Na contramão da crise, empresas de tecnologia mantêm contratações durante pandemia

Com novo formato de seleção e adequações no departamento de Recursos Humanos, instituição paranaense já realizou 37 admissões e segue com vagas abertas

O mercado de trabalho foi diretamente atingido pela chegada da pandemia da Covid-19. Com o cenário instável, empresas e colaboradores assumiram posições de cautela na hora de tomar decisões. De acordo com a pesquisa “Gestão de Pessoas no Cenário da Pandemia de Covid-19”, feita pelo Instituto Locomotiva, com o apoio da Acesso Digital e do Grupo Cia de Talentos, 96% dos entrevistados declararam que os funcionários da empresa em que trabalham estariam com alguma preocupação sobre perder o emprego. 

Além do medo de demissões, a pesquisa também revela que 89% dos colaboradores do setor de RH esperavam um impacto nas contratações das companhias durante a pandemia. De acordo com a responsável pelo processo de recrutamento e seleção do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Cristiane Ferreira, algumas mudanças foram identificadas pelo setor. “Muitas empresas que são referências em recrutamento e seleção relatam mudanças na conduta dos interessados em vagas. As pessoas em geral estão mais atentas aos riscos de uma troca de emprego, além de considerar mais os benefícios oferecidos pela instituição”, explica. 

Apesar das perspectivas negativas das pesquisas, o Instituto das Cidades Inteligentes é uma das empresas que manteve sua rotina de contratações com adaptações para o momento atual. “Antes, realizávamos as entrevistas presencialmente, agora elas são exclusivamente remotas. Os testes que antes aconteciam na sede do ICI, agora também são aplicados de forma virtual”, ressalta Cristiane. 

Desde o início da recomendação de isolamento social, em meados de março, o ICI realizou 37 novas admissões de funcionários. No momento, há vagas abertas para analista de produto, analista desenvolvedor Java, assistente administrativo PcD, analista desenvolvedor Delphi, analista desenvolvedor .Net C# e especialista em inovação. Todos os detalhes das oportunidades podem ser conferidos em carreiras.ici.curitiba.org.br.

Sobre o ICI

O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas de TIC para a gestão pública. Mais informações: www.ici.curitiba.org.br.

Share:

Latest posts

IMG-3707
Projeto do Sicredi de combate às mudanças climáticas é reconhecido no maior evento de cooperativismo de crédito do mundo em 2026
andreoito-177-1
Operário Ferroviário promove "Fantasma Day" no Shopping Plaza Campos Gerais
WhatsApp-Image-2026-08-03-at-11.45
Primeiro vestibular da UFPR em fase única terá simulado gratuito e aberto ao público

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

IMG-3707
Projeto do Sicredi de combate às mudanças climáticas é reconhecido no maior evento de cooperativismo de crédito do mundo em 2026
Durante a Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, a Fundação WOCCU firmou acordo para apoiar...
Saiba mais >
andreoito-177-1
Operário Ferroviário promove "Fantasma Day" no Shopping Plaza Campos Gerais
Ação busca ampliar o número de associados e apresenta detalhes inéditos do projeto de modernização do...
Saiba mais >
WhatsApp-Image-2026-08-03-at-11.45
Primeiro vestibular da UFPR em fase única terá simulado gratuito e aberto ao público
Aberta ao público geral, a iniciativa do Curso Positivo prepara estudantes para o novo vestibular da...
Saiba mais >
foto-19-BRW
BRW conquista quatro troféus na principal feira de papelaria da América Latina
Estreante no mercado de beleza, a BRW foi reconhecida por unir cosméticos e papelaria para o público...
Saiba mais >