Mostra de Profissões reúne mais de 10 mil estudantes do Ensino Médio na Universidade Positivo

[flgallery id=382 /]

Os ônibus começaram a chegar nas primeiras horas da manhã, vindos do interior do Paraná e Santa Catarina. Foram 13 horas ininterruptas de bate-papos, oficinas e atrações para ajudar os estudantes do Ensino Médio na escolha da profissão. Dos mais de 10 mil jovens que participaram da Mostra de Profissões da Universidade Positivo (UP), na última terça-feira (23), na capital paranaense, 41% eram de fora de Curitiba. Os mais de 400 mil metros quadrados do câmpus Ecoville da UP nunca receberam tantos vestibulandos no evento, que é realizado desde 2001 nos meses que antecedem o vestibular de verão.
Uma pesquisa realizada pela Universidade com 4.692 alunos que se inscreveram para o evento pela internet, revela um novo perfil de vestibulando, que já se interessa pela carreira profissional a partir do Ensino Fundamental. Entre todos os entrevistados, apenas 17% já concluíram o Ensino Médio e 65% terminam no final do ano. Apenas 20% vão prestar um único vestibular – a maioria (58%) planeja se inscrever em 2 a 5 concursos. Entre os fatores que mais pesam na escolha da universidade, o principal é o programa e a qualidade do curso (42%), seguido pela avaliação da instituição pelo MEC (20%) e reputação da universidade no mercado (12%). Os fatores menos citados foram corpo docente (2%), localização (2%), infraestrutura (7%), preço (7%) e reconhecimento dos egressos (7%).
Influenciados pela realização dos Jogos Olímpicos no Brasil e pela geração saúde, muitos estudantes estão dispostos a cursarem Educação Física (4,7%). Na pesquisa, ele foi o sétimo curso mais citado, ficando atrás apenas de Direito (9,5%), Medicina (9,2%), Psicologia (5,4%), Arquitetura e Urbanismo (5,3%), Engenharia Civil (4,9%) e Administração (4,8%), entre os mais de 50 cursos citados. Outros cursos que registram aumento na procura são Jogos Digitais (0,9%), Gastronomia (1,8%), Engenharia da Computação (2,3%) e Medicina Veterinária (4%). “Os vestibulandos estão se demonstrando muito mais preocupados em fazerem a escolha certa da profissão que em passarem no vestibular”, deduz o reitor da UP, José Pio Martins.
Para quem ainda não sabe que profissão seguir, os cursos de Engenharia da Computação e Psicologia da Universidade Positivo (UP) desenvolveram um aplicativo, chamado Vocação UP. Disponível em IOS e Android para download gratuito, ele descreve 36 situações vivenciadas em profissões e pergunta ao usuário com quais delas ele mais se identifica. O resultado mostra com que área do conhecimento o estudante tem mais afinidade e indica os cursos superiores que se encaixam nessas áreas.
 
Sobre a Universidade Positivo – A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 59 cursos de Graduação (33 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 26 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês – Catarina Labouré. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a melhor universidade privada do Paraná, pelo quarto ano consecutivo.

Share:

Latest posts

mice
Revista MICE Curitiba chega à terceira edição
Real estate agent Sales manager holding filing keys to customer
Redução da Selic e reforço na confiança do comprador: construtora paranaense atinge mais de R$ 4,8 bilhões de VGV em lançamentos
3713C-20220225-0157
Jardim compacto: dicas para trazer mais vida aos apartamentos com plantas

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

mice
Revista MICE Curitiba chega à terceira edição
Publicação bilíngue destaca conquistas da cidade mais inteligente do mundo e o crescimento do turismo...
Saiba mais >
Real estate agent Sales manager holding filing keys to customer
Redução da Selic e reforço na confiança do comprador: construtora paranaense atinge mais de R$ 4,8 bilhões de VGV em lançamentos
A.Yoshii registrou crescimento superior a 70% nas vendas de imóveis residenciais de alto padrão no período...
Saiba mais >
3713C-20220225-0157
Jardim compacto: dicas para trazer mais vida aos apartamentos com plantas
Em vasos no chão, estantes e prateleiras ou suspensas, elas deixam o ambiente mais “vivo”...
Saiba mais >
FK1435-1025--1---1-
Wine & cocktail bar do NH Hotel renova programação com novidades em vinhos, cervejas e cardápio
Five Lounge se consolida como destino enogastronômico com novos sabores de tapas e pratos quentes do...
Saiba mais >