O custo (e o lucro) da inovação

[flgallery id=1988 /]

Para se manter no mercado e apresentar diferenciais aos clientes, empresas investem em tecnologia, serviços diferenciados e novos ambientes para desenvolver inovação

Inovar é premissa básica para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Segundo o estudo “2018 Global Innovation 1000”, realizado pela PwC com as mil empresas mais inovadoras do mundo, houve um aumento de 11,4% no investimento em pesquisas e desenvolvimento, em relação ao ano passado. No total, essas empresas aplicaram $781 bilhões, sendo que a líder da lista, a Amazon foi responsável por quase 3% do montante. Só há cinco empresas brasileiras no ranking: Petrobras, Vale, B3 (Bovespa), Embraer e TOTVS.
Entretanto, implantar novas ideias nem sempre significa criar novos modelos de negócios ou grandes investimentos: muitas vezes, o foco na melhoria de processos, em atualizações tecnológicas e ficar atento às demandas dos clientes são iniciativas suficientes para fazer a diferença. Esse é o modelo que a rede de supermercados Festval leva em consideração na hora de promover mudanças em suas lojas.
Em 2016, o grupo varejista implantou em algumas de suas unidades o sistema de self-checkout, modelo já consolidado no exterior, mas ainda pouco utilizado no varejo brasileiro. O gerente de marketing do Festval, Fabiano Szpyra, comenta que a proposta foi acompanhar as tendências do mercado internacional. “Para encantar o cliente nós temos que dar opções que deixam a vida dele mais simples. Muitas pessoas preferem utilizar esse método de pagamento e precisamos atender a essas expectativas”, analisa o gerente.
Mas inovar nem sempre é fácil. Szpyra relata que o varejo é um grande laboratório e que é muito difícil conseguir prever a reação do cliente em relação às novas tecnologias e processos. “É uma grande aposta. Apesar de existirem vários estudos, adaptação de modelos e análise de resultados, é necessário investir para inovar e se diferenciar dos concorrentes. As marcas que pretendem se manter no mercado precisam investir cada vez mais em tecnologia”, argumenta.
Para gerar mais possibilidades para a inovação, há empresas que estão buscando espaços independentes para criar novos produtos e serviços sem impactar diretamente no core business. É o caso da PGMais, empresa de soluções em relacionamento que, em parceria com a SoftMarketing, criou uma spin-off com apenas um objetivo: desenvolver soluções de inteligência artificial (IA). O CEO da SoftInova, Juliano Tebinka, comenta que será possível ampliar as áreas de atuação das companhias sócias e desenvolver propostas de atividades que estejam alinhadas com as necessidades do mercado. “Você sai da rotina e consegue criar iniciativas diferentes, reinventando seu negócio. Essa é uma premissa para se manter competitivo e atender às expectativas dos clientes”, analisa o CEO. Para Juliano, as soluções com IA serão muito difundidas nos próximos anos e esse investimento inicial deve trazer bons retornos para a nova empresa.
Controle da inovação
Entretanto, para inovar, é preciso colocar o assunto em pauta e dar prioridade às mudanças necessárias. Márcio Viana, diretor executivo da TOTVS Curitiba, aponta que a inovação empresarial ainda esbarra em alguns obstáculos, como a falta de controle e de priorização em algumas companhias. “Pode parecer contraditório falar sobre inovação controlada, mas a verdade é que as ideias têm que ser tratadas como projetos. Há muitos casos de empresas que incentivam seus colaboradores a desenvolverem propostas de melhoria, mas no dia a dia muitos desses conceitos se perdem e as alterações não ocorrem. Nesse cenário, todos saem perdendo”, ressalta Viana.
Para o executivo, ferramentas que auxiliem no gerenciamento e desenvolvimento de novas propostas são essenciais, uma vez que a visualização constante dos desafios e das iniciativas ajuda a não deixar o espírito inovador em segundo plano. Sobre o assunto, ele comenta que a empresa firmou uma parceria com uma empresa de Portugal para lançar um board de inovação em modelo SaaS (software as service). “A ideia é juntar novos desafios tendo como base a recompensa, utilizando o modelo de gamification. Os colaboradores interagem com as ideias que acham mais válidas e ajudam a escolher as inovações aderentes ao negócio. É uma forma de manter a inovação viva e engajar a equipe”, finaliza o diretor da TOTVS Curitiba.
 
Sobre a PGMais
Empresa de tecnologia que desenvolve soluções em canais de relacionamento e gestão de conhecimento, a PGMais trabalha com a oferta de produtos que auxiliam em todo o processo de relacionamento de seus clientes com seus públicos. Dentre as soluções ofertadas estão plataformas integradas de relacionamento, soluções em Inteligência Artificial (Kami), Business Analytics e Portal de Negociação, além de canais como carta, e-mail, SMS e URA. Fundada por Paulo Gastão, executivo com mais de 30 anos de experiência no mercado de crédito e cobrança, a PGMais atende a mais de 300 clientes B2B, trabalhando com grandes empresas do setor financeiro, varejo e cooperativas. Mais informações: http://pgmais.com.br
Sobre a TOTVS
Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com aproximadamente 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.

Share:

Latest posts

Colégio Positivo
Colégio Positivo celebra Dia das Mães com evento gratuito no Parque Barigui
BRW
Nomeando as Emoções: BRW aposta em recurso visual para ajudar crianças autistas
Divulgação Hard Rock Cafe Curitiba
Tim "Ripper" Owens, ícone do heavy metal, desembarca em Curitiba para show exclusivo

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Colégio Positivo
Colégio Positivo celebra Dia das Mães com evento gratuito no Parque Barigui
Neste sábado, 3 de maio, o Colégio Positivo celebra o Dia das Mães com afeto, criatividade e conexão...
Saiba mais >
BRW
Nomeando as Emoções: BRW aposta em recurso visual para ajudar crianças autistas
Uma das maiores barreiras enfrentadas por crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não é física...
Saiba mais >
Divulgação Hard Rock Cafe Curitiba
Tim "Ripper" Owens, ícone do heavy metal, desembarca em Curitiba para show exclusivo
Apresentação acontece em 8 de maio, a partir das 20h, no Hard Rock Cafe Curitiba Tim “Ripper” Owens,...
Saiba mais >
Divulgação Ventura Shopping
Ventura Shopping lança campanha de Dia das Mães com sorteio de item "queridinho das redes sociais"
Multiestilizador Dyson Airwrap e pulseira trevo prateada foram escolhidos para homenagear as mães com...
Saiba mais >