Orquestra jovem Alegro faz apresentação gratuita no Teatro Positivo

[flgallery id=2588 /]

A Associação Musical Alegro promove este ano mais um Festival da Orquestra Jovem Alegro. A programação ocorre de 13 a 18 de novembro, reunindo alunos inscritos de várias partes do país. O encerramento da programação é com o grande concerto da Orquestra Jovem Alegro (OJA), dia 18 de novembro, no Teatro Positivo.

O Concerto OJA 2019 é realizado com uma orquestra de 75 músicos, que participaram de uma seleção nacional de bolsistas para o Festival, recrutando os melhores jovens talentos do país. Além dos músicos selecionados, destaque também para a regência do Maestro Thiago Santos (RJ/Inglaterra) e o solista Alejandro Aldana, violino (Argentina/SP).

Promovido pela Associação Musical Alegro, com apoio do Ministério da Cidadania, o espetáculo é gratuito e aberto ao público. A Orquestra Jovem Alegro, é uma orquestra sinfônica destinada a jovens músicos de até 29 anos, que se propõe a ser um espaço de formação de alto nível profissional.

A Associação Musical Alegro, instituição mantenedora da OJA, foi criada pelo músico britânico radicado em Curitiba Edward Matkin, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de um sistema de orquestras jovens no Paraná, inspirado em outros projetos de sucesso no Brasil e no mundo. “Não somos apenas uma organização que proporciona educação em música erudita a crianças que vivem em situação de risco no Paraná. Somos uma associação com visão, missão e metas fincadas na transformação de realidades sociais por meio da educação musical”, afirma Matkin.

A Alegro atua a partir de Curitiba desde 2016. Sua força está no notável grupo de apoiadores e parceiros, entre os quais Marshall Marcus (diretor da European Youth Orchestra), Neil Thompson (Royal College of Music), e Stefan Asbury (Boston/Tanglewood). Destaca-se também a parceria com a ABRSM – sigla inglesa para o Conselho das Escolas Reais de Música britânicas, maior organização de avaliação mundial de música erudita, presente em mais de 93 países e que tem como patrona a rainha da Inglaterra.

Além da força dos apoios internacionais, a Alegro construiu também uma importante rede de parcerias e apoios locais. Atualmente, apoia 7 núcleos de ensino que proporcionam acesso à educação musical a mais de 450 crianças em diversos tipos de vulnerabilidades sociais que, de outra forma, não teriam esta oportunidade. As crianças atendidas estão em Piraquara, Almirante Tamandaré, Antonina (Centro e Zona Rural), Paranaguá e no bairro CIC, em Curitiba. Os projetos parceiros, altamente reconhecidos por seus bons resultados, incluem Gato na Tuba (em Piraquara), Música no Bairro (Almirante Tamandaré) e Filarmônica Antoninense (Antonina). Em comum, são projetos nos quais os alunos têm a oportunidade de estudar um instrumento e encontrar na música um suporte para os desafios do cotidiano e um caminho para o futuro. “Acreditamos que a música orquestral é para todos. Por isso, investimos na formação e no desenvolvimento musical e artístico das crianças e jovens dos projetos que apoiamos”, ressalta Matkin.

Recentemente, a parceria com os projetos citados resultou em mais uma iniciativa de peso da Alegro: a criação da Orquestra Infantil Alegro, formada por crianças que participam dos núcleos apoiados pela Associação Alegro. O professor e crítico musical André Egg, comentou em texto em seu blog pessoal sobre a atuação das crianças na estreia: “Eles são apenas crianças e adolescentes, mas já viram descortinar em sua vida a possibilidade de participar de um grupo musical muito sério. Se quiserem, poderão se profissionalizar como músicos. Muito provavelmente a maioria vai desenvolver outras atividades profissionais, para as quais levarão uma experiência cultural riquíssima. O principal efeito colateral será que eles serão profissionais que já se acostumaram com coisa boa: alto esmero técnico. Eles não vão se conformar com pouco.”

O Concerto OJA 2019, em 18 de novembro, é, portanto, o ápice das atividades anuais da Alegro, culminando uma longa cadeia de iniciativas que possibilita uma apresentação musical tão elaborada. O repertório a ser executado neste concerto é um desafio técnico até mesmo para orquestras profissionais. Isso reforça o princípio de formação aplicado pela Alegro, como explica Matkin: “a excelência musical do concerto da OJA é fundamental para nossa estratégia de inspirar nossos jovens aprendizes e mostrar para eles que, com muita disciplina, esforço e trabalho é possível alcançar momentos sublimes por meio da música”.

Edward Matkin, fundador e presidente da Alegro

Edward Richard Matkin nasceu e cresceu em Staffordshire, Inglaterra, em 1973. Começou seus estudos de piano aos 6 anos e graduou-se em Música na Universidade de Liverpool, onde foi eleito presidente da Sociedade de Música e nomeado diretor da Orquestra Sinfônica da instituição. Trabalhou como Diretor de empresa no Reino Unido e no Brasil, onde vive desde 2009. Com ampla experiência no mundo corporativo, desde 2015, Matkin dedica-se em tempo integral à Alegro, que está formalmente registrada como Organização Social desde março de 2016. As principais inspirações da Alegro são as instituições educacionais musicais brasileiras como: Projeto Guri e Instituto Baccarelli (ambos em São Paulo) e, sobretudo, o Neojibá, em Salvador. Sua meta, com a Alegro, é unir a maravilhosa energia e talento de jovens músicos numa educação musical de excelência, proporcionando a oportunidade de aprender e experimentar a grande paixão despertada pela música.

PROGRAMA:

Max Bruch I Concerto n.1 para violino em sol menor op.26

Igor Stravinsky | Suite O Pássaro de Fogo(1919)

Piotr Ilyich Tchaikovsky I Romeo e Julieta

Abertura Fantasia

SERVIÇO

Concerto OJA 2019

Data: 18 de novembro de 2019

Horário: 20h

Local: Teatro Positivo (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de souza, 5.300 – Ecoville – Curitiba – PR)

Ingressos: apresentação gratuita – entrada limitada a 2.400 espectadores, por ordem de chegada.

Share:

Latest posts

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
22.° edição do evento reúne fãs do modelo em Curitiba Realizado na concessionária Ford Slaviero, uma...
Saiba mais >
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
CIEE/PR oferece 22 opções presenciais em Curitiba para pessoas a partir de 14 anos; formação em Libras...
Saiba mais >
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano
Lançamento de alto padrão da A.Yoshii traz espaços de lazer diferenciados e localização privilegiada...
Saiba mais >
FOTO-HARROCK-JE-2 (1)
Hard Rock Cafe Curitiba anuncia novidades no cardápio de almoço
Lunch menu tem novos preços e opções para quem busca pratos executivos com um toque de Rock’n Roll Conhecido...
Saiba mais >