O alto custo da rotatividade: dados em tempo real ajudam na retenção de talentos

Solução pioneira integrada à folha de pagamento, com inteligência artificial, antecipa riscos na gestão de pessoas e ajuda a reter talentos

Manter uma política de remuneração estratégica, competitiva e compatível com o orçamento da empresa tem sido um dos maiores desafios para organizações de todos os setores. Em um cenário nacional marcado pela escassez de mão de obra qualificada, alta rotatividade e liderança global nos desligamentos voluntários motivados por salário, a busca por talentos se tornou tão acirrada quanto a disputa por clientes. Nesse cenário, a tecnologia vem se tornando peça-central para C-Levels e gestores de RH que buscam conhecer a realidade salarial e aplicar melhorias com maior controle sobre o orçamento, redução de custos e dados consolidados para facilitar a tomada de decisões.

Dados de um recente estudo global da Deloitte, realizado com mais de 9 mil líderes de RH em 100 países, incluindo o Brasil —, apontam que colaboradores bem remunerados são, em média, 20% mais produtivos. Já uma pesquisa publicada no ano passado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com 53.692 trabalhadores que pediram demissão, revela que os principais motivos para os desligamentos foram a busca por um novo emprego e o salário abaixo das expectativas. Além disso, questões como a falta de reconhecimento profissional e problemas relacionados ao estresse e à ética do ambiente de trabalho também foram apontadas. A pesquisa mostrou que 36,5% dos trabalhadores já tinham outro emprego em vista, 32,5% mencionaram o baixo salário como principal motivo, e 24,7% destacaram a falta de reconhecimento no trabalho, sendo que esse último fator está intimamente ligado à questão salarial.

Isso reforça uma dor crescente para os departamentos de RH: como reagir com agilidade às mudanças do mercado salarial sem depender de processos caros e demorados. Muitas vezes esse processo gera dados desatualizados e leva a empresa a tomar decisões erradas. Por isso, o modelo tradicional de participação em pesquisas salariais é visto como moroso, burocrático e, muitas vezes, pouco representativo — dificultando a definição de estratégias de remuneração alinhadas ao mercado. Levantamentos convencionais podem levar até dez meses para serem concluídos e custar até R$ 60 mil, o que torna o acesso à informação inviável para boa parte das empresas.

Esse cenário ganha ainda mais urgência com a entrada em vigor da Lei nº 14.611/2023, que reforça a necessidade de igualdade salarial entre homens e mulheres e torna obrigatória uma gestão mais transparente e orientada por dados. Ao mesmo tempo, cresce o número de profissionais que consideram o salário o principal fator para permanecer em um emprego ou buscar novas oportunidades. 

Na edição de 2025 do Guia Salarial da Michael Page, a remuneração se confirma como um dos fatores mais determinantes nas escolhas de carreira. O estudo revela que, para 72,5% dos candidatos, o salário é o aspecto mais importante no emprego atual. No entanto, uma disparidade notável aparece quando 53,8% afirmam não considerar a remuneração adequada em relação às responsabilidades que assumem. Ao avaliar novas ofertas, 86,8% dos candidatos colocam o salário como prioridade.

Diante desse cenário, empresas têm buscado soluções capazes de oferecer visibilidade rápida e precisa sobre sua posição em relação ao mercado. É nesse contexto que se destaca uma solução inédita de pesquisa salarial que substitui formulários manuais por dados reais, automatizados e atualizados mensalmente, extraídos diretamente da folha de pagamento.

A solução é um lançamento da multinacional tech Senior Sistemas voltada à simplificação da gestão de remuneração: a Pesquisa Salarial. A solução oferece um painel comparativo e dinâmico, baseado em dados reais de folha de pagamento, com cruzamento automático entre cargos, descrições, senioridades e classificação brasileira de ocupação (CBOs). Com a ferramenta, as empresas passam a ter acesso, em minutos, a informações que antes levavam meses para serem obtidas — com alto nível de precisão e segurança. 

A solução também elimina a necessidade de preencher formulários extensos, como ocorre nas pesquisas tradicionais, e garante o cruzamento inteligente de dados para apoiar decisões estratégicas de remuneração com mais agilidade e menos risco de erro. A segurança e a anonimização das informações são asseguradas, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Diversos setores do mercado agora têm a possibilidade de comparar suas estratégias de remuneração com empresas similares, filtrando por porte, segmento, região e faturamento.

A experiência do usuário também é otimizada por meio de filtros inteligentes, interface gráfica intuitiva e relatórios personalizáveis, que facilitam a análise de dados e a comunicação com executivos, conselhos e investidores. Além disso, as empresas podem salvar modelos de pesquisa para análises recorrentes e poderá contar com insights gerados por inteligência artificial.

Segundo a head de HCM da Senior, Jessica Ariane, a proposta é tornar o processo mais estratégico e menos operacional. “A solução foi pensada para oferecer produtividade e visibilidade a informações cruciais em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Em termos comparativos, o software reduz em 80% o tempo para preenchimento de uma pesquisa salarial. Agora, as empresas têm à disposição uma ferramenta para compreender e reportar, com eficiência, sua estratégia de remuneração, garantindo segurança orçamentária e justiça para os colaboradores”, afirma.

Atualmente a nova solução está em fase de piloto em três companhias nacionais, incluindo a própria Senior, uma das três maiores empresas de software para gestão do Brasil, além da Kora Saúde, a maior rede hospitalar privada do Espírito Santo, Ceará e Tocantins, presente em diversos estados brasileiros. “Nesta fase inicial, estão sendo abrangidos pela ferramenta dados salariais de mais de 16 mil registros, que já tem demonstrado grande agilidade e precisão na gestão de estratégias salariais. As empresas participantes destacam a importância da ferramenta para reduzir o tempo de análise e ajustar rapidamente as políticas salariais, refletindo o impacto positivo na gestão de recursos humanos e a melhoria das práticas de remuneração”, afirma a head-executiva da Senior.

Diante de um mercado dinâmico, com maior fiscalização e exigência por parte dos colaboradores, compreender com precisão onde a empresa se posiciona em relação à remuneração pode ser decisivo para evitar perdas de talentos e manter a sustentabilidade do negócio a longo prazo.

Share:

Latest posts

Nilton Russo
Cristo Rei se consolida como polo de valorização imobiliária em Curitiba
Envato Imagens
O alto custo da rotatividade: dados em tempo real ajudam na retenção de talentos
Envato Imagens
Multinacional brasileira cria "fábrica" de agentes de IA com mais de 50 aplicações para sistemas de gestão

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Nilton Russo
Cristo Rei se consolida como polo de valorização imobiliária em Curitiba
Inclusão do Jardim Botânico no ranking de destinos mais bem avaliados da América do Sul projeta crescimento...
Saiba mais >
Envato Imagens
O alto custo da rotatividade: dados em tempo real ajudam na retenção de talentos
Solução pioneira integrada à folha de pagamento, com inteligência artificial, antecipa riscos na gestão...
Saiba mais >
Envato Imagens
Multinacional brasileira cria "fábrica" de agentes de IA com mais de 50 aplicações para sistemas de gestão
Senior Sistemas é a primeira empresa do Brasil a desenvolver, em escala, assistentes virtuais inteligentes...
Saiba mais >
Imagem-do-WhatsApp-de-2025-08-13-a-s--09.48
Paraná tem um dos melhores hubs de inovação do Brasil
Biopark está entre os indicados ao Prêmio Anprotec 2025; votação do público nas redes sociais pode definir...
Saiba mais >