Notícias Central Press

Para estudantes em fase de Enem e vestibular, 2020 ainda não terminou

Postado no dia: 21 de janeiro de 2021
Para estudantes em fase de Enem e vestibular, 2020 ainda não terminou

Com as provas do Enem e alguns vestibulares adiados por causa da pandemia, estudantes perdem férias de janeiro

Não bastasse a suspensão das aulas presenciais e o cenário de insegurança e prejuízos para milhares de estudantes, a pandemia produziu mais um efeito negativo para jovens que estão em fase de acesso a uma universidade. O calendário tradicional dos vestibulares e Enem que, normalmente, ocorria em novembro e início de dezembro, com a pandemia, acabou adiado para janeiro e fevereiro, obrigando os estudantes a suspenderem o período de férias e descanso neste início de 2021.

“Para quem ainda tem vestibulares e prova do Enem pela frente, 2020 ainda não acabou”, afirma Alceu Gnoatto, diretor do Curso Positivo. Estudantes em todo o Brasil começaram 2021 em ritmo acelerado de estudos. O Curso Positivo, em Curitiba, mantém uma programação de aulas diárias em janeiro. “Nosso cronograma de aulas fez uma pequena pausa para o Natal e Ano Novo, mas já retomamos as aulas on-line ao vivo no início deste mês”, explica Gnoatto. 

O foco dos estudantes é o Enem, cujas provas acontecem nos próximos dias 17 e 24 de janeiro e no caso de muitos jovens há também a preocupação com o vestibular da Universidade Federal do Paraná, com a primeira fase prevista para 28 de fevereiro. Segundo o diretor, os professores do Curso estão focados em uma programação preparatória para o Exame Nacional. “Após as provas do Enem, o trabalho não termina, o foco passa a ser conteúdo visando outros concursos vestibulares, como o da UFPR”, destaca o diretor. 

Em condições normais, este mês seria para os estudantes descansarem da maratona de estudos e provas em novembro e dezembro, o que não se realizou. “2020 foi um ano difícil para quem teve que manter o foco e a preparação para disputar uma vaga em uma universidade. Foi um ano em que muitos estudantes precisaram encontrar novas formas de se manterem motivados. Sabemos que não é fácil ter que esticar esse esforço todo por mais dois ou três meses. Por isso mesmo, estamos cuidando para que as aulas on-line não se tornem maçantes e oferecendo apoio e incentivo para nossos alunos, para que o cansaço não acabe falando mais alto”, completa.

Para a estudante Lara Pagnoncelli Tusek, de 17 anos, candidata a uma vaga de Engenharia Química, a sensação é de exaustão. A jovem acorda cedo todos os dias para assistir às aulas on-line e à tarde continua os estudos. A rotina se repete de segunda a sábado, com descanso apenas aos domingos. “Parei um pouco entre Natal e Ano Novo, mas agora já retomei os estudos. Tem dias que fico ansiosa e o cansaço mental é a pior parte”, afirma. 

Nem mesmo a notícia de que passou em primeiro lugar na PUC-PR fez Lara interromper o ritmo intenso. “Ainda tenho Enem e vestibular da  Federal  pela frente. Não dá para descansar ou pensar em férias. Minha meta é obter uma boa nota no Enem ou conseguir uma vaga em uma universidade pública por meio do Sisu, então tenho que me manter focada”, conta a estudante. 

Sobre o Curso Positivo

Fundado em 1972, o Curso Positivo nasceu de um sonho de um grupo de jovens professores, apaixonados pela profissão, que se uniram por um ideal: criar um curso pré-vestibular diferente, que acompanhasse os estudantes até os dias que antecediam o vestibular – algo pioneiro no Brasil, no início da década de 70. Desde então, o Curso Positivo se estabeleceu como uma instituição de destaque, registrando, historicamente, o maior índice de aprovação nos vestibulares mais concorridos das mais importantes faculdades e universidades do Paraná, bem como excelentes resultados nos exames das principais instituições de Ensino Superior do Brasil. O Curso Positivo conta com quatro sedes em Curitiba (PR), uma em Joinville (SC) e uma em Ponta Grossa (PR) e dispõe de uma equipe de professores com grande experiência, material didático de alta qualidade para a melhor preparação e um inovador sistema de aulas dinâmicas totalmente focado na aprovação dos vestibulandos. O Curso Positivo utiliza o Sistema Positivo de Ensino.

Todas as notícias