No Oscar, Leonardo DiCaprio chama atenção para mudanças climáticas

Assunto debatido por ambientalistas ganha os holofotes em Hollywood

A grande expectativa para a premiação de Leonardo DiCaprio na 88ª edição do Oscar, após anos de indicações e rejeições pela Academia, deu lugar à repercussão do discurso de premiação do ator, que chamou a atenção para uma causa que ele enfrentou na pele durante a gravação do premiado “O Regresso”: as mudanças climáticas. Para produzir o longa-metragem com luz natural, a equipe do filme percorreu os hemisférios norte e sul em busca de locações com neve para concluir as gravações, que começaram no Canadá, na América do Norte, e terminaram na Patagônia, extremo sul da América do Sul.
De acordo com Leonardo DiCaprio, a dificuldade enfrentada durante a produção foi causada, em grande parte, pelos impactos das mudanças no clima do planeta. “O Regresso fala sobre a relação do homem com a natureza, um mundo que teve em 2015 o ano mais quente já registrado. Nossa produção teve que se mudar para a parte mais ao sul do planeta só para achar neve. A mudança climática é real. Está acontecendo agora”, afirmou o ator, na noite do Oscar.
Na opinião de Rachel Biderman, diretora do World Resources Institute (WRI – Brasil) e membro da Rede de Especialistas de Conservação da Natureza (RECN)*, não faltam provas da crise climática e sua ligação à ação humana. “As maiores evidências são o derretimento do gelo nos polos e topos de grandes cadeias montanhosas, a elevação do nível do mar pelo excesso de água do derretimento do gelo, o consequente desaparecimento de ilhas (e países ilha), o surgimento de ‘refugiados do clima’ a pedirem asilo, secas extremas, inundações e furacões descontrolados”, explica. Segundo ela, doenças tropicais em ascensão, como a dengue, também servem de exemplos reais do que antes só a ficção trazia.
Embora cientistas afirmem que o clima sofre mudanças em intervalos de aproximadamente 30 anos, os efeitos das mudanças climáticas ocorrem em intervalos menores e podem ser bem perceptíveis. Para Rafael Loyola* – diretor do Laboratório de Biogeografia da Conservação e professor da Universidade Federal de Goiás e membro da RECN* –, o exemplo mais claro são as mudanças e intensificação de extremos do tempo. “Sabe quando você ouve falar que choveu em duas horas o que era esperado para o mês inteiro? Ou que esse é o terceiro ano mais quente registrado desde 1950 na sua cidade? Isso são efeitos previstos pelos cientistas das mudanças climáticas”, analisa ele.
Chamar a atenção para a causa defendida por muitos é um dos caminhos para frear os danos causados ao ambiente. Outras iniciativas como a conservação das áreas naturais do planeta e a redução do desmatamento e degradação são opções eficazes e urgentes para combater as mudanças climáticas, pois a vegetação nativa contribui para a retirada do gás carbônico da atmosfera e estoca o carbono (grande vilão do aquecimento global) sob a forma de folhas, troncos e raízes. Loyola explica que a natureza oferece serviços que são muito caros, nos dois sentidos da palavra, ao ser humano: “para barrar o aumento do nível do mar seria preciso construir diques, que são caros e complexos; no entanto, os manguezais fazem isso de graça, desde que sejam preservados”.
Mas boas iniciativas e defensores da causa não faltam. “Que DiCaprio possa ter despertado os que ainda não acordaram para a necessidade de ação urgente. Bom seria que ele fosse finalmente ouvido pela sociedade como foi finalmente reconhecido por sua atuação pela Academia”, conclui Rachel Biderman.
*Rachel Biderman e Rafael Loyola são membros da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, uma reunião de profissionais, de referência nacional e internacional, que atuam em áreas relacionadas à proteção da biodiversidade e assuntos correlatos, com o objetivo de estimular a divulgação de posicionamentos em defesa da conservação da natureza brasileira. A Rede foi constituída em 2014, por iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Share:

Latest posts

Divulgação
Eric Martin e Jeff Scott Soto trazem Double Trouble Tour para capital paranaense em celebração aos 10 anos do Hard Rock Cafe Curitiba
Divulgação GT Building
Peso dos nomes: mercado de luxo investe em personalidades e grifes para valorizar imóveis
Divulgação
Shopping Palladium celebra 17 anos com programação especial e atrações gratuitas

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação
Eric Martin e Jeff Scott Soto trazem Double Trouble Tour para capital paranaense em celebração aos 10 anos do Hard Rock Cafe Curitiba
Artistas se apresentam no dia 17 de maio com show comemorativo Dois ícones do rock mundial, Eric Martin...
Saiba mais >
Divulgação GT Building
Peso dos nomes: mercado de luxo investe em personalidades e grifes para valorizar imóveis
Incorporadoras inovam ao associar empreendimentos a nomes consagrados: GT Building anuncia projetos em...
Saiba mais >
Divulgação
Shopping Palladium celebra 17 anos com programação especial e atrações gratuitas
Atividades ocorrem de 8 a 10 de maio e incluem música ao vivo e oficinas para toda a família Para comemorar...
Saiba mais >
FEIRA-1
Soluções para futuro das cidades serão discutidas no 40° Congresso Mineiro de Municípios
Helper Tecnologia será uma das empresas participantes, demonstrando inovação com seus totens de segurança Nos...
Saiba mais >