Moro debate com universitários

[flgallery id=392 /]

Juiz federal encerra seminário internacional sobre ética, em Curitiba

Em palestra para mais de 2 mil universitários, o juiz federal Sérgio Moro encerrou o seminário internacional “Vamos conversar sobre ética”, na quinta-feira, 18, no Teatro Positivo, em Curitiba. O magistrado relatou sua experiência à frente da operação Lava Jato e respondeu as perguntas de estudantes da Graduação e Pós-Graduação da Universidade Positivo sobre o tema.
O juiz federal comanda, desde 2014, o julgamento em primeira instância dos crimes identificados na operação Lava Jato que, segundo o Ministério Público Federal, é o maior caso de corrupção e lavagem de dinheiro já apurado no Brasil, envolvendo agentes políticos, empreiteiros e funcionários da Petrobras. No evento, Moro ressaltou que a operação não é a solução para o problema da corrupção sistêmica no Brasil, mas é o primeiro passo. Ele afirmou também que a Lava Jato não é culpada pela grave crise econômica que a Petrobras se encontra e que os problemas da empresa precedem as investigações – citando como exemplo os prejuízos da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.
Questionado por um acadêmico do primeiro ano de Direito sobre as dificuldades enfrentadas pelo Judiciário no combate à corrupção, Moro enfatizou que deve haver uma mudança cultural no sistema de Justiça, aliada a mudanças legislativas para acabar com a morosidade dos processos e o foro privilegiado. “Se o Judiciário tiver 50% de rigor contra a corrupção como tem, por exemplo, contra o crime de tráfico de drogas, já é um primeiro passo”, comparou.
Ele disse ainda que ficou assustado com a naturalidade que os envolvidos no esquema de corrupção da Petrobras detalhavam as irregularidades. “Uma coisa que me perturbava muito foi a constatação de que vários dos envolvidos confessaram o pagamento e recebimento de propina de maneira muito natural, revelando uma naturalização do pagamento de propina em contratos pelo Brasil”. Segundo ele, a resposta mais comum dos investigados – e, agora, condenados – era que “se tratava da regra do jogo”.
Moro deixou também um recado para os empresários: “o problema da corrupção no Brasil não é só do governo. Ela envolve quem recebe, mas também quem paga. As empresas podem promover uma mudança simplesmente dizendo não ao pagamento de propina”. Para o juiz, uma das saídas possíveis para reverter o quadro de corrupção é a aprovação do projeto “Dez medidas Contra a Corrupção”, encampado pelo Ministério Público Federal (MPF), que está em trâmite no Congresso.
Promovido pelaUniversidade Positivo (UP), o seminário internacional “Vamos conversar sobre ética” abordou a ética nas esferas empresarial, pessoal e corporativa. Além de Moro, o evento contou ainda com exposições do empresário e fundador do Grupo Positivo, Oriovisto Guimarães, e do professor italiano Sergio Casella. O reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins, encerrou o seminário reforçando que a formação ética e a educação devem andar juntas. “Só assim construiremos o país que sonhamos”, concluiu.
Lava Jato x Mãos Limpas
O empresário italiano e professor da Università deli Studi di Pisa, Sergio Casella, autor do livro A moralidade corporativa – um modelo baseado na ética para ter sucesso nos negócios, ministrou palestra sobre o tema principal de sua obra. Presidente de operações internacionais da Paper Converting Machine Company, empresa multinacional americana com sede na Itália, Casella afirmou que não há ética sem liberdade: “para agir de forma ética, temos que poder escolher”, ressaltou.
Quando questionado sobre as semelhanças e diferenças da operação Lava Jato, em relação à Mãos Limpas, da Itália, Casella acredita que a Lava Jato tenha maior magnitude, embora ambas tenham o mesmo propósito de acabar com a corrupção. “Antes de Mãos Limpas, corrupção era ético, um comportamento aceito e difundido. Todos sabiam, ninguém reclamou. Hoje, é considerada um crime. Agora, as relações entre asempresas e governo são definitivamente diferentes. No entanto, os jogos de poder existem desde sempre. O favoritismo continua existindo – parentes ou amigos têm posições políticas de privilégio ou alguns facilitadores para que determinadas empresas ganhem contratos públicos. Mas, se essas coisas são descobertas, vêm à luz. A Mãos Limpas ajudou a repor a legalidade, mas não ética”, explicou. Os três convidados insistiram na mesma receita: a ética só pode ser alcançada com uma mudança cultural na população, nas empresas e nos governantes.
Casella instigou a reflexão sobre aliderança indicativa (na qual o líder comanda pelo exemplo), que deve preceder a liderança imperativa (que dita regras). “Não se pode esperar que as pessoas deem o que nunca receberam”, ressaltou o empresário. A renda do evento foi integralmente revertida para o projeto Arranjo de Desenvolvimento da Educação, realizado pelo Instituto Positivo, em prol da melhoria da qualidade da educação pública brasileira, que congrega municípios e estabelece metas para o apoiomútuo de educadores. Atualmente, mais de 80 mil alunos são beneficiados pelo programa. O evento marcou também o lançamento do terceiro Relatório de Sustentabilidade do Grupo Positivo, que pode ser conferido no site www.positivo.com.br/instituto/sustentabilidade.
 
Sobre a Universidade Positivo – A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro UniversitárioPositivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 59 cursos de Graduação (31 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 26 Cursos Superiores de Tecnologia),três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês – Catarina Labouré. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a melhor universidade privada do Paraná, pelo quarto ano consecutivo.

Share:

Latest posts

Divulgação Shopping Palladium Curitiba
Campanha de Dia das Mães no Shopping Palladium Curitiba marca lançamento de nova ação com itens colecionáveis exclusivos
DSC03129-1-
Robô com inteligência artificial que otimiza processos logísticos terá demonstração inédita no maior evento do setor na América Latina
monitoramento-maraba
Aracaju recebe totens para garantir maior segurança na cidade

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação Shopping Palladium Curitiba
Campanha de Dia das Mães no Shopping Palladium Curitiba marca lançamento de nova ação com itens colecionáveis exclusivos
Brinde da primeira ação pode ser completado em futuras datas comemorativas A campanha de Dia das Mães...
Saiba mais >
DSC03129-1-
Robô com inteligência artificial que otimiza processos logísticos terá demonstração inédita no maior evento do setor na América Latina
Multinacionais WEG e Senior Sistemas expõem resultados do AMR WEG integrado ao WMS da Senior na Intermodal...
Saiba mais >
monitoramento-maraba
Aracaju recebe totens para garantir maior segurança na cidade
Dez equipamentos da Helper Tecnologia estão sendo instalados em pontos estratégicos da capital A integração...
Saiba mais >
neo
Parkinson pode afetar muito mais do que movimentos; casos devem crescer consideravelmente
Dificuldade em realizar tarefas simples, como escovar os dentes, pode levar a complicações graves. Estudos...
Saiba mais >