+55 41 3026.2610

Notícias Central Press

Mata do Uru abre agenda para escolas públicas e particulares de todo o Brasil

Postado no dia: 27 de janeiro de 2016
Mata do Uru abre agenda para escolas públicas e particulares de todo o Brasil
  1. (Divulgação)
  2. (Divulgação)

Estão abertas as inscrições para as Visitas Guiadas realizadas na Mata do Uru, voltado a alunos de Ensino Fundamental e Médio. Realizado pelo Instituto Positivo, em parceria com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), o projeto tem como objetivo desenvolver práticas de educação ambiental e sensibilização para a conservação da biodiversidade.

As visitas guiadas são realizadas por profissionais capacitados, que fazem a condução pelas trilhas, realizando dinâmicas e outras atividades. Escolas públicas e particulares de todo o Brasil podem se inscrever para participar do Ciclo 2016, respeitando o número mínimo (10 pessoas) e máximo (30 pessoas) de visitantes por passeio. As visitas são gratuitas e o deslocamento é de responsabilidade do visitante. O agendamento é realizado pelo site www.matadouru.com.br.

Sobre a Mata do Uru

Com cerca de 128 hectares na região da Lapa (PR), a Mata do Uru é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) que, ao lado dos quase 300 hectares do Parque Estadual do Monge, forma uma relevante área preservada de Floresta Araucária. Pioneiro no Programa Desmatamento Evitado, o Grupo Positivo, por meio do Instituto Positivo, apoia a conservação da área por meio de parceria com a SPVS e os proprietários do terreno.

As visitas guiadas é realizado pelo Instituto Positivo, em parceria com a SPVS. Em uma trilha de 653 metros com duração de aproximadamente 30 minutos, o passeio permite conhecer a fundo a Floresta com Araucária. A trilha foi adaptada para diferentes tipos de públicos e é realizada sob a supervisão de técnicos qualificados que explicam os detalhes e características da fauna e flora encontradas no local, tendo como objetivo a disseminação da educação para conservação da natureza.

Ao longo da trilha, há vários pontos indicados para paradas, que são usados para ensinamentos lúdicos, como o som das aves, a temperatura da floresta e detalhes da flora – é possível observar até mesmo árvores raras ou em algum nível de ameaça de extinção. Além da flora, no início das trilhas na “Calçada da Fauna”, é possível observar as pegadas de alguns dos animais que ocorrem na Mata do Uru, como o cachorro-do-mato, gato-do-mato, puma, jaguatirica, entre vários outros.

Sobre o Instituto Positivo

Alinhado à estratégia de sustentabilidade e em consonância com a principal vocação do Grupo Positivo, o Instituto Positivo tem a Educação como foco prioritário. Ele articula e promove iniciativas que contribuam para o aumento da qualidade da educação básica do país, direcionando os seus investimentos para ações sustentáveis e estruturantes. O IP atua por meio de três frentes: Fortalecimento da Gestão Municipal para a Educação, Produção e Disseminação de Conhecimento e Mobilização Social Estruturada.

Sobre a SPVS

A Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) é uma instituição brasileira, fundada em 1984, em Curitiba. É reconhecida como uma das organizações não-governamentais conservacionistas mais atuantes no Brasil. Uma das características mais acentuadas das atividades desenvolvidas pela SPVS diz respeito à inovação, como prática para incorporar valor às ações de conservação de natureza, estabelecer uma conceituação adequada sobre o tema e dar escala para uma agenda de iniciativas que hoje começam a ser incorporadas nos negócios e percebidas como essenciais às atividades econômicas e à qualidade de vida das pessoas.

Todas as notícias