Ações concretas inspiram mudanças que ultrapassam os muros das instituições
Durante as duas semanas em que líderes globais se reúnem na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA), instituições brasileiras também intensificam o diálogo sobre sustentabilidade e responsabilidade corporativa. Em um cenário no qual o ESG se consolida como pilar estratégico, diferentes organizações apostam em ações educativas e experiências que traduzem esses conceitos em atitudes concretas.
O Grupo Marista é um dos exemplos. Com a iniciativa GerAção ESG — um nome que faz um jogo de palavras entre “geração” (como pertencimento coletivo) e “gerar ação” (como movimento de transformação) —, a proposta é provocar o senso de responsabilidade compartilhada: cada pessoa colaboradora pode ser protagonista de pequenas atitudes que geram grandes impactos. A imersão interativa nos pilares ambiental, social e de governança aconteceu em Curitiba no prédio administrativo da PUC Paraná, no último dia 12 e será realizada também nos Hospitais Universitário Cajuru e São Marcelino Champagnat no próximo dia 18. Durante a experiência, os colaboradores são convidados a refletir sobre o papel de cada indivíduo e de cada instituição na construção de um futuro mais sustentável, reforçando a importância de conectar conhecimento, propósito e transformação no dia a dia.
Ainda, um vídeo de animação apresenta, de forma acessível, os principais conceitos do ESG. Em seguida, uma atividade digital testa os conhecimentos e relaciona boas práticas às dimensões ambiental, social e de governança. A jornada termina na Árvore da Transformação, espaço simbólico em que os participantes registram compromissos individuais para o futuro e levam um lápis semente como lembrança do gesto — e da ideia de que toda mudança começa com uma pequena ação. A iniciativa integra uma série de práticas que refletem o compromisso permanente do Grupo Marista com a sustentabilidade. Em suas diversas áreas de atuação — educação, saúde e defesa de direitos — o Grupo mantém uma agenda voltada para o impacto positivo nas pessoas e no meio ambiente.
Neste ano, representantes da instituição também participam da COP30, em Belém, acompanhando de perto as discussões globais sobre clima e desenvolvimento sustentável. A presença reforça o compromisso do Grupo em conectar suas práticas locais a uma agenda mundial de transformação, fortalecendo pontes entre conhecimento, responsabilidade e ação. “A semana da COP reforça a urgência global do tema, mas o compromisso com o ESG precisa ser diário. Mais do que acompanhar um momento de debate mundial, ações como essa evidenciam um movimento crescente de organizações que buscam tornar o ESG parte viva de sua cultura, inspirando transformações que ultrapassam os limites institucionais e alcançam a sociedade”, destaca o especialista em ESG do Grupo Marista, Rafael Riva Finatti.