Mais de 460 pessoas marcaram presença no 20.° Fórum SAE BRASIL da Mobilidade

Realizado em Curitiba, evento abordou transformação no setor, explorando novos requisitos, conceitos e modalidades que surgiram após rápidas modificações nos últimos anos

Nos dias 12 e 13 de setembro, o Centro de Eventos FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), em Curitiba, sediou o 20.° Fórum SAE BRASIL da Mobilidade. Com o tema “Desafios e Oportunidades para o Brasil na Construção do Futuro da Mobilidade Sustentável”, o evento foi organizado pela Seção Regional Paraná e Santa Catarina da SAE BRASIL e destinado a toda a sociedade, incluindo engenheiros, executivos, profissionais da área da mobilidade, estudantes e entusiastas. 

O Fórum contou com mais de 39 convidados, incluindo palestrantes e moderadores, que participaram de 10 painéis para debater as tendências e o futuro do setor. As discussões abrangeram uma variedade de tópicos, desde a evolução dos motores até a mobilidade em ambientes urbanos e rurais. “Nessa edição, trouxemos temáticas importantes como eletrificação, combustíveis alternativos, sustentabilidade, cidades inteligentes, agricultura, entre outras. Além de contar com grandes nomes para discutir esses assuntos e abordar os desafios específicos de cada um, visando desenvolver as competências necessárias para que nossa engenharia possa trilhar diferentes caminhos”, comentou o diretor regional da SAE BRASIL PR/SC, Renato Faria.

O encontro contou com a participação e o apoio de grandes marcas do segmento, como Renault e Volkswagen, que disponibilizaram alguns modelos para test drive que foram um sucesso durante os dois dias. Aproximadamente 460 pessoas estiveram presentes, participando e adquirindo experiências na área da mobilidade.

Confira abaixo as novidades expostas de cada marca: 

Renault: Test-drive Renault Kwid E-Tech 100% elétrico. Um dos destaques do modelo é a facilidade para recarregar a bateria, que possui capacidade 26,8 kWh e que pode ser carregado até em uma tomada doméstica de 110 ou 220 volts. Com uma motorização elétrica, totalmente desenvolvida de acordo com o gosto do consumidor brasileiro, o Kwid E-Tech é ágil no trânsito urbano. Para uma aceleração de 0 aos 50 km/h, são necessários apenas 4,1 segundos. A autonomia é de 298 quilômetros no uso urbano e 265km no uso misto, segundo a norma SAE J1634, utilizada pelo Inmetro, e 185 km no uso misto, de acordo com o PBVE. Valor mais do que suficiente para a jornada diária média nas grandes cidades.

Volkswagen: Test-drive ID.4 100% SUVW, totalmente elétrico. O veículo é o primeiro de uma série de carros elétricos planejados para lançamento até o ano de 2025. O ID.4 tem seu lançamento, inicialmente, apenas via Sign&Drive, mas com planos concretos para expansão entre o público brasileiro no geral.

Iveco: Test-drive com o lançamento S-WAY 600S48T 480 – Cabine Leito Teto ALTO e 3500 Tq 470+220 + GPS + Vis OS. Trazendo um DNA próprio totalmente focado nas principais necessidades dos clientes e na severidade das missões do transporte de cargas. Junto com os clientes começam a trilhar novos caminhos para um transporte cada vez mais sustentável. O caminhão é um marco para a marca e o mercado, sendo uma melhor opção para o frotista e autônomo que buscam tecnologia de ponta e rentabilidade na operação. Trata-se do melhor pesado já desenvolvido pela marca em todos os tempos.

New Holland: Exposição do trator modelo TL5 Acessível. A New Holland está olhando menos para o mercado e mais para as necessidades dos clientes. Não se trata apenas de disponibilizar uma tecnologia nova em relação a máquinas agrícolas, mas de fazer a diferença na vida dos nossos clientes. Esse é o propósito da marca com esse produto. O trator acessível representa uma real necessidade para muita gente que vive no campo, para poder ter autonomia para trabalhar.

DAF Caminhões: Exposição do caminhão DAF XF. Com um torque mais elevado em rotações mais baixas, aliado a transmissões otimizadas e eixos traseiros de elevada eficiência e uma melhor aerodinâmica, o novo DAF XF Euro 6 oferece alta performance, possibilitando até 8% de economia de combustível, além de redução de CO2.

