Mônica Sousa fala sobre empoderamento feminino em Curitiba

Filha do cartunista Maurício de Sousa vai palestrar no 2º Summit Comitês Mulher do Sicredi

O tema empoderamento feminino ganha força a cada dia no mundo todo. No Brasil, uma das principais iniciativas de inclusão da mulher nos cargos de liderança vem sendo desenvolvida pelo Sicredi – primeira instituição financeira cooperativa do País, que atende atualmente 3,8 milhões de associados em mais de 1.600 agências espalhadas por 22 estados brasileiros e no Distrito Federal
Mais de 50% da força de trabalho da instituição é feminina e a criação de comitês mulher pelas cooperativas está contribuindo para a evolução delas na hierarquia de cargos e salários. Nos próximos dias 6 e 7 de novembro, esses grupos estarão reunidos em Curitiba durante o 2º Summit Comitês Mulher, promovido pela Central Sicredi PR/SP/RJ. O evento contará com a participação de Mônica Sousa, que foi a inspiração para a personagem de histórias em quadrinhos mais famosa do Brasil.
Ela é diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções (MSP), responsável pelas atividades relacionadas ao marketing, licenciamento, publicidade e novos projetos da companhia, que neste ano desenvolveu uma série de gibis sobre educação financeira para crianças em conjunto com o Sicredi e o Banco Central.
Empreendedora com visão crítica e inovadora de negócios, Mônica Sousa levou sua atuação também para projetos de inclusão social. Ela criou o projeto Donas da Rua, para o empoderamento das meninas, em que as personagens meninas da Turma da Mônica reforçam a autoestima das futuras mulheres. Conselheira do projeto Winning Women, da EY, foi uma das ganhadoras do 12º Prêmio Excelência Mulher. É formada em desenho industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, e especializada em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). A MSP é signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres e do Pacto Global.
Outro momento importante do 2º Summit Comitês Mulher do Sicredi será a palestra “Heart and Backbone”, da especialista em liderança, coaching e mindfulness, Sandra McDowell. Ela vai dar dicas de como as executivas podem liderar com o cérebro, melhorando a produtividade, a comunicação e o bem-estar geral.
Com um Mestrado em Liderança e especializações em Coaching Executivo (PCC), Recursos Humanos (CPHR) e Neuroleadership, Sandra tem sido uma força motriz na área de liderança da First Credit Union, do Canadá. A autora do livro “Sua mãe estava certa: 15 lições inesperadas sobre liderança e o cérebro” já atuou nos cargos de COO e CEO da cooperativa de crédito e, no início de sua carreira, recebeu um prêmio de líder jovem nacional e internacional.
Gisele Gomes, que é Especialista em Negócios Internacionais pela Universidade de Economia de Katowice na Polônia e graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, também falará sobre questões de gênero e empoderamento feminino durante o evento, que contará ainda com a apresentação dos principais trabalhos desenvolvidos pelas cooperativas em prol das mulheres.
Gisele desenvolve junto ao Sicredi e ao WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito) o programa da Global Women’s Leadership Network (Rede Global de Lideranças Femininas) e o WYCUP (Programa de Desenvolvimento de Jovens Cooperativistas). É coach pelo IBC e consultora de imagem pela Ecole de Relooking, além de possuir diversas formações da ONU Mulheres.
As convidadas também irão participar do painel OpenSpace, espaço aberto para debate de ideias e sugestões sobre a atuação dos comitês nas cooperativas, coordenado pelo professor doutor Sérgio Vale da Paixão, acompanhado das consultoras Rejane Andrade e Ellen Castilho.
O evento será finalizado com o painel 15×15, coordenado pela Escola de Criatividade de Curitiba, realizado para o compartilhamento de ideias e histórias de mulheres que inspiram e realizam ações transformadoras.
 
Trabalho Reconhecido
Em 2018, o trabalho do Sicredi foi laureado em Singapura com o reconhecimento mundial Athena Award 2018 – conferido pelo WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito). O reconhecimento, inspirado na deusa da mitologia grega, que representa força, coragem e sabedoria, é conferido aos executivos ou instituições que deram uma contribuição notável ao desenvolvimento da liderança das mulheres no movimento das cooperativas de crédito.
Para Manfred Dasenbrock, presidente nacional do Sicredi e da Central PR/SP/RJ, esse prêmio mundial foi um momento ímpar para a instituição financeira cooperativa, pelo belíssimo trabalho de inclusão feminina realizado pelas cooperativas de crédito do Sicredi, que implementaram a primeira Sister Society brasileira. “Queremos as mulheres ainda mais próximas de nossas cooperativas, participando ativamente dos comitês, das diretorias e fazendo a diferença”, destaca Dasenbrock.
Ele lembra que é papel de todos mudar a realidade das empresas, que ainda não contam com muitas mulheres na alta cúpula. “Estamos dando a oportunidade de as mulheres saírem do silêncio e desenvolverem a liderança em torno do nosso dia a dia. Estamos fazendo um esforço nesse sentido, conscientizando todos os nossos presidentes e diretores sobre a importância do empoderamento feminino”, ressalta.
A partir dessa conscientização, as cooperativas Sicredi estruturam grupos de trabalho para a formação de um comitê mulher, que trabalha em prol dessa causa. Cada grupo tem uma agenda própria de trabalho e se reúne anualmente com outros comitês durante o Summit, momento no qual são apresentados os principais cases de sucesso.
 
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,8 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.  
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Share:

Latest posts

Aposentada Anete Langaro retomou atividades dias após realizar artroplastia total de joelho Créditos: Arquivo pessoal
Técnicas avançadas favorecem cirurgias menos invasivas em idosos
Tatielle Alyne, atleta de futebol feminino de 19 anos, tem difícil missão de lidar com uma lesão enquanto corre atrás de seus sonhos no esporte Créditos: Arquivo pessoal
Mulheres enfrentam maior risco de lesões em joelhos na prática de esporte
Espaços para prática da fé em hospitais são demonstração de respeito às necessidades de pacientes e familiares Créditos: Divulgação
Espaços para prática da fé e espiritualidade são aliados no tratamento e internações médicas

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Aposentada Anete Langaro retomou atividades dias após realizar artroplastia total de joelho Créditos: Arquivo pessoal
Técnicas avançadas favorecem cirurgias menos invasivas em idosos
Hospitais registram crescimento superior a 40% em procedimentos para pacientes acima de 70 anos; avanços...
Saiba mais >
Tatielle Alyne, atleta de futebol feminino de 19 anos, tem difícil missão de lidar com uma lesão enquanto corre atrás de seus sonhos no esporte Créditos: Arquivo pessoal
Mulheres enfrentam maior risco de lesões em joelhos na prática de esporte
Estudos indicam que chance é até oito vezes maior entre as jogadoras e o futebol é campeão nesse tipo...
Saiba mais >
Espaços para prática da fé em hospitais são demonstração de respeito às necessidades de pacientes e familiares Créditos: Divulgação
Espaços para prática da fé e espiritualidade são aliados no tratamento e internações médicas
Acolhimento se estende a pacientes, familiares e profissionais da saúde, com iniciativas perto de centros...
Saiba mais >
Grupo Marista
Presidente do Grupo Marista é nomeado chefe provincial da Província Marista do Brasil Centro-Sul
Nesta segunda-feira (25/03), o Irmão Vanderlei Siqueira dos Santos foi nomeado Superior Provincial da...
Saiba mais >