Outubro Rosa: aprendizes realizam diversas ações no Paraná para conscientizar sobre importância da prevenção ao câncer de mama 

Com o objetivo de informar sobre o câncer de mama, a importância da prevenção e do tratamento precoce, unidades do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/PR) de diversas cidades do estado estão realizando ações voltadas aos aprendizes em alusão ao Outubro Rosa.

Em Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro, os jovens aprendizes puderam ouvir o depoimento de quem está vencendo a batalha contra a doença. Andrea Luciana Souza está em recuperação final da cura do câncer de mama, e falou sobre a importância dos cuidados e da prevenção, levando também uma mensagem de superação às adversidades. A atividade teve também a participação de uma enfermeira da Santa Casa de Misericórdia de Cornélio Procópio e de alunos do curso de Enfermagem que explicaram mais sobre a doença para os jovens aprendizes e como fazer a prevenção por meio do autoexame.

A superação de quem venceu o câncer de mama também foi abordada em palestra realizada pelo CIEE/PR em Paranaguá. Na unidade, ainda foi feita uma atividade com a equipe da Rede Feminina de Combate ao Câncer, além da arrecadação de 80 quilos de alimentos para auxiliar a entidade que atualmente atende 85 famílias na região.

Na unidade do CIEE/PR em Maringá, Norte do estado, está sendo realizada até o dia 31 de outubro, uma campanha de arrecadação de leite. As doações serão entregues à Rede Feminina de Combate ao Câncer que atua no município.  No evento de abertura da campanha, a entidade realizou uma palestra com o tema “Outubro Rosa: mês de conscientização sobre o câncer de mama”, ministrada pela professora Kelli Cristiane Piolli Alvarez e alguns estagiários de Enfermagem. No encontro, foram abordados temas que estão ligados à prevenção da doença, como a conscientização sobre a importância dos bons hábitos alimentares e de exercícios físicos, além da  realização dos exames preventivos anuais.

Unir conscientização com solidariedade está no foco do CIEE/PR, em Umuarama, no Noroeste. Aproveitando o Outubro Rosa, mês de cuidado com as mulheres, a unidade e jovens aprendizes estão realizando uma campanha de arrecadação de absorventes íntimos que serão doados para entidades do município.

“Como uma entidade que atua na formação integral de adolescentes e jovens estudantes, o CIEE/PR busca por iniciativas que levem informação e conscientização para as novas gerações. Esse tipo de ação impacta diretamente o jovem e o seu futuro, mas também auxilia na divulgação sobre a importância da prevenção para familiares e pessoas com quem esses estudantes convivem. E é esse impacto positivo integrado que buscamos com as diferentes ações em nossas unidades no estado,” afirma a gerente da Divisão de Capacitação e Cidadania, Simone Paulin.

Na Região dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, também está prevista palestra da equipe da Rede Feminina de Combate ao Câncer do município para os jovens aprendizes e colaboradores do setor administrativo. A unidade  ainda realiza ações para envolver os jovens na conscientização sobre a data, como a construção coletiva de um mural informativo sobre a importância do autoexame e da prevenção ao câncer de mama.

“Somos uma entidade que atua em todo Paraná, e, por isso, iniciativas como essa estão sendo planejadas em várias de nossas unidades, sempre com foco na formação do adolescente e do jovem”, finaliza Simone.

Sobre o CIEE/PR

Há 55 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) atua para promover a integração dos jovens ao mercado de trabalho. Por meio de programas de estágios e aprendizagem, cursos de capacitação e cidadania e programas sociais, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Com 39 unidades operacionais distribuídas em todas as regiões do Paraná, o CIEE/PR atende todo o Estado do Paraná, com uma média mensal de 25 mil estagiários e 5,5 mil aprendizes. Já recebeu cerca de 30 títulos de Utilidade Pública Municipal. Possui dezenas de registros nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e também nos Conselhos Municipais de Assistência Social, condição essencial para cumprir o propósito de trabalhar para fortalecer o desenvolvimento humano e social. Ao longo de mais de 54 anos de atuação, o CIEE/PR contribuiu para a inserção e aperfeiçoamento técnico e profissional de mais de 1,5 milhão de estagiários, bem como a iniciação profissional de milhares de aprendizes junto com entidades e empresas parceiras.

 

Legenda: Na Região dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, está sendo realizada a construção coletiva de um mural informativo
Créditos: divulgação

Share:

Latest posts

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Mesmo com muita garra e persistência, apoio de empresas é fator determinante para diversos atletas brasileiros É...
Saiba mais >
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
Além dos shows e peças teatrais, Teatro recebe espetáculos do tradicional Festival de Curitiba espetáculos...
Saiba mais >
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >