Na semana da Black Friday crianças aprendem sobre consumo consciente

Voluntários da Sicredi Campos Gerais PR/SP realizaram oficinas de educação financeira com estudantes do Colégio Positivo Internacional

[flgallery id=2740 /]

Na semana com maior incentivo ao consumo e inúmeras propagandas sobre as ofertas da Black Friday, cerca de 270 alunos do Colégio Positivo Internacional, em Curitiba, refletiram sobre consumo consciente. As oficinas de educação financeira foram realizadas com estudantes do terceiro ao quinto ano do ensino fundamental por colaboradores voluntários da Sicredi Campos Gerais PR/SP. 

A iniciativa pretende aproximar as crianças de um tema ainda pouco discutido entre os brasileiros: o dinheiro. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), somente 44% dos brasileiros falam frequentemente sobre dinheiro com os membros da família. “Sabemos que os conceitos aprendidos na infância permanecem por toda a vida, por isso investimos em educação financeira para as crianças. Elas ajudam a propagar o conhecimento e são o futuro da nossa sociedade”, explica o presidente da Sicredi Campos Gerais PR/SP, Popke Ferdinand Van Der Vinne.

Durante as oficinas, as crianças assistiram aos desenhos animados da Turma da Mônica que falam sobre planejamento financeiro e controle de gastos de uma forma leve e divertida. O vídeos foram desenvolvidos pelo Sicredi em parceria com a Mauricio de Sousa Produções (MSP) com o objetivo de ensinar sobre a importância da educação financeira. Durante a atividade, as crianças também puderam tirar dúvidas sobre orçamento doméstico e a importância de manter uma relação saudável com o dinheiro. 

No final da ação, cada aluno ganhou um cofrinho e foi incentivado a conquistar um sonho por meio da dedicação com o hábito de poupar. As crianças também receberam seis edições das revistas em quadrinhos especiais da Turma da Mônica, que trazem informações sobre educação financeira de maneira lúdica. 

Iniciativa premiada

Como instituição financeira cooperativa consciente da responsabilidade social, o Sicredi desenvolve ações que visam contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade. desde 2017, a instituição desenvolve o projeto Cooperação na Ponta do Lápis, que oferece oficinas gratuitas de educação financeira para centenas de municípios do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. A iniciativa envolve 1,5 mil colaboradores voluntários das cooperativas que são capacitados com conteúdo baseado no Caderno de Educação Financeira e Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central. Somente em 2019, foram realizadas mais de 3,9 mil oficinas do projeto nos três estados. 

A iniciativa deu tão certo que em 2018 o Sicredi firmou parceria com a Mauricio de Sousa Produções para a elaboração dos seis gibis da Turma da Mônica com temática de educação financeira. As revistas em quadrinhos são distribuídas durante as oficinas e ficam disponíveis nas agências do Sicredi. E, em 2019, a instituição lançou três desenhos animados da Turma da Mônica que trazem informações sobre educação financeira com uma linguagem voltada ao público infantil. Os vídeos estão disponíveis no YouTube do Sicredi e já tiveram mais de 2,9 milhões de visualizações. 

As iniciativas, que já impactaram cerca de 12 milhões de pessoas,  receberam recentemente o Prêmio Top de Marketing 2019 – categoria Social, reconhecimento promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB-PR). 

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.800 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube |Instagram

Share:

Latest posts

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
22.° edição do evento reúne fãs do modelo em Curitiba Realizado na concessionária Ford Slaviero, uma...
Saiba mais >
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
CIEE/PR oferece 22 opções presenciais em Curitiba para pessoas a partir de 14 anos; formação em Libras...
Saiba mais >
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano
Lançamento de alto padrão da A.Yoshii traz espaços de lazer diferenciados e localização privilegiada...
Saiba mais >
FOTO-HARROCK-JE-2 (1)
Hard Rock Cafe Curitiba anuncia novidades no cardápio de almoço
Lunch menu tem novos preços e opções para quem busca pratos executivos com um toque de Rock’n Roll Conhecido...
Saiba mais >