Artigo: Mudanças climáticas sob os holofotes de Hollywood

Por Rachel Biderman, diretora do World Resources Institute (WRI – Brasil) e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza

Desde a década de 1970, a ciência vem afirmando e aprofundando o conhecimento sobre a mudança do clima. Passadas quatro décadas e já em plena era das mudanças climáticas, a humanidade parece que finalmente começa a acordar. Foram precisos alguns sustos (eventos climáticos extremos) para esse despertar. Finalmente, os tomadores de decisão em governos e empresas e grandes investidores começam a levar o tema a sério, como assistimos em Paris, no fim de 2015, quando foi selado o tão esperado acordo mundial sobre o tema.
Não faltam provas da crise climática e sua ligação à ação humana. Evidências disso são o derretimento do gelo nos polos e topos de grandes cadeias montanhosas, a elevação do nível do mar pelo excesso de água do derretimento do gelo e pela expansão térmica da água, o consequente desaparecimento de ilhas (e países ilha), o surgimento de “refugiados do clima” a pedirem asilo, secas extremas, inundações e furacões descontrolados, doenças tropicais em ascensão (como a dengue). Tudo isso são exemplos reais do que antes só a ficção nos trazia.
Hoje assistimos uma evolução rápida e mudança dos paradigmas. Há boas notícias. Investidores começam a “desinvestir” em combustíveis fósseis e apostar nas energias renováveis (solar, eólica, dentre outras). Empresas também apostam na revolução energética e mudam seu foco de atuação, abandonando o combustível fóssil. O que antes era conversa de ambientalista xiita, hoje está na mesa de decisão dos grandes investidores e chefes de estado. Davos (Suíça), onde muitos deles se encontram no Fórum Econômico Mundial, tem eleito esse tema como central para a humanidade há alguns anos. Produtores de carne querem vender o “boi de baixo carbono”.
Governos, empresas e proprietários de terras enxergam oportunidades no plantio de florestas, na recuperação de áreas degradadas e no estabelecimento de unidades de conservação. Essas ações de proteção da biodiversidade podem dar lucro, gerar emprego e, ao mesmo tempo, colaboram em muito para o equilíbrio climático pela relevante absorção de carbono pelas árvores em crescimento e por contribuíram na adaptação aos impactos das alterações no clima.
O ser humano sabe transformar uma crise em oportunidade. É desse espírito empreendedor que mais precisamos agora.
A ficção de Hollywood alimenta nosso imaginário com fantasia. Contudo, o Oscar trouxe uma mensagem profundamente realista com o anúncio de um de seus grandes astros ao receber a estatueta: “A mudança climática é real. Está acontecendo agora”, afirmou Leonardo DiCaprio. Oxalá possa o ator ter despertado os que ainda não acordaram para a necessidade de ação urgente. Bom seria que DiCaprio fosse finalmente ouvido pela sociedade como foi finalmente reconhecido por sua atuação pela Academia. O brilho de sua atuação é tão relevante quanto a firmeza do seu discurso vencedor do Oscar. Ele usou seus pouquíssimos minutos de glória no templo do cinema por uma causa, pois sabe quão urgente é o tema. Levar a discussão das mudanças climáticas para o palco em Hollywood requer coragem, que Leonardo teve de sobra.

Share:

Latest posts

a-boy-is-reading-a-book-a-child-is-reading-2023-11-27-04-50-03-utc1
Exposição gratuita traz livros infantis reinterpretados a biblioteca de Universidade
pregnant-woman-taking-pills-or-vitamins-standing-i-2024-02-27-17-35-04-utc
Só paracetamol? Por que é tão difícil prescrever medicamentos para gestantes
fitness-women-and-city-friends-running-in-street-2023-11-27-05-20-27-utc
Mente sã, corpo são: benefícios da corrida para equilíbrio mental

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

a-boy-is-reading-a-book-a-child-is-reading-2023-11-27-04-50-03-utc1
Exposição gratuita traz livros infantis reinterpretados a biblioteca de Universidade
A exposição gratuita “Diversas leituras, múltiplas vozes” chega à Biblioteca Central da Universidade...
Saiba mais >
pregnant-woman-taking-pills-or-vitamins-standing-i-2024-02-27-17-35-04-utc
Só paracetamol? Por que é tão difícil prescrever medicamentos para gestantes
Intervenção não medicamentosa pode ser saída para mulheres grávidas lidarem melhor com episódios de dor “Grávida...
Saiba mais >
fitness-women-and-city-friends-running-in-street-2023-11-27-05-20-27-utc
Mente sã, corpo são: benefícios da corrida para equilíbrio mental
A prática da corrida vai muito além do simples exercício físico. Considerando os inúmeros benefícios...
Saiba mais >
1708725294-4501-IMG-FOTOMONTAGEM-R01 (1)
Com estrutura de lazer sofisticada, Maringá ganha novo empreendimento de alto padrão na Avenida Guedner
Seen, novo lançamento da A.Yoshii, apresenta arquitetura contemporânea em localização privilegiada Com...
Saiba mais >