Nações do Atlântico Sul se reúnem para planejar o futuro do oceano

Fundação Grupo Boticário lança documento bilingue com recomendações e aprendizados identificados no evento Conexão Oceano referentes à sensibilização e ao engajamento da sociedade para a causa oceânica

[flgallery id=2724 /]

Como forma de integrar e preparar as nações que têm suas zonas costeiras banhadas pelo Atlântico Sul para a Década do Oceano, declarada pelas Nações Unidas para o período de 2021 a 2030, o Brasil sedia, até 27 de novembro, o Workshop Regional do Atlântico Sul, no Rio de Janeiro. Representantes de países da América do Sul e da África, assim como participantes da universidade, sociedade civil, terceiro setor e iniciativa privada, estão reunidos para identificar oportunidades e construir conjuntamente estratégias para o futuro do oceano.

Ao longo do evento, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza lançará um relatório bilíngue – em inglês e português – com recomendações e aprendizados referentes à sensibilização e ao engajamento para a causa oceânica. O documento é fruto do evento Conexão Oceano, promovido no início de setembro, com o intuito de conscientizar e engajar comunicadores e a sociedade sobre a importância dos mares. Você pode ter acesso ao documento aqui (versão em português | versão em inglês).

Os cerca de 120 participantes do Workshop Regional do Atlântico Sul foram selecionados para participar de grupos de trabalho temáticos que debaterão sobre o oceano de diversas perspectivas, como economia, saúde, resiliência, conservação e comunicação. O evento é organizado pela Comissão Oceânica Intergovernamental da Unesco (COI/UNESCO); pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); pela Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil (MB/DHN) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). O workshop também conta com a participação da Fundação Grupo Boticário.

“O oceano está presente em nossas vidas de diversas maneiras. Além de ser a base para importantes atividades econômicas, contribuindo com 19% do PIB brasileiro, fornece alimento para grande parte da população, traz benefícios à saúde e realça aspectos culturais de inúmeras comunidades. É extremamente importante reunir atores de diferentes segmentos da sociedade para pensarmos o oceano que precisamos para o nosso futuro”, afirma o coordenador de Ciência e Conservação da Fundação Grupo Boticário, Robson Capretz.

Sobre a Fundação Grupo Boticário


A Fundação Grupo Boticário é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. A Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil, totalizando mais de 1.500 iniciativas apoiadas financeiramente. Protege 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, por meio da criação e manutenção de duas reservas naturais. Atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas, além de contribuir para que a natureza sirva de inspiração ou seja parte da solução para diversos problemas da sociedade. A instituição defende que o patrimônio natural bem conservado é a base para o desenvolvimento econômico e bem-estar social. Também promove ações de engajamento e sensibilização, que aproximam a natureza do cotidiano das pessoas.

Share:

Latest posts

52128a1d-1559-4910-b68e-6f96fe1a6726 (1) (1)
Emergências cardíacas e neurológicas: saiba quando procurar um pronto atendimento
Divulgação
Marky Ramone traz Tour Blitzkrieg 2025 para capital paranaense em celebração aos 10 anos do Hard Rock Cafe Curitiba
BRW Suprimentos
Oficinas de figurinhas e desenho movimentam Domingo no Centro

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

52128a1d-1559-4910-b68e-6f96fe1a6726 (1) (1)
Emergências cardíacas e neurológicas: saiba quando procurar um pronto atendimento
Consumo exagerado de álcool, desidratação, noites mal dormidas e calor intenso podem afetar coração e...
Saiba mais >
Divulgação
Marky Ramone traz Tour Blitzkrieg 2025 para capital paranaense em celebração aos 10 anos do Hard Rock Cafe Curitiba
Eterno baterista dos Ramones apresenta os clássicos da banda precursora do punk rock no dia 1º de abril...
Saiba mais >
BRW Suprimentos
Oficinas de figurinhas e desenho movimentam Domingo no Centro
Atividades acontecem das 9h às 12h na região da Praça Zacarias Nos próximos dois finais de semana,...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Saiba como reciclar materiais escolares e de escritório em Cascavel
Projeto de logística reversa do Passo Certo Bilingual School coleta materiais de escritório, didáticos...
Saiba mais >