Nem Dia das Mães, nem Dia dos Pais: Colégio Positivo Joinville comemora o Dia da Família neste sábado

[flgallery id=2205 /]
O formato de família com pai, mãe e filhos, que representava a quase totalidade das famílias do século passado, já não se encaixa mais no atual modelo nuclear das famílias brasileiras. A mudança foi reconhecida pelo dicionário Houaiss, que redefiniu o significado da palavra família, deixando-o mais próximo da realidade e abrangente: “Núcleo social de pessoas unidas por laços afetivos, que geralmente compartilham o mesmo espaço e mantêm entre si uma relação solidária”.
Essa transformação nos modelos familiares levou os educadores e as instituições de ensino a repensarem a forma de dialogar e homenagear os membros da família dos alunos. Por isso, em vez de comemorar o Dia das Mães (em maio) e, depois, o Dia dos Pais (em agosto), o Colégio Positivo Joinville optou por comemorar o Dia da Família no próximo sábado (4), já que a data é lembrada no dia 15 de maio. A proposta do evento é proporcionar momentos de intensidade e interatividade das crianças com seus familiares no ambiente escolar. Durante toda a manhã, haverá jogos esportivos, atividades musicais, roda de capoeira, dança, pintura, contação de história, massagem, escultura em argila, jogos de tabuleiros, fotografia e bazar.
Para a diretora do Colégio Positivo Joinville, Mirian Zanatta, é um momento para celebrar o afeto, o amor e a união que definem a família, já que a estrutura familiar é a base para o desenvolvimento das crianças. “Por meio do encontro, busca-se ampliar a convivência e cumplicidade entre os alunos, seus pais, avós e demais familiares, oportunizando a troca de experiências e vivências marcantes e divertidas, que ficarão guardadas na memória e serão lembradas na vida adulta”, afirma.
A evolução do modelo familiar
A sociedade brasileira do século passado, tutelada pelo código civil de 1916, trazia uma visão diferente em relação à família, em função do contexto social da época. A família matrimonializada, patriarcal e patrimonialista apresentava distinção entre os membros. As pessoas unidas sem os laços matrimoniais e os filhos nascidos dessas uniões sofriam discriminação.
Com a Constituição Federal de 1988, surgiu um novo conceito de família, denominado eudemonista, que prima pelo afeto entre os integrantes. O crescimento da participação da mulher no mercado de trabalho, no final do século XX, fez com que as famílias passassem de um modelo no qual o número de integrantes era muito grande, para outro nuclear, formado apenas por pai, mãe e filhos. Atualmente, a família pós-nuclear é pluralística, para a qual a forma não importa – e sim o afeto, a cooperação entre seus membros, independente de sexo e de padrões pré-estabelecidos.
 
Sobre o Colégio Positivo Joinville
O Colégio Positivo Joinville foi incorporado à rede de colégios do Grupo Positivo em 2016 e, desde então, combina tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Localizado em Joinville (SC), o Colégio Positivo Joinville tem turmas de Educação Infantil (Bilíngue), Ensino Fundamental I (Bilíngue), Ensino Fundamental II, Ensino Médio Regular e Ensino Médio Integral. Além disso, os alunos têm à sua disposição atividades complementares esportivas e culturais, incentivo ao empreendedorismo e aulas de Língua Inglesa diferenciadas.
 

Share:

Latest posts

Hard Rock Café Curitiba
Space Session traz astronauta da NASA e grandes nomes da inovação ao Hard Rock Cafe Curitiba
Foto-Fondue-Imprensa (1)
Outback traz de volta seu Fondue por tempo limitado e convida clientes a compartilharem momentos
nt-sinimbu-020 (1)
Sicredi reforça importância da educação financeira na 13ª Semana ENEF

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Hard Rock Café Curitiba
Space Session traz astronauta da NASA e grandes nomes da inovação ao Hard Rock Cafe Curitiba
Evento imersivo sobre exploração espacial acontece no dia 25 de maio e reúne ciência, liderança, tecnologia...
Saiba mais >
Foto-Fondue-Imprensa (1)
Outback traz de volta seu Fondue por tempo limitado e convida clientes a compartilharem momentos
Ícone que ficou três anos fora do cardápio retorna entre 11 de maio e 14 de junho para reunir pessoas...
Saiba mais >
nt-sinimbu-020 (1)
Sicredi reforça importância da educação financeira na 13ª Semana ENEF
Instituição financeira cooperativa promove ações em todo o Brasil entre os dias 18 e 24 de maio, com...
Saiba mais >
IMG-8777
Curitiba recebe Feira do Intercâmbio com oportunidades de estudo e trabalho no exterior
Evento gratuito conecta estudantes e profissionais a instituições internacionais com programas de intercâmbio...
Saiba mais >