Ministério lança estratégia para espécies exóticas invasoras

Lançamento faz parte da programação da pasta no Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, realizado nesta semana em Florianópolis

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou, nesta quarta-feira (1º/08), em Florianópolis (SC), a Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras. A agenda faz parte da programação do IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), que ocorre até esta quinta-feira (02/08), promovido pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Na programação, trabalhos técnicos, simpósios, conferências, rodas de conversa e estandes.  E ainda eventos nas áreas de gastronomia, música, teatro e audiovisual.
Com o tema Futuros Possíveis: Economia e Natureza, o congresso reúne cerca de 1,2 mil pessoas com o objetivo de reforçar e ampliar a discussão sobre como a conservação é a base para uma economia sustentável a longo prazo. Participam especialistas globalmente reconhecidos, representantes dos órgãos ambientais estaduais responsáveis pela gestão das unidades de conservação, analistas e dirigentes do MMA e vinculadas.
O lançamento da Estratégia Nacional conta com a presença do secretário de Biodiversidade do ministério, José Pedro de Oliveira Costa, e será realizada no Espaço SNUC, organizado pelo MMA, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Cooperação Técnica Alemã (GIZ, na sigla em inglês), para homenagear os 18 do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. A agenda do secretário também inclui palestra sobre a ampliação de áreas protegidas e conectividade de paisagens e reunião sobre a Reserva da Biosfera.
Coordenado pelo MMA, o SNUC é o conjunto de unidades de conservação (UC) federais, estaduais e municipais, composto por 12 categorias de UC, cujos objetivos específicos se diferenciam quanto à forma de proteção e usos permitidos.
 
ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS
Espécies exóticas invasoras estão entre as principais causas diretas de perda de biodiversidade e extinção de espécies, juntamente com mudança do clima e perda de habitat, sobreexploração e poluição. Elas têm sido transportadas, de forma intencional e não intencional, entre regiões, países e ecossistemas, de acordo com o crescimento e intensificação do comércio, de viagens e do turismo.
Essas espécies estão presentes em praticamente todos os ecossistemas da Terra, sejam marinhos, de água doce e terrestres, ameaçando a sobrevivência de espécies e o equilíbrio de sistemas naturais.
 
ESTRATÉGIA NACIONAL
O objetivo da Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras é orientar a implementação de medidas para evitar a introdução e a dispersão e reduzir significativamente o impacto de espécies exóticas invasoras sobre a biodiversidade brasileira e serviços ecossistêmicos, controlar ou erradicar espécies exóticas invasoras.
A estratégia prevê a gestão e o manejo de espécies exóticas invasoras no Brasil para um período de 12 anos, até 2030 e inclui ações prioritárias definidas para cada componente no Plano de Implementação que a integra.
 
COMPONENTES
Os componentes têm foco nas espécies exóticas invasoras que ameaçam ou impactam a diversidade biológica, incluindo espécies de risco de introdução ao país a partir das fronteiras nacionais, pelo oceano ou pela chegada em vetores e vias de dispersão importantes como o comércio, o transporte e o turismo.
Entre os instrumentos para a implementação da Estratégia Nacional estão previstos Planos de Prevenção, Erradicação, Controle e Monitoramento de Espécies Exóticas Invasoras; Sistemas de Detecção Precoce e Resposta Rápida; Análise de Risco e Base de Dados.
 
COORDENAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO
A Estratégia Nacional será coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, com a cooperação de órgãos ambientais federais, em especial o IBAMA e o ICMBio, e estaduais. A execução e implementação envolverá instituições de ensino e/ou pesquisa, órgãos governamentais e organizações da sociedade civil.
 
SERVIÇO
IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC)
Onde: Centrosul – Av. Gov. Gustavo Richard, 850 – Centro, Florianópolis (SC)
Quando: Até 02 de agosto
Informações: CBUC https://eventos.fundacaogrupoboticario.org.br/IXCBUC
 
TEXTO E CONTATO:
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Meio Ambiente (Ascom/MMA):
(61) 2028-1311/ 1437/ 1227
imprensa@mma.gov.br

Share:

Latest posts

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
22.° edição do evento reúne fãs do modelo em Curitiba Realizado na concessionária Ford Slaviero, uma...
Saiba mais >
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
CIEE/PR oferece 22 opções presenciais em Curitiba para pessoas a partir de 14 anos; formação em Libras...
Saiba mais >
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano
Lançamento de alto padrão da A.Yoshii traz espaços de lazer diferenciados e localização privilegiada...
Saiba mais >
FOTO-HARROCK-JE-2 (1)
Hard Rock Cafe Curitiba anuncia novidades no cardápio de almoço
Lunch menu tem novos preços e opções para quem busca pratos executivos com um toque de Rock’n Roll Conhecido...
Saiba mais >