Nova espécie de mini sapo é descoberta no norte de Santa Catarina

[flgallery id=1865 /]

Anfíbio é o 15º descoberto por projeto desenvolvido pela ONG Mater Natura Instituto de Estudos Ambientais com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

Uma nova espécie de mini sapo do gênero Brachycephalus foi descoberta no Morro Santo Anjo, em Massaranduba, no norte de Santa Catarina. Batizado de Brachycephalus mirissimus, o animal foi oficialmente descrito em um artigo veiculado no início deste mês na publicação científica internacional PeerJ.
Com tamanho que varia de 10 a 13 milímetros (algo aproximado ao tamanho de uma unha) e menor quantidade de dedos que os demais anfíbios, o Brachycephalus mirissimus chama atenção por sua coloração. Com um forte tom alaranjado, o corpo na porção dorsal traz uma listra branca e uma mancha branca arredondada na cabeça, uma das diferenças em relação a outras espécies de mini sapo também identificadas ao longo do projeto.
O pequeno animal encontra-se no grupo dos menores vertebrados do mundo. Essa característica deve-se a um processo evolutivo chamado miniaturização, o que dá à espécie uma vantagem estratégica para sobreviver às condições da montanha. “Além disso, por viverem em lugares íngremes e úmidos, mas sem a presença de grande quantidade de água, durante o processo evolutivo, esses sapinhos da montanha também adquiriram outra característica própria: eles não passam pela fase de girino”, relata  Luiz Fernando Ribeiro, pesquisador do Mater Natura e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, um dos descobridores da nova espécie.
Localizada em uma densa porção de Mata Atlântica, a nova espécie foi encontrada apenas em uma montanha da região e com baixa densidade populacional. “Os dados obtidos durante a pesquisa, assim como a perda de área no local para o plantio de pinus e eucaliptos, são preocupantes para a conservação da espécie”, ressalta Marcos Bornschein, pesquisador do Mater Natura e professor da Universidade Estadual Paulista, Campus do Litoral, primeiro a encontrar a nova espécie.
No total 15 espécies de mini sapos foram descobertas pelo projeto ao longo de cinco anos. Segundo Emerson Antônio de Oliveira, coordenador de Ciência e Conservação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, descobertas como essa reafirmam a importância da conservação da natureza para a manutenção das espécies. “Atualmente a Mata Atlântica conta com menos de 8% da sua cobertura original. Cada descoberta é um passo a mais para defendermos a conservação da biodiversidade para que essas espécies não desapareçam”, destaca.
 
Sobre a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza
A Fundação Grupo Boticário é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. A Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil, totalizando mais de 1.500 iniciativas apoiadas financeiramente. Protege 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, por meio da criação e manutenção de duas reservas naturais. Atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas, além de contribuir para que a natureza sirva de inspiração ou seja parte da solução para diversos problemas da sociedade. Também promove ações de mobilização, sensibilização e comunicação inovadoras, que aproximam a natureza do cotidiano das pessoas.

Share:

Latest posts

Capacitacao
Professores de Toledo participam de imersão educacional na Finlândia
hidratacao (1)
Quatro dicas para adaptar treinos ao calor intenso do verão
Divulgacao-Plaza-Campos-Gerais (1)
Plaza Campos Gerais abre programação de férias com parque infantil

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Capacitacao
Professores de Toledo participam de imersão educacional na Finlândia
Investimento na formação de professores beneficia estudantes e contribui para o desenvolvimento educacional...
Saiba mais >
hidratacao (1)
Quatro dicas para adaptar treinos ao calor intenso do verão
Ajustes simples podem ajudar a manter desempenho e bem-estar nos dias mais quentes Com a chegada do...
Saiba mais >
Divulgacao-Plaza-Campos-Gerais (1)
Plaza Campos Gerais abre programação de férias com parque infantil
Atração para crianças de 3 a 12 anos reúne circuito de brinquedos com escorregadores, pula-pula, tobogãs...
Saiba mais >
-KL-8410
Curso e Colégio Positivo conquistam 50% das vagas de ampla concorrência em Medicina na UEPG
Instituições também garantiram três das cinco maiores notas gerais do vestibular da Universidade Estadual...
Saiba mais >