[flgallery id=374 /]
Uma pesquisa realizada pela Universidade Positivo (UP) com 4.692 alunos, nos meses de julho e agosto de 2016, revela um novo perfil de vestibulando, que já se interessa pela carreira profissional a partir do Ensino Fundamental. O estudo foi realizado por meio de questionário na ficha de inscrição para a Mostra de Profissões da UP, que acontece nesta terça-feira, 23, das 8h30 às 21h30, no câmpus Ecoville da Universidade, em Curitiba (PR).
Entre todos os entrevistados, apenas 17% já concluíram o Ensino Médio e 65% terminam no final do ano. Muito mais independentes, 41% dos estudantes são de fora de Curitiba. Apenas 20% vão prestar um único vestibular – a maioria (58%) planeja se inscrever em 2 a 5 concursos. Entre os fatores que mais pesam na escolha da universidade, o principal é o programa e a qualidade do curso (42%), seguido pelaavaliação da instituição pelo MEC (20%) e reputação da universidade no mercado (12%). Os fatores menos citados foram corpo docente (2%), localização (2%), infraestrutura (7%), preço (7%) e reconhecimento dos egressos (7%).
Entre os mais de 50 cursos citados, Direito (9,5%) é o mais procurado, superando inclusive Medicina (9,2%). Para o reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins, isso é reflexo da formação genérica e útil para qualquer atividade profissional, encontrada no curso de Direito. “O curso de Medicina oferece poucas vagas, tornando a concorrência dificílima e somente quem quer ser médico – e nada mais – se dispõe a fazer esse curso”, justifica. A oferta de cursos é outro fator citado pelo reitor: o Brasil tem mais faculdades de Direito do que todos os países do mundo, juntos – são 1.300 instituições que oferecem o curso por aqui. A cada ano, pelo menos 80 mil novos bacharéis em Direito se formam no Brasil, que tem atualmente 940 mil advogados e mais de 1,5 milhão de bacharéis que aguardam uma aprovação no exame da ordem.
Influenciados pela realização dos Jogos Olímpicos no Brasil e pela geração saúde, muitos estudantes estão dispostos a cursarem Educação Física (4,7%). Na pesquisa, ele foi o sétimo curso mais citado, ficando atrás apenas de Direito (9,5%), Medicina (9,2%), Psicologia (5,4%), Arquitetura e Urbanismo (5,3%), Engenharia Civil (4,9%) e Administração (4,8%). Outros cursos que registram aumento na procura são Jogos Digitais (0,9%), Gastronomia (1,8%), Engenharia da Computação (2,3%) e Medicina Veterinária (4%).
“Os vestibulandos estão se demonstrando muito mais preocupados em fazerem a escolha certa da profissão que em passarem no vestibular”, deduz o reitor. Por isso, a UP promove um dia inteiro para conversar sobre carreira, vivenciar o dia a dia das profissões, conhecer um câmpus universitário e tirar as últimas dúvidas antes de escolher o curso superior. Realizada desde 2001, a Mostra de Profissões da UP é esperado todos os anos por estudantes do Ensino Médio da capital e do interior do Paraná e Santa Catarina.
Para atrair os jovens e suas famílias, o evento ganha um novo formato, com festival de food trucks, pocket-show com o grupo de humoristas Tesão Piá, 115 oficinas gratuitas e feira de mais de 50 cursos e atrações durante todo o dia. Os humoristas Thiago Pasqualotto e Bic Muller, do site Morri de Sunga Branca, a blogueira Thais Marques, do blog Coisas de Diva, a gamer e youtuber Bibi Tatto e o youtuber Gustavo Horn já confirmaram presença no evento. Entre os mais bem-sucedidos profissionais brasileiros da era digital, eles vão falar sobre suas carreiras, a trajetória para chegarem onde estão e o que esperam do futuro. Para participar da Mostra de Profissões UP 2016, os interessados devem se inscrever gratuitamente no hotsite do evento:up.edu.br/mostra. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas.
Serviço
Mostra de Profissões UP 2016
Data: 23 de agosto
Programação
Feira de cursos: das 8h30 às 21h
Oficinas e visitas guiadas
Das 8h30 às 9h15
Das 9h30 às 10h15
Das 14h15 às 15h
Das 15h15 às 16h
Das 19h30 às 20h15
Bate-papo com Thais Marques
Das 10h30 às 11h30
Bate-papo com Gustavo Horn
Das 10h30 às 11h30
Bate-papo com todos os convidados, mediado por Bic Mueller e Thiago Pasqualotto
Das 16h30 às 17h30
Bate-papo com Bibi Tatto
Das 20h30 às 21h30
Atividades para pais e familiares
Das 20h30 às 21h30
Pocket-Show com Tesão Piá
12h e 18h
Local
Universidade Positivo
R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300
Informações e inscrições: up.edu.br/mostra
Sobre a Universidade Positivo – A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 59 cursos de Graduação (33 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 26 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês – Catarina Labouré. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a melhor universidade privada do Paraná, pelo quarto ano consecutivo.