Mercosuper aponta tendências econômicas para o setor

[flgallery id=133 /]

Palestra de Carlos Kawal e José Pio Martins mostra que há oportunidades em meio à crise

Em meio à turbulência política e econômica brasileira, os economistas Carlos Kawal e José Pio Martins levaram a um auditório lotado seus pontos de vista sobre as perspectivas econômicas para o varejo brasileiro. A palestra, na última quarta-feira (13), marcou o segundo dia da Mercosuper 2016 – um dos mais importantes eventos do setor supermercadista brasileiro.
Exibindo os dados atuais da situação brasileira, o economista chefe do Banco Safra, Carlos Kawal, mostrou que a desaceleração da economia brasileira é a mais profunda desde 1901. “Estamos perante a chance de regredir de 15 a 16 anos na produção industrial”, revelou. Ainda assim, mesmo diante de uma queda de 3% nas vendas nos últimos 12 meses, segundo o IBGE, Kawal lembrou que o setor supermercadista é um dos menos afetados do varejo brasileiro.
Ele explicou que a queda na economia como um todo está arrastando o mercado de trabalho para uma taxa de desemprego que já beira os 8% e caminha para dois dígitos ainda em 2016, podendo chegar a 14% no próximo ano, mesmo que a economia se estabilize. Os dados mais alarmantes, segundo Kawal, vêm dos bolsos dos consumidores: 60% das famílias brasileiras já estão endividadas e ¼ da população tem mais de 50% da renda comprometida com dívidas. “Os consumidores estão despolpando e se endividando  em função da queda de renda e desemprego”.
Kawal apresentou dois cenários para a economia brasileira: com ou sem impeachment. “Os cenários deverão ser mais claros a partir deste domingo”, afirmou. Segundo ele, com um ajuste fiscal, a taxa de juros poderia cair fortemente e se traduzir em melhora da confiança, acelerando a recuperação. “De qualquer forma, a recuperação não será rápida”, lamentou. “As empresas estão muito endividadas e sem condições de investir – o que retarda ainda mais a recuperação do país”, justificou. Para o economista chefe do Banco Safra, não basta trocar o presidente – “é preciso colocar alguém com coragem para implantar medidas que exigem ajustes dolorosos e difíceis, que o Brasil precisa neste momento”, concluiu.
Já o professor José Pio Martins, economista e reitor da Universidade Positivo (UP), baseou sua fala em cinco grandes problemas do Brasil: a falta de produtividade do trabalhador; o crescimento e envelhecimento da população; o índice de pobreza; a retração da economia e a dificuldade de sobrevivência das empresas. Para o reitor, “não adianta a empresa olhar para dentro da porteira se está instalada num país que não é competitivo”. Ele citou ainda os fatores que investidores estrangeiros consideram para um ambiente adequado de investimento – muitos dos quais o Brasil ainda precisa evoluir bastante: estabilidade política; liberdade econômica; regras claras e estáveis; legislações trabalhistas modernas e de acordo com a realidade do mercado; estabilidade da moeda; boa gestão de contas públicas, carga tributária simples e moderada e justiça social.
Quando questionado se investiria num negócio, atualmente, Pio Martins afirmou que o verdadeiro empreendedor enxerga oportunidades onde ninguém vê – e que a crise é um momento de buscar oportunidades. Segundo o professor, alguns públicos se destacam por apresentarem crescimento não só no Brasil, mas no mundo todo. São eles: idosos, obesos, solitários, depressivos e dependentes de drogas lícitas e ilícitas. “O mercado que se atentar para esse público terá grande chances de sucesso”, ressaltou.
Promovida pela Associação Paranaense de Supermercados (Apras), a Mercosuper 2016 acontece de 12 a 14 de abril e conta com cerca de 150 expositores. O Laboratório da UP marca presença no espaço chamado “Hub do Varejo”, que faz a demonstração de 12 soluções startups aplicadas aos supermercados. Além disso, a UP leva à Mercosuper mais de 30 palestras gratuitas com especialistas de renome da política, economia e administração, em temas que vão do endobranding ao visual merchandising. Os participantes também podem participar de cursos de extensão gratuitos, certificados pela Universidade Positivo.
Sobre a Universidade Positivo
A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 54 cursos de Graduação (30 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 24 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês – Catarina Labouré, este último dedicado ao curso de Enfermagem. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. Segundo as avaliações do Ministério da Educação, é considerada uma das melhores universidades privadas do Brasil.

Share:

Latest posts

a-boy-is-reading-a-book-a-child-is-reading-2023-11-27-04-50-03-utc1
Exposição gratuita traz livros infantis reinterpretados a biblioteca de Universidade
pregnant-woman-taking-pills-or-vitamins-standing-i-2024-02-27-17-35-04-utc
Só paracetamol? Por que é tão difícil prescrever medicamentos para gestantes
fitness-women-and-city-friends-running-in-street-2023-11-27-05-20-27-utc
Mente sã, corpo são: benefícios da corrida para equilíbrio mental

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

a-boy-is-reading-a-book-a-child-is-reading-2023-11-27-04-50-03-utc1
Exposição gratuita traz livros infantis reinterpretados a biblioteca de Universidade
A exposição gratuita “Diversas leituras, múltiplas vozes” chega à Biblioteca Central da Universidade...
Saiba mais >
pregnant-woman-taking-pills-or-vitamins-standing-i-2024-02-27-17-35-04-utc
Só paracetamol? Por que é tão difícil prescrever medicamentos para gestantes
Intervenção não medicamentosa pode ser saída para mulheres grávidas lidarem melhor com episódios de dor “Grávida...
Saiba mais >
fitness-women-and-city-friends-running-in-street-2023-11-27-05-20-27-utc
Mente sã, corpo são: benefícios da corrida para equilíbrio mental
A prática da corrida vai muito além do simples exercício físico. Considerando os inúmeros benefícios...
Saiba mais >
1708725294-4501-IMG-FOTOMONTAGEM-R01 (1)
Com estrutura de lazer sofisticada, Maringá ganha novo empreendimento de alto padrão na Avenida Guedner
Seen, novo lançamento da A.Yoshii, apresenta arquitetura contemporânea em localização privilegiada Com...
Saiba mais >