países deve-se principalmente ao II Colóquio Latino-Americano, que também acontecerá durante o encontro.
Além de pesquisadores internacionais, nomes de destaque na pesquisa em Comunicação, como Marialva Barbosa, presidente da Intercom, José Marques de Melo, que tem um currículo extenso com premiações, publicações e titulações, e Ana Silvia Médola, diretora da TV UNESP, também vão estar presentes.
Marialva Barbosa, inclusive, comemora os 40 anos do evento junto com sua despedida da presidência do Intercom, que exerceu nos últimos quatro anos. “Devemos, nesse momento, em que se comemoram os 40 anos da INTERCOM mais do que simplesmente festejar, refletir como, na condição de pesquisadores, podemos tomar posição e definir ações no sentido de produzir um conhecimento duradouro, que seja transformador do mundo social e capaz de construir um cenário menos dramático para servir de legado às futuras gerações.
Quando veio como congressista ao Intercom em 2009, Ana Silvia diz que se surpreendeu com a organização da Universidade Positivo, por isso a diretoria do Intercom, da qual faz parte, optou por fazer novamente aqui para comemorar os 40 anos da entidade. “O congresso vai ser um momento de troca de ideias e de congregação”, diz.
Entre as outras presenças confirmadas para o evento, está também a de Domingos Meirelles, presidente da Associação Brasileira de Imprensa, e a do escritor e jornalista Edney Silvestre, vencedor de prêmio Jabuti e apresentador do programa Globonews Literatura.
Além do evento acadêmico, em paralelo acontecerá o Festival Curitiba Comunica Cultura, realizado pela Pró-Arte Movimento. O evento contará com apresentações de dança, grupos étnicos, shows musicais, rodas de chorinho, entre outros.
 
SOBRE O INTERCOM NACIONAL
O Intercom Nacional é o maior evento de pesquisa em comunicação da América Latina. Em 2017, o evento comemora sua 40º edição e será sediado na Universidade Positivo em Curitiba – PR. O congresso reunirá pesquisadores, estudantes, professores e diversos outros profissionais da área de comunicação em mesas, oficinas, palestras, debates, apresentação de artigo, premiações entre outras atividades, de 03 a 09 de setembro.
 
SERVIÇO
Data: 3 a 9 de Setembro
Local: Universidade Positivo | Campus Ecoville (R. Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido, Curitiba – PR​). Locais diversos.
*Este texto foi produzido por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. Mais informações no blog www.up.edu.br/blogs/intercom2017.
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA INTERCOM CURITIBA 2017
Brayan Valêncio – upagenciabrayan@gmail.com (41) 99557-1862
Nathalie Oda – upagecianathalie@gmail.com (41) 99692-0205   
Nicole Smicelato – upagencianicole@gmail.com (41) 99557-1862

Share:

Latest posts

Carnaval no Shopping Plaza Campos Gerais terá oficinas infantis gratuitas para o feriado em Ponta Grossa.
Carnaval no Shopping Plaza Campos Gerais terá oficinas infantis gratuitas
LC - 1004
Sicredi destina R$ 39 bilhões aos produtores rurais no primeiro semestre do Plano Safra 25/26
Carnavale-Vinicius-Grosbelli-800x600
Muito além do samba: Curitiba aposta em ecletismo e organização para atrair foliões em 2026

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Carnaval no Shopping Plaza Campos Gerais terá oficinas infantis gratuitas para o feriado em Ponta Grossa.
Carnaval no Shopping Plaza Campos Gerais terá oficinas infantis gratuitas
Programação especial acontece de 14 a 17 de fevereiro e inclui atividades criativas, como confecção de...
Saiba mais >
LC - 1004
Sicredi destina R$ 39 bilhões aos produtores rurais no primeiro semestre do Plano Safra 25/26
Instituição financeira cooperativa aumenta em 11% a distribuição de recursos, com destaque para a participação...
Saiba mais >
Carnavale-Vinicius-Grosbelli-800x600
Muito além do samba: Curitiba aposta em ecletismo e organização para atrair foliões em 2026
Com programação diversificada, que vai do samba ao rock, Curitiba se torna novo destino para os foliões...
Saiba mais >
Valmet traz soluções tecnológicas que visam reduzir o impacto ambiental das operações, aliando sustentabilidade e alto rendimento Divulgação Valmet
ExpoAcotepac 2026: Valmet apresenta eficiência operacional e novas soluções para o mercado latino-americano
Multinacional finlandesa traz soluções tecnológicas que visam reduzir o impacto ambiental das operações,...
Saiba mais >