Mídias sociais: você é presente ou passado?

Há 20 anos, a Internet já não era tão novidade no Brasil: com o serviço disponibilizado desde 1995 para os usuários finais, o crescimento da rede de comunicação on-line foi estrondoso, levando à criação de portais de notícias e à comercialização dos provedores de conexão por todo o País. O e-mail se destacava como uma grande novidade e os chats eram sensação, assim como o ICQ e mIRC, serviços de mensageria que permitiam conversas em tempo real com qualquer local do mundo. Era apenas o início da mudança da forma como nos comunicávamos, com alterações que mudaram nosso relacionamento com o mundo e a forma como consumimos conteúdo.
Os fóruns foram as primeiras tentativas da criação de redes sociais on-line, com conteúdos exclusivos e grupos fechados. A aprendizagem coletiva, troca de arquivos e debate sobre temas emergiam como um novo espaço de comunicação, com a possibilidade de destacar indivíduos e seus conhecimentos. Pouco tempo depois, foi a vez de surgirem redes sociais abertas, que tinham como principal objetivo conectar pessoas. Ali, era possível se relacionar com velhos conhecidos, restaurando contato com aqueles que não faziam mais parte do cotidiano. Pela grande possibilidade de alcance e interesse, não demorou muito para que as empresas visualizem um novo meio para conquistarem, fidelizarem e conquistarem clientes.
Nesse tempo, muita coisa evoluiu: o celular facilitou o acesso à Internet e surgiram novas mídias sociais, sendo que elas assumiram um papel preponderante no dia a dia da sociedade. Passatempo, entretenimento e até meios para saber o que acontece no mundo, elas já assumem quase duas horas de nosso tempo diariamente (segundo o site Social Media Today). E esses canais também assumiram uma função muito importante para a divulgação de empresas, com o lançamento de plataformas direcionadas para o gerenciamento de negócios e branding – conceitos fundamentais para quem quer ter sucesso no competitivo mercado empresarial. Afinal, você tem que estar onde estão seus clientes, e certamente eles estão em alguma mídia social.
E você, está nas mídias sociais?
Você quer se comunicar com seus clientes e cria um (ou vários) perfis em mídias sociais. Se você acha que a sua missão foi finalizada, bem, você está muito enganado: esse foi apenas o primeiro passo de uma jornada contínua. Facebook, Instagram, YouTube e outras mídias só são válidas se forem movimentadas – e se você não pretende alocar investimentos para se comunicar por esses canais, manter um perfil apenas por manter pode até ter um resultado negativo. Afinal, na era da comunicação em tempo real, não ter informações atualizadas é sinônimo de abandono, dando a impressão de que o negócio não vai bem ou simplesmente não está mais funcionando. Vale ainda ressaltar que as mídias sociais exercem um papel importante para o SEO e podem até aparecer na busca orgânica antes de seu site, ou seja, não é nada interessante que o primeiro contato do cliente possa gerar dúvidas sobre sua marca.
Para atrair seu consumidor e gerar engajamento, é importante fazer um conjunto diversificado de conteúdo, equilibrando notícias, informações institucionais e até de entretenimento. É preciso buscar assuntos de interesse e conectados com o negócio, disponibilizando de maneira rápida e fácil o que o cliente quer saber. E, também, é necessário se comunicar de forma inteligente, organizada e real.
Gerenciar as mídias sociais pode até parecer fácil, mas consome bastante tempo – principalmente quando se busca uma profissionalização da estratégia de conteúdo. Afinal, é necessário pesquisar, criar textos, desenvolver imagens e mensurar resultados em um processo cíclico e contínuo, sem esquecer de também dinamizar as respostas para os clientes – sim, eles entrarão em contato com frequência por esses canais. Esse é um dos motivos do crescente mercado de Marketing Digital, que tem assimilado essa demanda e apresentado soluções para uma presença mais qualificada na web.
Investir em mídias sociais passou a fazer parte do mix de Marketing de qualquer empresa que não só quer sobreviver, mas se destacar em um mercado mutante e sedento por informação. Parte da estratégia para o sucesso, a presença nesses canais amplia o alcance da marca e gera mais oportunidades de sua empresa ser lembrada. Por isso, perguntamos: você é presente? Se não é, pode se considerar parte do passado.

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