+55 41 3026.2610

Notícias Central Press

Oportunidades do home office: vendas de notebooks crescem e abrem espaço para serviços de manutenção preventiva

Postado no dia: 6 de abril de 2021
Oportunidades do home office: vendas de notebooks crescem e abrem espaço para serviços de manutenção preventiva
  1. Volume de vendas dos notebooks registrou um crescimento de 21,9% em 2020. Créditos: Envato Imagens

Com a pandemia da Covid-19, busca de novas habilidades ajuda a evitar gastos ou ainda encontrar novas áreas de atuação

Ele ganhou espaço no centro da casa. Se antes da pandemia, o computador ou notebook era um equipamento que ficava mais restrito ao ambiente de trabalho, isso mudou completamente com o isolamento social. Hoje, é usado no home office, nas aulas remotas, para happy hour com colegas e até para prática de exercícios físicos. E, com espaços adaptados dentro de casa, a preferência pelos portáteis acaba aparecendo em grande parte das residências. Segundo dados da consultoria IDC Brasil, o país registrou a venda de 6,3 milhões de máquinas no ano passado, sendo 5 milhões de notebooks. Se comparado ao ano anterior, o volume de vendas apenas dos notebooks registrou um crescimento de 21,9%. 

Assim, também aumenta a necessidade de manutenções preventivas para esses equipamentos, que ficam ligados quase ininterruptamente, em apoio a todas essas atividades. Isso abre possibilidades para a busca de novas habilidades para quem quer evitar gastos e também para quem precisa encontrar novas áreas de atuação.

Profissionais recomendam que, ao invés de buscar a solução de problemas quando eles aparecem, os usuários garantam sempre a manutenção preventiva, que mantém os computadores em ordem e evita surpresas. Para o técnico de TI Helio Schilipak, do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), esse cuidado deve ser tomado periodicamente por um técnico qualificado. “São procedimentos simples que podem evitar grandes dores de cabeça, e sendo uma manutenção preventiva pode ser planejada para um período de menor demanda, para quem precisa do computador e não pode perder tempo e dinheiro”, ressalta. 

Para auxiliar as pessoas que querem entender o procedimento de uma manutenção preventiva ou as que buscam entrar no mercado tecnológico e oferecer esse serviço para outras que não têm tempo ou habilidades, o ICI promove um curso gratuito e online sobre o assunto. A aula faz parte do projeto Trilha Digital, promovido pelo ICI em parceria com a Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP-PR). 

A palestra conduzida pelo Helio acontece no dia 13 de abril, via Facebook da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP-PR) e no canal do Youtube do ICI. O Trilha Digital também oferece outros cursos, para capacitação e inserção no mercado de trabalho, que vão estar disponíveis até agosto. 

Programação: 

13/04/2021 – No que consiste uma manutenção preventiva em seu computador 

27/04/2021 – Os desafios do profissional do futuro 

11/05/2021 – Games – Como se organiza o mercado de trabalho de games 

25/05/2021 – Introdução ao gerenciamento de projetos 

08/06/2021 – Relacionamento interpessoal e trabalho em equipe utilizando a tecnologia 

22/06/2021 – UX e UI Design – Para interface digital 

06/07/2021 – A importância da comunicação nas relações de trabalho 

20/07/2021 – Fundamentos da gestão de qualidade

03/08/2021 – Introdução Metodologia Ágil: Kanban e Scrum – Conceitos Básicos 

17/08/2021 – Ação social e a motivação pessoal

31/08/2021 – A importância da diversidade no ambiente de trabalho 

Sobre o ICI

O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas de TIC para a gestão pública. Mais informações: www.ici.curitiba.org.br.

Todas as notícias