No mês das crianças, gibis da Turma da Mônica ensinam finanças para alunos de escolas públicas

Iniciativa do Sicredi leva informações sobre educação financeira de forma lúdica. Atividades estão previstas em três cidades do Paraná

Durante o mês de outubro, estudantes de cinco escolas públicas de Londrina (PR) e Maringá (PR) vão receber gibis especiais da Turma da Mônica. São edições que falam sobre gestão de finanças e orçamento familiar de maneira leve e descontraída,  fruto de uma parceria entre a Maurício de Sousa Produções e o Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 3,8 milhões de associados.
A iniciativa pretende aproximar as crianças de um tema considerado tabu por muitos brasileiros: o dinheiro. De acordo com um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), somente 44% dos brasileiros falam frequentemente sobre dinheiro com os membros da família. “O Sicredi é consciente de sua responsabilidade social, atuando como agente transformador e de desenvolvimento nas comunidades onde atua. Por isso, nada mais apropriado do que investir no conhecimento das crianças. Os conceitos aprendidos na infância ficam por toda a vida”, ressalta o presidente nacional do Sistema Sicredi e da Central PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.
Em Maringá, a ação envolve mais de 800 crianças, com idade entre 6 e 11, anos dos colégios Osvaldo Cruz e Antonio Carlos Velasque. Em Londrina, cerca de mil estudantes de três colégios devem participar da atividade. Além de ganharem o gibizinho especial, os alunos ainda vão assistir a peça “Brincando de Circo”, da Cia. De Teatro Expressão de Amor, de Maringá, que conta a história de dois palhaços, Adalberto Pé de Chinelo e Cajuíno Castanho, que gostariam de ter o próprio circo, mas percebem que não têm dinheiro para realizar esse sonho. A atração faz parte do projeto Caravana Kids, desenvolvido pela Sicredi União PR/SP.
Lançamento
No mês de outubro, o Sicredi lança a terceira edição da série especial de revistas em quadrinhos da Turma da Mônica com a temática de educação financeira. Nesta edição, o foco é o uso do crédito e a administração das dívidas. No total, serão seis edições, baseadas no conteúdo do Caderno de Educação Financeira e Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central do Brasil: Nossa Relação com o Dinheiro; Orçamento Pessoal ou Familiar; Uso do Crédito e Administração das Dívidas; Consumo Planejado e Consciente; Poupança e Investimento; e Prevenção e Proteção. Três edições já foram lançadas neste ano e outras três sairão em 2019. Os gibis estão disponíveis, gratuitamente, em todas as agências do Sicredi nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
 
Turma da Mônica em Toledo
 
Em Toledo (PR), as crianças poderão conhecer a Mônica e o Cebolinha. Os personagens da Turma da Mônica estarão, no dia 12 de outubro, no Shopping Panambi. A atividade desenvolvida pela Sicredi Progresso PR/SP, em parceria com o shopping, faz parte das ações da instituição cooperativa para levar informações sobre orçamento de forma lúdica ao público infantil. Além da visita especial e a distribuição de gibis, as crianças ainda poderão participar do circuito CooperaKids, com atividades que reforçam o conceito de colaboração e educação financeira.
 
Mais informações sobre as ações:
– Distribuição de gibis e caravana Kids
Maringá (PR)
Segunda-feira (8 de outubro)
Colégio Osvaldo Cruz – 1ª ação às 10h e 2ª ação às 13:45
Terça-feira (9 de outubro)
Colégio Antonio Carlos Velasques – 1ª edição às 10h e 2ª edição às 14h
Londrina (PR)
Sexta-feira (26 de outubro)
Escola Carlos Zewe Coimbra – 1ª edição às 10h e 2ª edição às 14h
Segunda-feira (29 de outubro)
Colégio Universitário de Londrina – Edição única às 10h.
Terça-feira (30 de outubro)
Escola a definir – Edição única às 10h.
 
– Circuito CooperaKids
Toledo (PR)
De 5 a 12 de outubro – das 18h às 21h30 ( apenas no dia 6/10 – das 16h às 22h)
Visita Personagens da Turma da Mônica
12 de outubro – das 18h às 21h30
Local: Shopping Panambi – Haroldo Amílton, 478 – Centro, Toledo (PR)
 
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,8 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.  
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Share:

Latest posts

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
Com diferentes tamanhos e materiais, os espaços para coleção de vinhos se tornam aliados na hora de compor...
Saiba mais >
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
Com atendimento personalizado, multinacional finlandesa propõe novo modelo de gerenciamento de contrato...
Saiba mais >
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%
Dentre as tendências para um futuro mais sustentável, a construção civil explora soluções inovadoras...
Saiba mais >
DJI-0017 (1)
Dor no bolso: conheça as principais despesas para empresas com frota própria de veículos
Com 20% das companhias privadas optando por frotas terceirizadas, setor vê crescimento. No começo do...
Saiba mais >