Novos mercados fazem empresas tradicionais investirem mais em treinamento

Formação de lideranças, inovação e criatividade são alguns dos tópicos trabalhados com colaboradores de setores da indústria e de serviços

[flgallery id=2706 /]

Com o aumento do número de negócios inovadores e disruptivos, a expectativa do público em relação a produtos e serviços também é incentivada. Startups, por exemplo, são comumente sinônimo de agilidade, simplicidade e de produtos inovadores; com isso, empresas tradicionais estão sendo desafiadas a melhorar sua performance em termos de atendimento e soluções de negócio.

Em 2019, foram investidas 15 horas em treinamento e desenvolvimento (T&D) por colaborador, em média. Essa foi uma das descobertas da 14ª edição do Panorama de Treinamento no Brasil, estudo que investiga os principais indicadores da gestão de T&D nas companhias instaladas no país, com 533 respondentes. De acordo com a publicação, a indústria é o setor que mais investe em T&D – em média R$ 754 por colaborador, por ano. O setor de serviços fica em segundo lugar, com R$ 690, e comércio em terceiro, com R$ 357.

O Grupo A.Yoshii, que atua na área da construção civil, trabalha em sua cultura organizacional o crescimento de seus colaboradores. Em 2019, foi investido R$1,8 milhão na capacitação e desenvolvimento de pessoas, tanto na formação de lideranças como no aprimoramento de pessoal da linha de produção. O programa de treinamento deste ano foi destinado a aproximadamente 350 colaboradores, incluindo área administrativa e liderança operacional, totalizando oito mil horas.

De acordo com o diretor de Recursos Humanos do Grupo A.Yoshii, Aparecido Siqueira, o foco de 2019 foi a área comportamental. “Além de aprimorarmos as particularidades de todas as áreas, queremos incentivar os valores da criatividade, inovação, liderança, trabalho de equipe e gestão do tempo. Oferecemos um olhar inovador para um ambiente mais tradicional, que é o da construção civil”, diz.

A construtora, que atua no segmento de obras corporativas e residenciais, como primeira moradia e alto padrão, também tem dedicado atenção para a área de Pesquisa e Desenvolvimento. “Buscamos novas ferramentas não apenas para canteiro de obras, mas para as funções internas. Recentemente adquirimos um robô que analisa informações numéricas, como contábeis e financeiras. Este robô gera relatório e permite que as pessoas se preocupem apenas em analisar os dados, e não em gerá-los. Com isso, elas podem atuar de forma mais estratégica”, explica. Para a A.Yoshii, isso se reflete em benefícios para o cliente, com preços justos e competitivos e aumento da qualidade, a partir da criação de melhores soluções para o público.

Investimento e reconhecimento

O Grupo A.Yoshii lidera o ranking do 17º anuário “Valor Carreira”, do jornal Valor Econômico, que elege as organizações com as melhores práticas na gestão de pessoas no País. Na categoria de 1.001 a 1.500 funcionários, a A.Yoshii conquistou nota 94, índice de 96% no quesito “engajamento” e 88% no quesito “prosperidade”. Em seu quarto ano consecutivo entre as cinco primeiras colocadas, a A.Yoshii recebeu o reconhecimento do Great Place to Work (GPTW) 2019, na categoria Grandes Empresas. A empresa também compõe o ranking das 150 melhores empresas para trabalhar no País, do Guia VOCÊ S/A, no segmento Construção Civil.

Para o próximo ano, o Grupo A.Yoshii prevê aumento de 22% no orçamento de RH. Esta visão mais estratégica, com uso de tecnologias para criar novas competências, se traduz na digitalização de indicadores, além de enaltecer a cultura organizacional. A intenção da companhia é deixar esses dados mais acessíveis, bem como aumentar a rapidez na transmissão de informações táticas dentro da empresa.

Grupo A.Yoshii

Fundado em 1965, o Grupo A.Yoshii construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba, e acaba de expandir sua atuação para a cidade de Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e interior de São Paulo, e pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural. www.ayoshii.com.br  

Share:

Latest posts

Shopping Palladium
Palladium Curitiba celebra Dia das Crianças com brinde que incentiva preservação da natureza
Crianças surdas interpretam personagens na versão em Libras da campanha Defenda-se, que promove autodefesa contra violência sexual Créditos: Divulgação
Iniciativas de instituição de defesa da infância e hospitais contribuem com a inclusão de pessoas surdas
Créditos: Envato
Investimento em imóveis impulsiona mercado

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Shopping Palladium
Palladium Curitiba celebra Dia das Crianças com brinde que incentiva preservação da natureza
Shopping presenteia clientes com toalhas exclusivas inspiradas em animais ameaçados de extinção Em...
Saiba mais >
Crianças surdas interpretam personagens na versão em Libras da campanha Defenda-se, que promove autodefesa contra violência sexual Créditos: Divulgação
Iniciativas de instituição de defesa da infância e hospitais contribuem com a inclusão de pessoas surdas
Vídeos educativos tiveram tradução em Libras feita por crianças para crianças; treinamento de colaboradores...
Saiba mais >
Créditos: Envato
Investimento em imóveis impulsiona mercado
Modalidade se mostra mais vantajosa em comparação com outras aplicações financeiras no Brasil Nos últimos...
Saiba mais >
Envato Imagens
Especialistas debatem soluções práticas para gestão de riscos corporativos e estratégias de segurança no GRC Brasil 2024
Evento ocorre no dia 8 de outubro no Secovi-SP e reunirá líderes empresariais e especialistas em gestão...
Saiba mais >