Sistema FIEP: Simulador de realidade: Metaverso do Parque Tecnológico da Indústria, que reunirá empresas, startups, capital intelectual, institutos de pesquisa e órgãos do governo em busca do crescimento econômico e do desenvolvimento social a partir de soluções em transporte mais inteligentes.

AGCO: Apresentaram o Motor AGCO Power CORE. Os propulsores a diesel foram projetados para serem compatíveis, no futuro, com combustíveis alternativos, como hidrogênio, etanol, metanol e biogás, buscando a redução das emissões de gases de efeito estufa. Atualmente o produto é fabricado na Finlândia e comercializado no mercado europeu. Entretanto, a AGCO POWER já está produzindo e comercializando motores remanufaturados no Brasil, a fim de reduzir o uso de água, energia e matéria prima, e cuidar do seu legado no campo.

PepsiCo: Disponibilizou um simulador de direção defensiva de última geração, que será utilizado para capacitação e aprimoramento dos motoristas da frota Pepsico. Além da exposição de dois baús produzidos com plástico reciclado de embalagens de salgadinhos e de garrafas PET das marcas da empresa.

FPT: Exposição do Motor Conceito DUAL-FUEL. A combustão dual-fuel é uma tecnologia promissora para aumentar a eficiência global de motores diesel. Os benefícios são alcançados por meio das diferentes reatividades dos combustíveis ou reduzindo as emissões de CO2, substituindo parcialmente um combustível fóssil por um renovável. 

Volvo: A Volvo levou ao Fórum SAE PR/SC exemplos de inovação nos segmentos de caminhões, ônibus, equipamentos e motores industriais. Porta-vozes da empresa participaram de painéis abordando os temas “mobilidade sustentável com a eletrificação” e “futuro das máquinas de construção”. A marca realizou ainda a exposição de um caminhão Volvo FH, modelo líder em vendas no Brasil, e de um motor Volvo Penta para aplicação industrial. Além disso, foram expostas uma escavadeira compacta elétrica e uma carregadeira elétrica, novidades que deverão chegar em breve ao mercado.

AVL: Apresentou as novidades na área de equipamentos de testes, serviços de engenharia e software de simulação aplicáveis em todas as vertentes da mobilidade.

Bosch: A mobilidade está em constante evolução, impulsionada por inovações tecnológicas, preocupações ambientais e uma busca contínua por eficiência e sustentabilidade. Neste contexto, a Bosch aproveitou para apresentar no 20º Fórum SAE BRASIL, as soluções, serviços e produtos para uma mobilidade segura e de baixo carbono.

Brose: Disponibilizou um espaço com exposições digitais, para apresentar as soluções que desenvolvemos para a mobilidade do futuro. Desde sistemas automotivos que promovem conforto e segurança, de acesso ao interior do veículo, às propostas de micromobilidade e eletrificação. Temáticas que reforçam nosso propósito de abrir as portas para o futuro da mobilidade segura, confortável e sustentável.

Programas Estudantis SAE / UFPR – Baja, Fórmula e AeroDesign: Os Programas Estudantis promovidos pela SAE BRASIL são competições de diversas categorias que permite o estudante aplicar na prática tudo o que aprendeu em sala de aula, vivenciando todas as etapas de um projeto real e estimulando os participantes a buscarem soluções criativas e desenvolverem o espírito de trabalho em equipe. 

Polícia Rodoviária Federal: Exposição de veículos do acervo do Espaço Histórico e Cultural da PRF.

Sobre a SAE BRASIL

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que reúne engenheiros, técnicos, executivos, acadêmicos e estudantes de engenharia unidos pela missão de difundir técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade nos modais: automotivo, ferroviário, aéreo e naval. A entidade tem como objetivo ser a “Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. A associação é filiada à SAE INTERNATIONAL, compartilhando  os mesmos  objetivos. Em  mais de um século de existência, a SAE INTERNACIONAL se tornou uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento nas áreas automotiva e aeroespacial, com a criação de mais de 35 mil normas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países. Mais informações: https://saebrasil.org.br/

Share:

Latest posts

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Mesmo com muita garra e persistência, apoio de empresas é fator determinante para diversos atletas brasileiros É...
Saiba mais >
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
Além dos shows e peças teatrais, Teatro recebe espetáculos do tradicional Festival de Curitiba espetáculos...
Saiba mais >
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >