Novo contrato regulamenta a gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação de Curitiba

[flgallery id=1996 /]

Para o prefeito Rafael Greca, acordo firmado com o ICI representa um marco de compliance e transparência

O Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) e a Prefeitura de Curitiba firmaram nesta quinta-feira (13) um novo contrato de gestão na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A principal mudança no novo acordo é a garantia da propriedade municipal de todos os sistemas e aplicativos criados ou evoluídos no âmbito do contrato de gestão. Dessa forma, os sistemas e seus respectivos códigos-fonte serão inventariados como bens públicos integrantes do patrimônio municipal. Durante o evento, também foi feita a entrega simbólica dos códigos-fontes de 183 sistemas de propriedade do município, em virtude de acordo judicial celebrado entre as partes.
O contrato de gestão foi assinado pelo prefeito Rafael Greca, o presidente do ICI, Fabrício Zanini, o secretário do Governo Municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, o superintendente da Secretaria de Informação e Tecnologia (SIT), Leandro Vergara Raimundi e o diretor administrativo e financeiro do ICI, Marcelo José de Araújo Prado. O contrato foi redigido conforme recomendações do Supremo Tribunal Federal (STF), Tribunal de Contas da União (TCU) e Tribunal de Contas do Estado (TCE). O STF define que os contratos com o Terceiro Setor precisam seguir as regras de fiscalização e controle da aplicação de recursos públicos, com prestação de contas, num processo conduzido de forma transparente e impessoal.
“Esse momento representa uma visão inovadora e de transformação para Curitiba, transformação esta inevitável tendo em vista as mudanças evolutivas que já estão acontecendo na vida de todos e principalmente nas cidades, onde a tecnologia é uma grande protagonista”, declarou Zanini.
“Este novo contrato de gestão entre Prefeitura e Instituto das Cidades Inteligentes representa o marco de compliance nas relações do município com o ICI. Um ato transparente, para o bem da cidade”, afirmou Greca. “Assim, afastamos antigas disputas e dúvidas que eram usadas politicamente e prejudicavam o interesse público.”
“Damos um passo adiante na consolidação de Curitiba como cidade inteligente e na valorização do nome da cidade”, observou o prefeito. “O novo contrato de gestão representa uma resposta para o passado e uma proposta para o futuro, visando garantir a governança em matéria de tecnologia de informação e comunicação do município, com segurança e soberania tecnológica”.
Transparência para a “cidade que não dorme”
Para a procuradora Vanessa Volpi, o diferencial nesse novo processo de contratação do ICI está relacionado à transparência e governança dos processos de TIC. “A intenção da prefeitura é permanecer com essa parceria, que sempre foi positiva”, adiciona a procuradora. Já o prefeito comenta que a proposta é fazer com que Curitiba passe a ser a “cidade que não dorme”, com a utilização da estrutura do ICI para elevar o nível de qualidade dos serviços municipais. “Quero atender a população de todos os quadrantes, com todos os itens que compõem uma cidade inteligente”, disse Greca.
Na estrutura do Instituto funcionam serviços de Data Center, administração de redes, suporte e assistência técnica, desenvolvimento de sistemas, gerenciamento de projetos, Central 156, Cartão Qualidade, digitalização, entre outros. “Continuaremos prestando nossos serviços à prefeitura com rigor e qualidade e estamos à disposição para contribuir no desenvolvimento de novas soluções para Curitiba”, afirmou Zanini.
Segurança da informação
Depois da conferência e validação por parte da Secretaria de Informação e Tecnologia (SIT), será realizada ata notarial e os códigos-fontes serão encaminhados a um cofre de uma instituição financeira oficial, cuja senha será somente do secretário do Governo e do prefeito. A medida é garantia de segurança da informação, já que os sistemas são utilizados no processo de arrecadação fiscal, alimentação de dados e todos os demais procedimentos administrativos.
Sobre o ICI
O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes – é uma organização criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas para a gestão pública. Mais informações: www.ici.curitiba.org.br.

Share:

Latest posts

Divulgação GT Building
4 toques de decoração que fazem toda diferença no inverno
Crédito: divulgação
Toners viram bancos: iniciativa da Posigraf ganha prêmio por inovação gráfica
Crédito: divulgação
Gráfica paranaense conquista quatro prêmios por excelência gráfica e responsabilidade ambiental

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação GT Building
4 toques de decoração que fazem toda diferença no inverno
Com a promessa de um inverno mais rigoroso, arquiteto compartilha dicas práticas para deixar os ambientes...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Toners viram bancos: iniciativa da Posigraf ganha prêmio por inovação gráfica
A Posigraf foi reconhecida pela excelência de suas práticas e projetos ambientais ao conquistar quatro...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Gráfica paranaense conquista quatro prêmios por excelência gráfica e responsabilidade ambiental
A Posigraf foi reconhecida pela excelência de suas práticas e projetos ambientais ao conquistar quatro...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Vale do Itajaí recebe dirigentes do Litoral do Paraná para troca de experiências em educação pública
Santa Catarina foi destino da Expedição de Aprendizagem Participativa que reuniu, entre os dias 1º e...
Saiba mais >