Na contramão das estatísticas, empresa brasileira que começou familiar se torna potência internacional

No ramo da saúde, Neodent aposta na internacionalização e mostra que boa governança e gestão podem garantir a longevidade das empresas

Com um número crescente de grandes empresas fechando as portas, reduzindo turnos e declarando falência, especialmente depois da pandemia, surge um alerta no mercado. Os consumidores se perguntam como uma marca com tantos anos de existência pode simplesmente quebrar. Superar os desafios iniciais sempre foi considerado o mais difícil. Segundo dados do IBGE, quase 80% das empresas fundadas no país fecham as portas em menos de dez anos de atividade, e uma em cada cinco encerra suas atividades após apenas um ano de funcionamento.  

No entanto, de acordo com especialistas, seja nos primeiros anos ou após décadas de trajetória, o sucesso de muitas empresas se deve a dois grandes fatores: uma boa governança e uma gestão correta de riscos. Esses processos exigem ainda mais cuidado quando as empresas são familiares. O Brasil possui inúmeras empresas de sucesso nesse perfil, que mostram que o modelo pode dar certo se bem estruturado. Ainda segundo o IBGE, 90% das companhias brasileiras seguem esse padrão e respondem por mais da metade do PIB. No entanto, a gestão de empresas familiares é considerada desafiadora, pois exige, além da harmonia nas relações, a profissionalização dos processos e da própria organização.

No Paraná, pelo menos 60% das empresas são familiares, de acordo com um levantamento do Sebrae. O mais comum nesse tipo de negócio é a famosa sucessão, quando a empresa é passada de geração para geração, mas existem casos em que a venda é uma saída encontrada pelos fundadores e, por isso, é fundamental pensar na sustentabilidade, na perenidade a longo prazo, e em como a empresa continuará existindo no futuro. 

Do consultório para os quatro cantos do mundo

Existem casos em que, após consolidar a marca no mercado, há a atração de investidores. Esse foi o caso da empresa paranaense Neodent, que hoje pertence ao Grupo suíço Straumann. Desde 2015, a maior empresa de implantodontia do mundo é dona da maior do Brasil, mas nem sempre foi assim. A Neodent nasceu na clínica de odontologia de Geninho Thomé, em Curitiba, e acabou se transformando em uma potência do setor. “Tudo começou com uma barra de titânio que ganhei de um professor em um curso que fiz nos Estados Unidos. Com essa peça em mãos, passei a aperfeiçoar minhas criações, que resultaram nos primeiros 12 implantes em 1992, os quais carinhosamente batizei de GT em referência às iniciais do meu nome”, conta Geninho. Em 1993, já com os primeiros equipamentos e funcionários, ele fundou, ao lado da então esposa Clemilda Thomé, a Neodent. 

Ao longo dos anos, a empresa contou com a determinação dos fundadores para crescer e conquistar novas sedes, até chegar à primeira fábrica, na Cidade Industrial de Curitiba, que é referência tecnológica dentro do ramo da indústria. “A tecnologia trazida pela Neodent há 30 anos foi um divisor de águas para o setor. No início, tínhamos várias dificuldades nos processos, pois eram muito manuais. Mas algo foi fundamental para chegarmos aonde estamos hoje: o Dr. Geninho sempre nos incentivou a buscar o melhor”, lembra o vice-presidente de produção, Almir Zvetz. Um exemplo é uma máquina que antes era destinada a fabricar relógios e foi transformada pela equipe para produzir implantes.

Mesmo após a venda completa da Neodent, Geninho Thomé não deixou a empresa. Atualmente, o fundador ocupa o cargo de presidente do Conselho de Administração e presidente científico, dedicando-se integralmente à inovação dos produtos junto a uma equipe multidisciplinar. “Chegou um momento em que percebi que era hora de me dedicar integralmente ao que mais gosto, que é a criação de novos produtos, por isso decidi me afastar da gestão da empresa. A decisão de vendê-la para a líder em implantodontia do mundo não foi à toa, foi a certeza de que tudo o que construímos ao longo desses 30 anos seria mantido e preservado, e é exatamente o que segue sendo feito até hoje”, comemora o fundador. “Só com esse trabalho conjunto foi possível alcançar os mais de 90 países em que a Neodent está presente atualmente. E temos muito orgulho em sermos uma empresa paranaense, fundada em Curitiba”, celebra o CEO da empresa, o alemão Matthias Schupp.

Sobre a Neodent

Fundada há 30 anos por um dentista e para dentistas, a Neodent tem o propósito de criar novos sorrisos todos os dias. Líder  em implantes no Brasil e uma das maiores empresas do segmento no mundo, a Neodent oferece um portfólio completo de  soluções odontológicas diretas, progressivas e acessíveis. É responsável pela criação de produtos originais, como o Grand  Morse e o Neodent Ceramic Implant System, entre outros que hoje estão presentes em mais de 90 países. O propósito da marca  faz parte da cultura organizacional e do cotidiano dos seus mais de 2.500 colaboradores, que trabalham com orgulho de  pertencer à empresa. A inovação também faz parte também do DNA da empresa, assim como a constante busca por  aprendizado e crescimento. 

A Neodent, que faz parte do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em odontologia, acredita que a diversidade, a  colaboração e o desenvolvimento contínuo dos colaboradores são a chave do sucesso, e o êxito da marca se deve aos seus  produtos e soluções odontológicas de alta tecnologia, com excelentes resultados, que permitem que milhares de pessoas  sorriam.

Share:

Latest posts

_- 65 - 2-
Arte da sustentabilidade: exposição gratuita apresenta itens decorativos inovadores feitos com resíduos da construção civil
diadecampo-2024 (1)
Ford Slaviero participa da 19.ª edição do Dia de Campo 2024 da Cooperativa Bom Jesus
Programa de estágio do Grupo Marista contempla áreas como medicina, enfermagem, farmácia, administração, gestão de pessoas, marketing, entre outras Créditos: Divulgação
Estágio dentro de hospitais-escola transforma olhar de estudantes de várias áreas

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

_- 65 - 2-
Arte da sustentabilidade: exposição gratuita apresenta itens decorativos inovadores feitos com resíduos da construção civil
Até 1.º de março, Instituto A.Yoshii destaca mais de 40 obras únicas criados nos projetos Obra&Arte...
Saiba mais >
diadecampo-2024 (1)
Ford Slaviero participa da 19.ª edição do Dia de Campo 2024 da Cooperativa Bom Jesus
Realizado na Lapa (PR), evento destaca inovações em tecnologia para produção agrícola e pecuária Marcada...
Saiba mais >
Programa de estágio do Grupo Marista contempla áreas como medicina, enfermagem, farmácia, administração, gestão de pessoas, marketing, entre outras Créditos: Divulgação
Estágio dentro de hospitais-escola transforma olhar de estudantes de várias áreas
Experiência aproxima academia e assistência, unindo formação, atendimento à população e pesquisa Com...
Saiba mais >
Inscrições abertas para programa de estágio em hospitais
Até o dia 8 de março, os hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru estão com inscrições...
Saiba mais >