Orquestra Infantil Alegro abre processo seletivo para 2025

Com início dos ensaios previsto para março, Associação Musical Alegro recruta músicos entre 8 e 17 anos

A Associação Musical Alegro está com inscrições abertas para o processo seletivo de sua orquestra sinfônica. Para fazer parte da Orquestra Infanto-Juvenil Alegro (OIA), os interessados devem ter entre 8 e 17 anos e precisam saber tocar algum instrumento musical sinfônico. A participação na orquestra é gratuita para os aprovados no processo. 

Fundada em 2016, a Alegro trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e atende, atualmente, as cidades de Curitiba, Almirante Tamandaré, Lapa e Piraquara, no Paraná, e Barbacena, em Minas Gerais. Ao participar dos projetos da associação, os jovens têm a oportunidade de estudar um instrumento musical e, com isso, transformar a própria realidade por meio da música. Para o fundador e diretor geral da Alegro, Edward Matkin, participar da orquestra é uma oportunidade de desenvolver inúmeras habilidades essenciais que podem ser utilizadas não apenas na música, mas em qualquer área da vida. “Ao fazer parte da OIA, os integrantes podem desenvolver habilidades como trabalho em equipe, confiança, motivação, concentração e disciplina, além de criar amizades e conexões duradouras”, detalha. Recentemente, a Alegro foi consultada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) sobre como implementar programas de educação musical. 

Desde 2023, o Teatro Positivo, o Teatro UP Experience e outros espaços da Universidade Positivo são utilizados pela associação para ensaios e apresentações. De acordo com o diretor administrativo da UP Experience, Willian Carneiro de Oliveira, a parceria tem rendido bons resultados. “É muito importante apoiar um projeto como esse, já que estamos em um ambiente de ensino, que é a Universidade Positivo. Além disso, esse apoio está totalmente ligado à cultura, um dos eixos de trabalho da UP Experience. Por fim, sabemos que o contato com a música é um dos caminhos mais seguros para levar oportunidades a crianças e adolescentes de todas as classes sociais, principalmente os mais vulneráveis”, pontua. 

Com início previsto para o mês de março, os ensaios são realizados no campus sede da Universidade Positivo aos sábados pela manhã, com transporte oferecido pela Alegro partindo de alguns pontos de Curitiba e de algumas cidades da região metropolitana, como Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande, Piraquara e centro de Curitiba. 

As inscrições para fazer parte da Orquestra Infantil Alegro podem ser realizadas por meio deste formulário. Para mais informações é só entrar em contato pelo telefone (41) 98700-8048 ou enviar um e-mail para alegroproj@gmail.com. 

Share:

Latest posts

Copia-de-Campanha-75
Volta às aulas: saiba onde descartar material escolar usado em Curitiba
O consumo de papel premium na América Latina Divulgação Valmet
Valmet se consolida na liderança do mercado latino-americano de tissue
Fotógrafo: Roger Gonzales
Pulorama retorna ao Shopping Palladium com mais atrações e experiência ampliada

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Copia-de-Campanha-75
Volta às aulas: saiba onde descartar material escolar usado em Curitiba
Projeto Logística Reversa do Colégio Positivo recicla materiais de papel sem uso Com a chegada do novo...
Saiba mais >
O consumo de papel premium na América Latina Divulgação Valmet
Valmet se consolida na liderança do mercado latino-americano de tissue
Empresa responde por 416 mil toneladas anuais e registra avanço considerável no market share do segmento...
Saiba mais >
Fotógrafo: Roger Gonzales
Pulorama retorna ao Shopping Palladium com mais atrações e experiência ampliada
Após sucesso da edição anterior, circuito infantil ocupa 235 m², reúne novos desafios e reforça aposta...
Saiba mais >
Divulgação Neodent
Quase metade das indústrias brasileiras já investe em energia renovável
Com 2,2 mil m² de painéis solares em Curitiba e capacidade anual de 440 MWh, Neodent avança na transição...
Saiba mais >