O papel vital da aprendizagem profissional

A aprendizagem profissional no Brasil se fortaleceu nos anos 2000 com a edição da Lei 10097/00, que alterou a consolidação das Leis do Trabalho nos  arts. 428 a 433 e legislações correlatas. O que se observou naquele momento de inclusão de novas instituições formadoras e fixação de contratação de 5% a 15% de aprendizes nas grandes e médias empresas foi que o número de aprendizes ascendeu. Dessa forma, concretizou-se a promessa constitucional de uma sociedade mais justa e igualitária, por meio da proteção da adolescência e juventude brasileira com a garantia do direito prioritário à profissionalização, com a aprendizagem profissional. Em suma, para inúmeras famílias, a aprendizagem profissional passou a ser vista como esperança de um futuro melhor para seus filhos. A iniciativa foi considerada muito bem sucedida pela Organização Internacional do Trabalho.

Por isso, precisamos estar atentos, pois qualquer mudança na legislação pode mudar o conceito central da Lei 10097/00. Já foram sondadas algumas possíveis mudanças, como, por exemplo, a permissão para que empresas possam contratar jovens sem seguir a exigência de que todos estejam matriculados na escola. Outra, flexibilizar a norma que obriga as empresas a contratar um percentual de aprendizes proporcional ao número de funcionários. Ou ainda, aumentar o limite de idade para contratação dos aprendizes para 18 anos; por fim, planeja-se que seja desatrelada a remuneração do aprendiz do salário mínimo.

Eventuais mudanças são preocupantes e podem resultar em retrocesso social, vindo a estimular o trabalho infantil e a violência, principalmente em relação aos mais vulneráveis. O grande mérito da aprendizagem profissional tem sido assegurar que os adolescentes não abandonem a escola. Por isso, aprendizes são estudantes que têm de 14 a 18 anos de idade, matriculados regularmente no ensino médio. Se mantivermos essa premissa, teremos cada vez mais adolescentes sendo preparados para o mundo do trabalho e, ao mesmo tempo, com seus direitos preservados.

Também não podemos esquecer que o princípio da proteção integral assenta-se num tripé: o reconhecimento da criança e do adolescente como sujeitos de direitos; o reconhecimento da criança e do adolescente como seres humanos em desenvolvimento; e a prioridade absoluta que lhes deve ser concedida.

O direito à aprendizagem surgiu em reação a uma grande crise social, na qual crianças e adolescentes não tinham o menor valor. Surgiu-se então a necessidade de elaborar leis que garantissem igualdade social. E a Lei da Aprendizagem é resultado desse fenômeno. Com educação e profissionalização provoca-se mais igualdade entre todos.

Portanto, alterações na legislação da aprendizagem devem ser vistas com muita cautela, pois podem provocar um grande retrocesso social e a perda de direitos de nossos adolescentes e jovens. Mais que isso. Colocar em risco o futuro deles como cidadãos. E nisso a aprendizagem profissional tem um papel vital.

*Mariane Josviak é Procuradora Regional do Trabalho na 9.ª Região e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Conselheira do Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR).

*Andre Godoi é Assessor Jurídico na Procuradoria Regional do Trabalho na 9.ª Região.

Share:

Latest posts

Hard Rock Café Curitiba
Space Session traz astronauta da NASA e grandes nomes da inovação ao Hard Rock Cafe Curitiba
Foto-Fondue-Imprensa (1)
Outback traz de volta seu Fondue por tempo limitado e convida clientes a compartilharem momentos
nt-sinimbu-020 (1)
Sicredi reforça importância da educação financeira na 13ª Semana ENEF

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Hard Rock Café Curitiba
Space Session traz astronauta da NASA e grandes nomes da inovação ao Hard Rock Cafe Curitiba
Evento imersivo sobre exploração espacial acontece no dia 25 de maio e reúne ciência, liderança, tecnologia...
Saiba mais >
Foto-Fondue-Imprensa (1)
Outback traz de volta seu Fondue por tempo limitado e convida clientes a compartilharem momentos
Ícone que ficou três anos fora do cardápio retorna entre 11 de maio e 14 de junho para reunir pessoas...
Saiba mais >
nt-sinimbu-020 (1)
Sicredi reforça importância da educação financeira na 13ª Semana ENEF
Instituição financeira cooperativa promove ações em todo o Brasil entre os dias 18 e 24 de maio, com...
Saiba mais >
IMG-8777
Curitiba recebe Feira do Intercâmbio com oportunidades de estudo e trabalho no exterior
Evento gratuito conecta estudantes e profissionais a instituições internacionais com programas de intercâmbio...
Saiba mais >