Na busca pela fama, elas são maioria

[flgallery id=1472 /]

Cerca de 70% dos participantes do maior encontro de talentos do mundo, que acontece esta semana em Curitiba, são do sexo feminino

 

Durante a infância é fácil identificar as atividade extras designadas para os gêneros: enquanto os meninos são incentivados a participar de aulas de futebol, as meninas vestem rosa e vão para o balé. Essa dualidade de escolhas acaba influenciando nos interesses e perfis, fazendo com que grande parte das meninas tenha um interesse maior pela área artística. Reflexo disso é a maciça participação delas no MGT – O Encontro, maior evento de talentos do mundo, que acontece em Curitiba até 21 de abril. Cerca de 70% dos 3,5 mil inscritos são do sexo feminino.
Segundo o fundador do Grupo MGT, Marcelo Germano, que atua há 25 anos no desenvolvimento de talentos artísticos, essa desigualdade muitas vezes é construída pela influência dos pais e da sociedade. “Acostumadas a criar histórias e incentivadas a se comunicar desde cedo, as meninas acabam tendo como espelho as celebridades que acompanham. Para elas, é natural querer ser modelo, atriz ou bailarina. Já os meninos acabam se interessando mais por esportes, especialmente por futebol”, comenta.
Germano adiciona que, há anos, ele tem observado que a maioria dos inscritos nos eventos do Grupo MGT são do sexo feminino. “Quando o evento tinha como foco o mundo fashion, eu não me espantava tanto com a diferença. Mas mesmo quando acrescentamos novas categorias, como atuação, música e até criação de canais no YouTube, verificamos que não houve mudanças significativas”, destaca.
A professora do curso de Psicologia da Universidade Positivo (UP), Carolina Walger, comenta que esse cenário ainda é um resquício cultural sobre a inserção das mulheres no mercado de trabalho. “As mulheres ainda sofrem muita pressão e, de maneira inconsciente, acabam tendo a ideia de que só serão felizes ou amadas se forem pessoas de destaque”, acrescenta. A professora ainda lembra que, muitas vezes, as meninas acabam sendo influenciadas pelas mães, que projetam seus sonhos em suas filhas.
Carreira artística infantil: benéfica ou não?
Para a psicóloga, a participação em eventos como o MGT – O Encontro é saudável se o foco for na experiência, e não na conquista. E nesse contexto, o acompanhamento dos pais é imprescindível. “É importante que eles incentivem os filhos, mas também ampliem as experiências de vida deles. Estudar, brincar e se envolver com outras atividades deve fazer parte de seu dia a dia”, adiciona. Ela comenta que se preparar para as frustrações é necessário para que, algo que poderia ser uma experiência divertida, não vire uma marca traumática.
“Os pais, mais do que os filhos, devem tomar cuidado com as expectativas. Se os responsáveis agirem como se atingir o sucesso fosse o mais importante, as crianças podem achar que não serão amadas se não forem boas no que fazem”, alerta Carolina. Ela finaliza: “Os pais não devem ser agentes de controle e pressão, mas sim as pessoas que vão auxiliar no aprendizado e transformar essa busca pela fama em um processo de desenvolvimento, junto a outras esferas da vida”.
Marcelo Germano concorda com a opinião da especialista e lembra que uma das missões do MGT – O Encontro é alertar os participantes sobre a importância dos estudos e de um plano de carreira sólido e realista. “É necessário acreditar nos sonhos, lutar para conquistar seu espaço, mas, principalmente, manter os pés no chão. Os estudos, o respeito aos pais e o profissionalismo são essenciais para construir uma carreira artística”, enfatiza o descobridor de talentos.
 SERVIÇO
MGT – O Encontro
Quando: 19, 20 e 21 de abril
Onde: Expo Unimed Curitiba (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido, Curitiba)
 
SOBRE O MGT – ENCONTRO
O MGT-Encontro é o maior evento de talentos do mundo, reunindo talentos de todo o Brasil em um único lugar. Os participantes foram selecionados nas regionais do Projeto Passarela, que aconteceram em mais de 100 cidades, e são esperadas mais de seis mil pessoas durante os três dias de evento.
O evento acontece entre os dias 19 e 21 de abril, na Expo Unimed Curitiba, e conta com programação de palestras, cursos e seleções realizadas por agências, produtoras e parceiras do Grupo MGT. São presenças confirmadas: Larissa Manoela, André Vasco, Vivi Orth, Bella Fernandes, Gabriel Miller e Marcelle Bittar, além do produtor oficial do canal infantil Discovery Kids, Adriana Schimid. Ainda será divulgado o resultado do 1º Prêmio MGT, em que celebridades brasileiras foram indicadas em nove categorias e os vencedores foram selecionados mediante votação do público.
Mais informações: www.mgtoencontro.com.br
 
SOBRE O GRUPO
Fundado em 2004, o Grupo MGT engloba empresas atuantes no mercado artístico e tem como missão desenvolver o potencial e habilidade da expressão artística de novos talentos por meio do empreendedorismo. Comandado por Marcelo Germano, que trabalha há mais de 25 anos com identificação e formação de novos talentos, o Grupo MGT promove audições, mostras de talentos, encontros e gerenciamento de carreira em todo o País. Mais informações: www.grupomgt.com.br.

Share:

Latest posts

WhatsApp-Image-2023-12-07-at-10.35
Médico e maestro: mãos que aplicam técnica médica também levam conforto por meio da música
_FLA _ 382_
Multinacional finlandesa investe em serviços especializados OEM para ampla base de máquinas mundiais
FK1435-1216 -
Talento curitibano: cantora residente do Five Lounge estreia no The Voice Brasil

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

WhatsApp-Image-2023-12-07-at-10.35
Médico e maestro: mãos que aplicam técnica médica também levam conforto por meio da música
Profissional compartilha os dois talentos e percorre corredores de hospitais como...
Saiba mais >
_FLA _ 382_
Multinacional finlandesa investe em serviços especializados OEM para ampla base de máquinas mundiais
Atualmente, a empresa entrega cerca de 300 spare parts diariamente para seus mais de 2.500 clientes ao...
Saiba mais >
FK1435-1216 -
Talento curitibano: cantora residente do Five Lounge estreia no The Voice Brasil
Anne Glober, que se apresenta todas as quintas-feiras no bar do NH Curitiba Hotel, impressiona jurados...
Saiba mais >
WhatsApp-Image-2023-12-05-at-09.34
Referências em traumas e transplantes, hospitais SUS encaram desafio na captação de recursos
Aquisições essenciais para procedimentos cardiovasculares, como equipamentos de hemodinâmica, dependem...
Saiba mais >