Pandemia faz setor jurídico apostar na tecnologia para diminuir burocracia

A necessidade de reinvenção imposta pela pandemia da covid-19 foi determinante para impulsionar a utilização de recursos tecnológicos no ambiente jurídico. A crise econômica e a paralisação de muitas atividades serviram para mostrar que as inovações tecnológicas vieram para ficar e que o setor não está blindado às transformações. A demanda por sistemas para gestão inteligente cresce cada vez mais e novos softwares ganham espaço para dar agilidade ao trabalho.

No Brasil, a alta complexidade e o excesso de burocracia fazem parte do setor jurídico. Segundo o relatório Justiça em Números de 2021, do Conselho Nacional de Justiça, o Poder Judiciário finalizou o ano de 2020 com 75,4 milhões de processos em tramitação, a serem analisados por 18 mil magistrados e mais de 400 mil funcionários públicos. Com o início da pandemia, o uso da tecnologia se tornou ainda mais necessário para diminuir esses números. Pesquisa do Datafolha publicada em maio deste ano mostra que 45% dos advogados já usam algum software de gestão para automatização de processos.

Mais do que nunca, a aplicação de tecnologias é indispensável para acelerar tarefas, uma demanda já perceptível no dia a dia do sistema judiciário, como é o caso do Supremo Tribunal Federal (STF). Desde agosto de 2018, o STF faz uso de inteligência artificial para identificar e categorizar os temas que recebe. Batizada de Victor, a ferramenta foi criada em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e ajuda a reduzir a quantidade de processos que aguardam julgamento nos tribunais de todo o país.

Automação traz celeridade para prefeituras

A tecnologia também já é uma realidade na Prefeitura de Curitiba. Um sistema próprio e unificado de processo eletrônico foi aplicado para reduzir os prazos de circulação interna de documentos e entre os órgãos da administração municipal da capital paranaense. O Sistema de Controle de Processos da Procuradoria-Geral do Município (CPPGM) é integrado ao Processo Eletrônico Judiciário do Paraná (Projudi), uma antiga demanda dos procuradores que antes faziam de forma física o trâmite de processos entre as secretarias municipais.

Desenvolvido pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), com base nos critérios estabelecidos pela Procuradoria-Geral do Município, o sistema contém uma série de ferramentas que auxiliam no trabalho diário dos procuradores e assistentes administrativos, o que traz celeridade aos processos e procedimentos internos e externos. O CPPGM facilita o cumprimento de prazos judiciais, controla a agenda de audiências e compromissos, confere mais agilidade à tramitação de documentos e auxilia na distribuição de tarefas e atribuições, especialmente das intimações judiciais.

“Precisamos trabalhar com uma realidade de escassez de recursos humanos e demanda crescente. Isso pede que sejamos mais criativos e inovadores, 100% digitais e mais sustentáveis, para nos mantermos ágeis e eficientes, mostrando que o uso da tecnologia da informação moderniza a gestão pública em benefício da população”, avalia o diretor de Infraestrutura e Operações do ICI, Fernando Matesco.

A tecnologia é apenas a continuidade de um processo de modernização e eficiência da Procuradoria-Geral do Município, lembra a procuradora-geral, Vanessa Volpi. A mudança marcou não apenas o início da eliminação do excesso de papel da rotina dos procuradores municipais, mas também estabeleceu uma nova rotina de trabalho. “O que temos agora é uma evolução dos sistemas existentes, desenvolvida para atender as demandas específicas da procuradoria”, explica.

O Sistema de Controle de Processos da Procuradoria-Geral do Município (CPPGM) foi um dos finalistas do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico 2021 (e-Gov), que reconhece os melhores trabalhos, projetos e soluções de governo eletrônico na administração pública federal, estadual e municipal. O e-Gov foi criado em 2002 pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Share:

Latest posts

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Palladium Curitiba promove diversas atrações musicais ao longo do dia Para comemorar o Dia Mundial...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Projeto reúne coordenadores para melhorar a qualidade educacional No litoral paranaense, a Educação...
Saiba mais >
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde
Conjunto de talheres faz parte da campanha colecionável O Palladium Curitiba celebra a chegada do inverno...
Saiba mais >
4031C-20240608-0228-2 - 1-
Zona leste de Londrina ganha novo empreendimento residencial
Sunny Downtown, da Construtora Yticon, conta com duas torres e fica ao lado do Boulevard Shopping A...
Saiba mais >