O que estudar para a prova de Química do Enem 2022

Revisar, refazer e relaxar: esse parece ser o mantra de muitos professores antes do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre a primeira e a segunda etapas, deixar os conteúdos completamente esquecidos pode não ser mesmo uma boa ideia. Mas o que estudar para garantir um bom resultado no segundo dia de exame? Quando o assunto é Química, essa pode ser uma pergunta ainda mais necessária.

De acordo com o assessor de Química do Sistema Positivo de Ensino, Flávio Barbosa, a vastidão dos conteúdos desse componente curricular pode parecer aflitiva, mas não precisa ser. “A dica de ouro é que o estudante tente compreender os assuntos de Química partindo dos pontos que mais despertam o interesse e contextualize esses assuntos à maneira como eles aparecem na vida como um todo”, afirma. Por exemplo, os estudos de Química Ambiental costumam aparecer no Enem relacionados a conteúdos como funções orgânicas, ácidos e bases, cinética química e interações intermoleculares. “Química e Biologia costumam vir juntas em questões interdisciplinares sobre esse tipo de assunto. Focar em uma preparação baseada em contextos torna mais fácil conquistar bons resultados”, completa.

Dicas práticas

Há, também, algumas dicas muito práticas para quem quer melhorar o próprio desempenho nessa área. Um deles é revisar e treinar as regras de três, fundamentais para solucionar questões de estequiometria, um dos assuntos mais temidos e também mais recorrentes no Enem. “Alguns conteúdos vêm sendo cobrados praticamente todo ano, então vale a pena dedicar um tempo a mais para revisitar esses assuntos e resolver exercícios relacionados a eles”, orienta Flávio.

Além disso, saber fazer a leitura de tabelas e gráficos é muito importante, especialmente para as questões de termoquímica, eletroquímica e cinética química. Em geral, chegar à resposta correta envolve fortemente a capacidade de interpretar as informações trazidas nesses gráficos e tabelas.

“Há alguns anos, o Enem vem cobrando muito a parte de conceitos da Química. É comum ver provas em que esses tópicos são muito mais presentes que os tópicos relacionados a cálculos. Uma boa forma de se preparar para isso é montar mapas conceituais. Eles ajudam a entender cada conceito e como eles estão relacionados”, comenta Barbosa.

Por fim, o especialista alerta para questões de balanceamento químico. Uma boa estratégia, nesse caso, é buscar recursos on-line e simuladores que possam contribuir para a compreensão desses assuntos. “Os candidatos não gostam muito desse conteúdo, mas, normalmente, as questões que trazem essa parte da Química requerem saber a regra de três, mais que resolver cálculos complexos. O segredo, nesse caso, é treinar muito”, finaliza.

________________________

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltadas à educação.

Share:

Latest posts

Créditos: Freepik
Festa junina com entrada gratuita agita campus de universidade em Londrina
4K0A6299-2 (1)
30.ª CASACOR Paraná: Five Lounge é repaginado com espaços instagramáveis inspirados no tema "De volta a uma casa, no coração do Batel"
4502-IMG-FACHADA-AEREA-CAM-02-B-8K-R05 (1)
A.Yoshii Urbanismo: construtora paranaense expande linha de negócios com condomínios horizontais

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Créditos: Freepik
Festa junina com entrada gratuita agita campus de universidade em Londrina
Evento tem comidas típicas, brindes, quadrilhas e brincadeiras A Universidade Positivo (UP) –...
Saiba mais >
4K0A6299-2 (1)
4502-IMG-FACHADA-AEREA-CAM-02-B-8K-R05 (1)
A.Yoshii Urbanismo: construtora paranaense expande linha de negócios com condomínios horizontais
Grupo paranaense anuncia novo projeto no mercado imobiliário de alto padrão, com projeção de VGV superior...
Saiba mais >
IMG-2736 (1)
Startup de mobilidade urbana do Grupo Águia Branca fortalece atuação no ecossistema de inovação de Curitiba
Executivos do V1 conhecem principais players do setor com o intuito de firmar parcerias A capital paranaense...
Saiba mais >